O Projeto Multidisciplinar em Secretariado
Por: Jackson Plácido • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.914 Palavras (16 Páginas) • 100 Visualizações
UNICID Universidade de São Paulo
Superior de Tecnologia em Secretariado
Projeto Multidisciplinar em Secretariado I
Diadema - SP
2019
Sumário
- Introdução 2
- Empresa 2
2.1 Dados Oficiais 3
2.2 História da Empresa .................................................................................... 3
2.3 Missão, Visão e Valores da Organização .................................................... 5
2.4 Ramo de Atividade ....................................................................................... 5
2.5 Produtos e Serviços ..................................................................................... 6
2.6 Programa de Qualidade ............................................................................... 7
2.7 Responsabilidade Social .............................................................................. 7
2.8 Dados Macroeconômicos do Segmento de Atuação da Empresa .............. 8
2.9 Participação da Empresa no seu Mercado de Concorrência ...................... 8
3. Estrutura Organizacional9
4. Área de Atuação Secretaria .............................................................11
5. Consultoria em Secretariado ........................................................... 12
6. Conclusão .......................................................................................... 12
7. Referências ....................................................................................... 13
Introdução
Este estudo visa elaborar um Projeto Multidisciplinar onde será aplicado de forma resumida todo o estudo realizado até o presente momento. A empresa escolhida para o estudo foi a Elis Brasil,uma empresa internacional de multisserviços, que fornece soluções de locação de artigos têxteis, higienização e manutenção. A sua trajetória de crescimento desta Empresa consistente em aquisições e crescimento orgânico, sendo hoje dona da empresa Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis, primeiro grupo brasileiro no setor das lavandarias industriais e maior lavanderia da América Latina. A Elis está presente em 28 países de dois continentes a empresa vem se firmando como líder no segmento com quase 400 clientes, 45 mil funcionários e mais de 440 centros de serviços e produção.
Ao escolher o tema, várias empresas foram submetidas a um questionário para avaliar a viabilidade para o projeto, entretanto a disponibilidade de dados para o acesso, a origem da empresa e o fato de também estar instalada no Brasil, favoreceram a coleta de dados. A seguir conheceremos um pouco da história da Elis Brasil e nos aprofundaremos um pouco mais nas conquistas em territórios brasileiros.
- Empresa
- Elis Brasil
2.1Dados oficiais
- Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis
- Rua Sitha, 628 - Jardim Inamar, Diadema - SP, 09981-070
- CNPJ: 00.886.257/0002-73
- Inscrição Estadual: 286.255.680.113
- Número de Funcionários:451
- Número de Plantas: 30 (no Brasil)
- Ramo de Atividades: Toalheiros
2.2 Histórico
- A origem – As grandes lavandarias de Pantin (França) são inauguradas em novembro de 1883 por Théophile Leducq. Em poucos anos, a empresa e os seus carros puxados por cavalos deambulam por toda a zona leste de Paris para levar a roupa lavada a restaurantes, hotéis de luxo, banhos públicos, bem como a múltiplos pontos de recolha de roupa de particulares.
- 1945 primórdios - No final da guerra, Jean Leducq, neto de Théophile, é enviado pelo seu pai para voltar a pôr de pé a fábrica de Rouen. Logo que lá chega, o exército americano faz-lhe uma encomenda de 50 toneladas de roupa para lavar, por semana! Dá-se assim início à mobilização de equipas: um mês depois, a fábrica lavava já 80 toneladas…
- 1968 a criação da ELIS - A partir desta data, na liderança da empresa familiar, Jean Leducq decide modernizá-la, congregando todas as atividades no seio de um único e mesmo grupo. Nova estrutura, nova designação: será Elis, abreviatura de Europe Linge Service. O nome completo irá figurar por muito tempo nos veículos.
- 1973 – A expansão europeia - Surge muito rapidamente. Desde 1973, Jean Leducq supervisiona a aquisição da empresa belga Hadès. Seguem-se Espanha, Portugal, Grã-Bretanha, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Itália e República Checa. Este ano também é o início de um crescimento contínuo que faz atualmente de Elis, a empresa líder europeia no sector.
- 1991 – o contrato Eurodisney - Face aos seus principais concorrentes, o Grupo consegue ganhar um dos seus melhores contratos: limpeza dos fatos e da roupa branca utilizada em todo o parque de animação e seus hotéis, ou seja, mais de 6.000 quartos e 10.000 pessoas vestidas… Para a ocasião, duas novas fábricas foram criadas em Meaux e em Saint-Thibault
- 1992 – Patrocinador dos JO - Nesse ano, a Elis assume um toque olímpico. Em concorrência com os maiores costureiros, a Elis foi selecionada como criadora e fornecedora do vestuário de desfile dos atletas e acompanhantes da delegação francesa do Comité National Olympique et Sportif Français. A Elis soube aqui realçar a sua experiência em criação de vestuário e a qualidade do seu serviço, até nas condições mais extremas.
- 1999 – A diversificação dos serviços - Desde o final dos anos noventa, O Grupo inicia uma diversificação das suas atividades. Assim sendo, em 1999, as atividades do Grupo acrescentam o serviço de aluguer manutenção de Fontes de Água e de Máquina de café expresso, sendo que em 2001 com a aquisição da empresa de limpeza e desinfeção de IVRY (França) (S.N.D.I), o grupo torna-se Líder europeu do Ultra-Limpo.
- 2010 – A conquista da internacionalização - Em 2010, Elis inicia a sua expansão na Suíça com a aquisição da empresa Lavotel. O Grupo continua e compra 6 outras empresas entre 2010 e 2013 para fazer da Suíça o 3º mercado do Grupo atrás da França e do Brasil.
- 2012 - No início de 2014, a Elis toma posição no Brasil. O Grupo fez a aquisição da Atmosfera, primeiro grupo brasileiro no setor das lavandarias industriais e a partir daí o Grupo continua a sua expansão no pais com a compra da marca « Clara » e da empresa L’acqua (ainda em 2014), TecLav (2015), Martins&Lococo, MPW, LavES (em 2016) e Lavebras até o ano de 2017.
- Avanços tecnológicos – evolução
2008 – Controle de enxovais com a aplicação de códigos de barras
2009 – Migração para HF-RIFD após nova geração de etiquetas tornarem-se resistentes a pressão.
...