O QUE É O TRABALHO AUTONOMO?
Por: valemessias • 21/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 120 Visualizações
- book Vivendo com Autonomia
O QUE É O TRABALHO AUTONOMO ?
Trabalho autônomo é toda atividade exercida por profissionais de forma liberal, prestando serviços para empresas ou pessoas por um tempo específico, sem vínculo empregatício. Eles são favorecidos por questões tributárias e pela facilidade de conseguir trabalhos no mercado digital.
O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.
Ainda que se considere que a prestação de serviços de profissionais autônomos seja eventual, ela pode tornar-se habitual conforme a maneira como ele exerce sua atividade.
Os fundamentos relacionados ao profissional autônomo, conforme Antônio Palermo, são:
- Liberdade de organização e execução do próprio trabalho, podendo contar com a ajuda de auxiliares e mesmo substitutos;
- Liberdade de disposição do resultado do próprio trabalho, ou seja, ele não aliena a sua atividade, mas pode alienar o resultado dela dependendo do que foi combinado entre as partes;
Isso é diferente do que acontece com o profissional subordinado, que aliena a força de trabalho, sem assumir os riscos, mas se pondo sob o poder da direção empresarial, principalmente no que se refere à disciplina.
Autonomia do prestador da obra no duplo sentido, ou seja, seu trabalho é resultado da manifestação de uma determinada habilidade.
Além disso, ele assume e sofre os riscos daquilo que faz.
Para todos os efeitos, o profissional autônomo não está comprometido com um dever de obediência, não recebendo ordens da pessoa que se beneficia com seu trabalho (ela somente orienta como esse trabalho deve ser feito).
O QUE É PRECISO PARA COMEÇAR A TRABALHAR COMO AUTÔNOMO ?
Diferente de uma trabalho registrado, a pessoa que quer iniciar sua vida como autonoma precisa ter em mente que deve mudar sua forma de pensar e sua forma de agir, pois começará a trabalhar com clientes que podem não ser 100% educados.
Vou citar algumas características que que alguém que vai iniciar sua vida autonoma precisa ter.
1 - VONTADE AJUDAR.
O instinto de resolver problemas e causar impactos positivos é uma habilidade que proporciona muitos benefícios. A prontidão e a disposição estão ligadas à essa competência, além de favorecer a seu trabalho ou serviço oferecendo um apoio completo, essa habilidade faz com que o cliente se sinta mais acolhido e valorizado. Muitos consumidores optarão por escolher um bom tratamento ao invés de um preço baixo, fazendo com que você tenha a oportunidade de fideliza-lo ao seu trabalho/serviço.
2 - EMPATIA
Muitos clientes se sentem inseguros ou estão indecisos sobre o que e como comprar/consumir, nós como autonomos precisamos entender esse problema que algumas pessoas possuem e precisamos ajuda-las, dessa forma o cliente se sente muito mais confiante e acolhido no seu negócio. Independente do nicho que você escolheu para trabalhar ou vender, sempre irá haver aqueles que terão dificuldades em confiar pois não tem referência sobre você, mas isso pode facilmente mudar quando se há a empatia de ambos os lados.
3 - COMUNICAÇÃO
Escutar atenciosamente, explicar com clareza algum tópico e tratar as pessoas com cuidado são fundamentais para que um negocio se mantenha em pé. Saber articular bem uma conversa, ter boa dicção e um bom tom de voz são características dessa habilidade. Quando alguém vai consumir algum serviço ou produto aparecem muitas perguntas sobre o mesmo, quanto respostas você tiver na ponta da lingua mais convencido o cliente vai ficar sobre o seu dominio do tema e mais chances tem dele comprar.
4 - INTELIGENCIA EMOCIONAL
Na inteligencia emocional existem duas etapas, a primeira é entender as próprias emoções pois com o trabalho autonomo precisamos sempre nos mandar calmos pois nossa produtividades depende da nossa motivação, vontade e principalmente nosso maneira de agir. A segunda etapa é sobre entendermos as emoções e necessidades dos clientes, muitas pessoas quando procuram algo para comprar são por dois motivos: querem comprar, ou, precisam comprar; e precisamos aprender a entender essa necessidades dos clientes, independente do nosso público alvo.
5 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Quando sabemos quais os tipos de problemas que podem ocorrer durante nosso serviço ou produto, podemos imediatamente corrigi-lo fazendo com o cliente não perca a confiança em nós. Resolver uma problema antes que ele aconteça ou assim que acontecer, demonstra pro-atividade fazendo com que este problemas não ocorra mais e que o consumidor possa continuar consumindo seus serviços ou produtos.
6 - LIDAR COM ESTRESSE
Lidar com pessoas e clientes diariamente profissionalmente, mesmo que eles sejam legais e cordiais, é estressante por natureza, afinal, mesmo sendo comunicativo e extrovertido, é normal o estresse chegar no final do dia e estar sem muita energia. A habilidade de gerenciar esse stress e não descontar nos outros é importantíssima para qualquer negócio.
7 - CRATIVIDADE
A criatividade é uma arma extremamente poderosa para lidar com situações novas e imprevistos. O profissional que a detém geralmente encontra soluções com mais rapidez e eficiência, abrindo seus próprios caminhos e criando uma rotina de trabalho personalizada.
8 - ADMINISTRE SEU TEMPO
Para aqueles que buscam trabalhar de forma autonoma a administração de tempo é uma ferramenta essencial, pois precisamos ter o controle do tempo de trabalho e o tempo de lazer. Se você trabalha com vendas sabemos que isso exige muito esforço, pois é preciso paciência para lidar com clientes, atrair consumidores, entre outras atividades que nos exigem muito de nós, para isso o lazer se torna muito importante para relaxar e com isso pensar em novas formas de abordagens e montar novas estratégias.
...