O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Por: Nathalia Deconto • 4/4/2018 • Artigo • 23.824 Palavras (96 Páginas) • 273 Visualizações
UFRGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
Nathalia grandini deconto
O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY
Porto Alegre
2014
Nathalia grandini deconto
O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharelado em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FABICO/UFRGS, sob orientação da Profª Drª Ana Karin Nunes.
Porto Alegre
2014
Nathalia grandini deconto[pic 1]
O REALINHAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DE MARCA DA PAQUETÁ – THE SHOE COMPANY
Aprovada em ______ de ____________________ de ______
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Ana Karin Nunes
Orientadora
Prof. Dr.
Avaliador
Prof.
Avaliador
Dedicatória
Aos meus amados Pai e Mãe e sua incansável dedicação. Meu namorado Yur, meus familiares tão queridos e a minha orientadora Ana, sempre muito atenciosa e dedicada.
AgradecimentOS
Quando desejado pelo autor do trabalho, são apresentados logo após a folha de rosto, nessa ordem. São de livre apresentação gráfica. Neste espaço é possível agradecer as pessoas e entidades que colaboraram na realização do trabalho.
Geralmente os Agradecimentos são apresentados como um capítulo não-numerado. O mesmo é recomendado para os próximos itens, até o Resumo e Abstract.
RESUMO
O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, análise documental, estudo de caso e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.
Palavras-chave: Comunicação Interna; Marca; Cultura Organizacional.
ABSTRACT
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Exemplo de apresentação de uma figura no texto. 19
Figura 2: Divisão das Unidades de Negócio 53
Figura 3: As seis aplicações coloridas da nova marca 60
Sumário
LISTA DE FIGURAS 07
INTRODUÇÃO 13
1 cultura organizacional 13
1.1 Noões Conceituais sobre cultura
1.2 Níveis da Cultura
1.3 Elementos da Cultura
1.4 Mudança Cultural
2 gestão de marca e comunicação
2.2 Marca: origens históricas e abordagens atuais
2.3 Identidade, Posicionamento de Marca e Contexto organizacional interno
2.4 Gestão de Marca em cenários de mudança
3 Estudo de reposicionamento de marca: o caso da Paquetá........................................................................................................45
3.1 A Paquetá: contexto histórico e aspectos estratégicos
3.2 A Paquetá: estrutura organizacional e elementos formadores da cultura organizacional
3.3 O reposicionamento da marca Paquetá e o realinhamento da cultura
3.4 Estratégias de comunicação interna no reposicionamento de marca
4 CONCLUSÃO
referências
anexo A
anexo b
apêndice
1 INTRODUÇÃO
As novas demandas da sociedade têm proporcionado uma maior atuação de profissionais de Relações Públicas, pois é cada vez mais importante compreender a dinâmica organizacional e os mecanismos que geram relacionamento com distintos públicos. Importa, atualmente, compreender comportamentos, valores, condutas, normas e procedimentos adotados pela organização e que formam a cultura organizacional. Afinal, tudo isso reflete na forma que cada organização encontra para comunicar-se interna e externamente.
Além de proporcionar uma possibilidade maior para atuação de profissionais da comunicação, no âmbito empresarial o contexto característico do Século XXI exige que organizações estejam atentas àquilo que entregam, não apenas em termos de produtos ou serviços, mas também de forma intangível. A marca, nesse cenário, cumpre papel fundamental em dizer, de forma sucinta, aquilo que a empresa acredita e que sustenta como verdadeiro. Marca e organização precisam ter o mesmo discurso e emitir a mesma mensagem.
...