O RH e sua aplicabilidade
Pesquisas Acadêmicas: O RH e sua aplicabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 325 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
POLO GOIANINHA/RN (23048)
ANNA CAROLINA BARBIERI – RA 369121
JOSEANE OLIVEIRA DA SILVA – RA 375724
SOLANGE DA SILVA BEZERRIL – RA 383341
WALDICÉLIA CÂNDIDO DA SILVA – RA 375726
O RH E SUA APLICABILIDADE
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
PROFESSOR-TUTOR A DISTANCIA PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL PAULA ISABEL LIMA
Goianinha - RN
Maio/2013
ANNA CAROLINA BARBIERI – RA 369121
JOSEANE OLIVEIRA DA SILVA – RA 375724
SOLANGE DA SILVA BEZERRIL – RA 383341
WALDICELIA CANDIDO DA SILVA – RA 375726
O RH E SUA APLICABILIDADE
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
Relatório Parcial do Projeto Multidisciplinar de Aprendizagem apresentado como desafio de aprendizagem, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - UNIDERP, turma N30, Série 3ª, sob a orientação das tutoras a distância e presencial, respectivamente, Profª. Priscila Cintra Zangirolami e Profª. Paula Isabel Lima.
Goianinha - RN
Maio/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - RH 5
RELATÓRIO DOS PONTOS DE ATENÇÃO E SUGESTÕES 6
PLANO DE BENEFÍCIOS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
A empresa SetPrint se encontrava com um déficit de produção e insatisfação dos funcionários, foi necessário a implantação do setor de recursos humanos para que pudesse entender e solucionar os problemas encontrados na empresa.
O gestor de recursos humanos aplicou um questionário entre os trabalhadores para que fosse identificado os pontos de atenção da empresa e para que assim ele pudesse encontrar uma solução.
Com esse resultado em mãos, o gestor entrou em acordo com a diretoria da SetPrint para suspender o sistema antigo de funcionamento e adotar um sistema mais aberto de administração. Foi sugerido que houvesse uma mobilização entre os funcionários e que a empresa capacitasse-os.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - RH
A empresa SetPrint é uma gráfica de médio porte que realiza todo tipo de impressão of-set, e como toda empresa, também enfrenta certos problemas. Foi identificado pela própria diretoria da organização um grave problema que estava começando a prejudicar sua produção. Os funcionários estavam desmotivados e até alegaram estar se sentindo esquecidos.
Devido a essa queda de produção na empresa, foi necessário contratar um gestor de Recursos Humanos (RH) para que esse problema fosse solucionado. A primeira medida do RH foi aplicar um questionário entre os trabalhadores da companhia para identificar qual problema estava ocorrendo na empresa. Após ser realizado o questionário, foi visto que um dos principais problemas da gráfica seria na parte de recrutamento de pessoal, pois a organização fazia uso do recrutamento externo, o que de certa forma desmotivava alguns funcionários. Outro grande problema encontrado foi a falta de comunicação entre funcionários e chefias.
O sistema na SetPrint era autoritário benevolente e por essa razão os funcionários não se sentiam livres para discutir seus trabalhos com os superiores. A empresa sempre utilizou do recrutamento externo e sempre que abria uma vaga em um nível superior, a direção contratava pessoas novas e não promovia nenhum de seus trabalhadores. Devido a esse sistema, muitas vezes era perdido tempo com treinamento, adaptação e aceitação de um novo integrante, além de frustrar as pessoas que já trabalham na firma e não tinham uma promoção ou uma oportunidade de ser considerado capacitados para outros cargos.
Com os problemas já conhecidos pelo RH e pela diretoria, o próximo passo seria obter uma solução para esses empecilhos. Foi decidido, pelo profissional de RH, que uma boa forma de resolver essa questão sem prejudicar nenhuma das partes seria aproximar os colaboradores e chefes de tal forma que os funcionários se sentissem a vontade para se expressar com relação ao seu serviço.
Apresentando projetos em reuniões feitas com os líderes, foi visto que várias ferramentas modernas de administração estavam ficando de fora, como a cultura de valorização das pessoas que trabalham na gráfica e assim o gestor de RH convenceu os superiores de que o atual estilo de administração não era o apropriado para uma empresa como a SetPrint. O gestor sugeriu um modelo de sistema mais aberto, onde houvesse mais confiança nos subordinados, assim fazendo-os se sentir mais à vontade para discutir problemas com os superiores e motivando-os com recompensas pela participação e envolvimento de cada um.
Quanto ao problema do recrutamento, a diretoria concordou em adotar o recrutamento interno como forma de seleção de pessoal. O RH então diagnosticou os funcionários que necessitavam de treinamentos para se candidatarem a outros cargos específicos e os orientou a fazerem cursos profissionalizantes e técnicos que a empresa se disponibilizou a oferecer, cada um de acordo com a sua necessidade. A firma se propôs também a oferecer palestras motivacionais e outras diretamente relacionadas a setores específicos da organização.
O RH recorreu aos canais de comunicação interna da SetPrint para que não houvesse mal entendidos ou confusões com relação às mudanças que ocorrerão na empresa e também para reforçar alguns pontos importantes. Foram realizadas também reuniões com os colaboradores da empresa para esclarecer as modificações e decisões tomadas pela chefia para melhor aproveitamento do pessoal e seus serviços.
RELATÓRIO DOS PONTOS DE ATENÇÃO E SUGESTÕES
Após análise na empresa mencionada, o gestor de RH detectou anomalias que estavam prejudicando o bom funcionamento da firma e o bem-estar dos funcionários da mesma. O clima interno era confuso, com pessoas irritadas e inseguras devido a um sistema mal aplicado e não apropriado e devido à dificuldade de comunicação. Por conta disso era difícil obter atenção, dedicação e motivação dos funcionários, além do que eles se sentiam invalidados.
As sugestões obtidas pelos trabalhadores através de um questionário realizado pelo gestor de RH e repassadas ao superiores pelo mesmo, indicaram que para que o funcionário se sinta apreciado pela empresa, a empresa tem que se preocupar com o seu bem estar e seus planos de carreira, proporcionar treinamentos, ouvir as sugestões dos empregados e assim por diante. Todo empregado precisa de respeito, consideração e reconhecimento, pois se sente motivado com a confiança transmitida pelo gestor.
Por meio da confiança depositada pela empresa, o trabalhador se sente mais útil, produtivo e apto para o serviço, além de sentir satisfação em cumprir com sua tarefa. Com essas mudanças, a empresa poderá alcançar suas metas, tanto na qualidade quanto na produtividade.
PLANO DE BENEFÍCIOS
O plano de benefícios juntamente com as mudanças do sistema de administração agrupou vários benefícios adequados aos funcionários da SetPrint e suas atividades visando satisfazer objetivos individuais e econômicos, tais como proporcionar uma ideia de trabalho mais tranquila e produtiva, reduzir a fadiga psicológica, apoiar o recrutamento do pessoal e criar um esquema capaz de satisfazer os fatores motivacionais e estimular a concentração nas atividades de trabalho.
O plano de benefícios conta com um sistema de administração mais aberto, mudança do recrutamento externo para o recrutamento interno, palestras motivacionais, palestras direcionadas à setores específicos da empresa e cursos profissionalizantes e técnicos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conhecendo o problema da empresa em que iria trabalhar e através de um planejamento já elaborado, o gestor de RH colocou em prática todo o processo administrativo necessário para dissolução de determinados problemas que foram encontrados na SetPrint.
Como um dos problemas era relacionado com a forma de recrutamento, o profissional do RH mostrou para os líderes que é sempre necessário entender o momento e a realidade da empresa para tomar a decisão sobre o recrutamento interno ou externo.
O gestor teve a habilidade de influenciar os participantes da SetPrint a trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum, entrando em acordo com ambas as partes e mostrou que a chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos de confiança e respeito.
O gestor de RH definiu seu plano de benefício, identificou e satisfez as necessidades legítimas dos liderados e removeu as barreiras para que as atividades fossem realizadas com sucesso.
REFERÊNCIAS
A GMC IDENTIFICA CINCO PONTOS DE ATENÇÃO QUE SÃO FUNDAMENTAIS EM QUALQUER PROCESSO DE MUDANÇA OU GESTÃO. Disponível em: <www.gmc-rh.com.br/game/resultados/frame7.doc>. Acesso em: 18 maio 2013.
BISPO, Patrícia. Como implantar benefícios variáveis? Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Salario_Beneficio/Dicas/6380/como-implantar-beneficios-variaveis.html>. Acesso em: 05 maio 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
OS 10 PROBLEMAS MAIS FREQUENTES (E IMPORTANTES) NAS EMPRESAS BRASILEIRAS. Disponível em: <http://www.shepherdco.com.br/site/ler_noticias.php? Descricao=Os-10-problemas-mais-freqA?entes-(e-importantes)-nas-empresas-brasileiras&Codigo=17>. Acesso em: 05 maio 2013.
...