O Recurso da ambiguidade no texto publicitário
Por: Mayara Karolyne • 29/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 196 Visualizações
FIJ- FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
AMBIGUIDADES
VASCONCELLOS, Diego de;
BARRETO, Juliana de Amorim;
ROCHA, Mayara Karolyne.
Rio de Janeiro
Outubro / 2011
FIJ- FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Diego de Vasconcellos
Juliana de Amorim Barreto
Mayara Karolyne A. P. R. Santos
Trabalho apresentado por Diego de Vasconcellos; Juliana de Amorim Barreto e Mayara Karolyne A. P. R. Santos à Professora Márcia Groppa como instrumento parcial de avaliação de Comunicação e Expressão.
Rio de Janeiro
Outubro / 2011
SUMÁRIO
- Ambiguidade ................................................................................ Página 01
- Ambiguidade como problema........................................................Página 01
- Tipos de ambiguidades verbais.......................................................Página 01
- Ambiguidade morfológica............................................................Página 01
- Ambiguidade lexical.....................................................................Página 01
- Ambiguidade sintática..................................................................Página 02
- Ambiguidade predicativa..............................................................Página 02
- Ambiguidade semântica................................................................Página 02
- Ambiguidade pragmática..............................................................Página 02
- Ambiguidades não verbais..............................................................Página 02
- Ambiguidade como recurso estilístico............................................Página 03
- O recurso da ambiguidade no texto publicitário.............................Página 04
- Conclusão........................................................................................Página 05
- Referências bibliográficas...............................................................Página 06
Ambiguidade
A ambiguidade é a possibilidade de mais de um sentido válido para um só enunciado em dado contexto. Na ambiguidade, a opção por um dos sentidos possíveis é uma questão que não pode ser decidida. A ambiguidade pode ocorrer por lapso ou por intenção.
A ambiguidade é um dos problemas que podem ser evitados na redação. Ela surge quando algo que está sendo dito admite mais de um sentido, comprometendo a compreensão do conteúdo. Isso pode suscitar dúvidas no leitor e levá-lo a conclusões equivocadas na interpretação do texto.
A inadequação ou a má colocação de elementos como pronomes, adjuntos adverbiais, expressões e até mesmo enunciados inteiros podem acarretar em duplo sentido, comprometendo a clareza do texto.
A ambiguidade como problema
A ambiguidade é um problema quando encontrada em textos informativos e textos que visam esclarecer determinados assuntos.
As ambiguidades sempre revelam novas interpretações. Ao analisar uma ambiguidade, observamos as varias interpretações possíveis.
Podemos dizer que ambiguidade está nos textos e enunciados mal formulados. Mas se partimos do princípio que, as pessoas falam e escrevem para se fazer entender, veremos que talvez os textos e enunciados não sejam tão mal formulados assim, já que o objetivo é se fazer entender.
Tipos de ambiguidades verbais
A ambiguidade pode ser ocasionada por diversos fatores: polissemia, homografia, poli-categorização, relação contextual e estrutura sintática das frases. Segundo o fator que a ocasiona, a ambiguidade pode ser classificada em diferentes tipos. Pela sistematicidade e clareza com que distingue os tipos de ambiguidades.
Alguns tipos estão descriminados a seguir:
- Ambiguidade morfológica – ocorre quando não é possível classificar determinada forma quanto à categoria gramatical. Este tipo de ambiguidade é ocasionado por:
Poli-categorização – em que palavras pertencem a mais de uma categoria gramatical, como proposta, que pode ser ou substantivo, ou adjetivo ou verbo.
- Ambiguidade lexical – ocorre quando há mais de uma interpretação possível do significado de uma unidade lexical. Este tipo de ambiguidade é provocado por:
Homografia – ocorre por meio da colisão acidental entre as formas de dois signos linguísticos distintos. Ex.: cobre (metal); cobre (do verbo cobrir).
Polissemia – ocorre quando uma só expressão envolve significados distintos, sendo um único signo linguístico; é a própria expressão que é ambígua, à medida que possui uma forma à qual corresponde uma pluralidade de significados. Ex.: arquivo (móvel, instituição, conjunto de documentos).
- Ambiguidade sintática – ocorre na estruturação da frase em constituintes hierarquizados, quando se definem as ligações que se estabelecem entre os sintagmas. As frases preposicionais são uma das fontes mais frequentes de ambiguidade sintática. Alguns exemplos ilustram este tipo de ambiguidade:
Exemplo 1 – Eu li a notícia sobre a greve na universidade. (ou eu li a notícia e eu estava na universidade, ou a greve ocorre na universidade).
...