O Relatório Ação Social
Por: biancaaf • 9/6/2022 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Dia 22.05 foi feito uma Ação na Praia de Iracema-Fortaleza-CE com uma equipe de aproximadamente 15 pessoas às 10hrs. O sol já estava bem quente, as pessoas ainda estavam chegando na praia, e já havia lixo espalhado por toda praia. Soubemos que já havia sido limpa mais cedo e mesmo assim ainda encontramos bastante sujeira, inclusive canudos, copos descartáveis, plásticos no geral que são prejudiciais ao meio ambiente, uma vez que o destino dos resíduos, acaba nas águas.
[pic 7]
Os plásticos que foi o que mais encontrei, ele está entre os principais poluidores das praias, intensificando o processo de destruição dos oceanos, e causando grande impacto na biodiversidade marinha, ele demora aproximadamente 450 anos para ser decomposto na natureza, ao longo desse período ele pode ser ingerido por animais e acumular em corais, por exemplo. Somente esses dois problemas citados já são capazes de dizimar a biodiversidade dos oceanos, como peixes, aves, tubarões, tartarugas, pinguins, focas, baleias, golfinhos e muito mais. Contudo isso, os efeitos do lixo no mar, podem ser ainda mais devastadores. Por conta disso, a limpeza das praias tem ainda mais importância, à medida que medidas como essas podem fazer toda a diferença para diminuir os impactos que causamos ao maior ecossistema do planeta.
Além dessas ações de limpezas nas praias, o que podemos fazer para ajudar é NÃO jogar lixo nas praias! Independentemente da sua composição, seja plástico, ferro ou orgânico. É importante também recolher o lixo sempre que possível, como uma simples embalagem de salgadinho, ou tampinha de garrafa, ainda que não tenha sido você que tenha jogado. Conscientizar também é uma ação importantíssima, falar com os amigos, parentes, e até mesmo desconhecidos a respeito de jogar lixo no local adequado. Inclusive, enquanto eu fazia a limpeza na praia, cheguei a falar para alguns que estavam nas barracas para não jogar lixo na praia, e também muitos nos entregaram o lixo que estava próximo a eles. Teve uma moça que nos parou e perguntou da onde éramos porquê ela estava a procura de um grupo para fazer multirão de limpeza, ela admirou e nos parabenizou pela iniciativa. São poucos mas sei que tem gente que é conscientizada, assim como essa moça que além de não jogar lixo nas praias, tem interesse em ajudar na limpeza. Desde criança eu tenho essa conscientização de jogar lixo no lixo, mesmo que seja um papel de bombom, e nunca gostei de ver gente jogando lixos nas ruas, em praias... Mas infelizmente a educação ambiental no nosso país é precária, muitos nem imaginam o quanto essa atitude nos afeta em tudo.
[pic 8]
Após a ação, vi uma cena de uma moça com um cachorro passeando na areia, estava tudo lindo até que o cachorro fez cocô e ela não juntou, continuou a caminhar, um homem que estava na barraca viu e a advertiu, mas ela fingiu não estar ouvindo, e ele foi lá e limpou, mesmo não sendo obrigação dele. Infelizmente existem mais pessoas como a moça com o cachorro do que pessoas como o homem da barraca. Mas as vezes um simples alerta e uma conversa pode ser muito útil, pois toda ação em prol da vida e da saúde dos oceanos é bem-vinda, ainda que com medidas simples, que em um primeiro momento possam ser irrelevantes.
...