O Resumo Gestão
Por: juliajpessoa1 • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.945 Palavras (12 Páginas) • 91 Visualizações
P1 Gestão de Pessoas
SALÁRIOS E BENEFÌCIOS
- Foi durante o capitalismo que o salário se tornou uma forma dominante de pagamento por meio da exploração da mão-de-obra
- Definição: equivalência paga pelo empregador, ao empregado, em virtude de uma atividade laboral estabelecida em um contrato de trabalho que constituindo-se somente por remuneração fixa.
- Delgado (2009, p.365) “salario é o conjunto de parcelas contraceptivas pagas pelo empregador ao empregado em função do contrato de trabalho”.
Elementos do salário:
- Habitualidade: contrato de trabalho
- Periocidade: pagamento precisa de regularidade estabelecido por lei
- Quantificação: empregados deve saber quanto vai receber, de acordo com o contrato estabelecido
- Reciprocidade: direitos e obrigações são assumidos por ambas as partes
- Essencialidade: salário essencial e obrigatório para a manutenção da relação de emprego.
REMUNERAÇÃO= engloba uma atividade dotada de salario e benefícios, como gorjeta, prêmios, bônus.
Formas de pagamento dos salários - Martins
- Por unidade de tempo= tempo que o empregado fica disposto na empresa
- Por unidade de obra= é o próprio serviço realizado
- Por tarefa= forma mista, ou seja, o tempo que determinado trabalho utiliza para realizar um serviço
Meios de pagamento dos salários – Nascimento
- Em dinheiro: moeda de corrente nacional
- Em cheque ou deposito bancário: mais utilizado, exige uma conta bancária em nome do empregado
- Em utilidades: o empregado recebe 30% em dinheiro, o resto em utilidade.
BENEFÍCIOS= são recompensas indiretas oferecidas aos empregados, seja por meio de gratificação ou benefício social, estes favorecem a produtividade, melhora o clima organizacional. São classificados da seguinte forma:
- Exigibilidade legal: férias, 13º terceiro, aposentadoria, auxilio doença, etc.
- Monetários: gratificações, complementação dos salários nos afastamentos do funcionário.
- Não monetários: refeitório, transporte, assistência médica.
- Por objetivos: creches, clubes, passeios.
- Planos supletivos: estacionamento privativo, restaurante no local de trabalho.
Tanto os benefícios como as remunerações necessitam de estudo e cautela para sua aplicabilidade e a política desses pagamentos deverão estar de acordo com as condições financeiras da empresa, os interesses dos colaboradores e a média salarial praticada no mercado para que não aconteçam irregularidades em sua prática.
SALÁRIO PARA AS ORGANIZAÇÕES: um custo e um investimento. Custo, porque os salários se refletem no custo do produto ou do serviço final oferecido pela organização. Investimento, porque representa a aplicação de dinheiro em um fator de produção – o trabalho- como uma tentativa de obter um retorno maior.
Quanto mais automatizada a produção (por meio do uso de tecnologia de capital intensivo), menor será a participação dos salários nos custos da produção. Por outro lado, quanto maior o índice de manufatura (por meio do uso de tecnologia de mão-de-obra intensiva), maior a incidência dos salários nos custos de produção.
DISFUNÇÕES: perda de competitividade, instabilidade de empregados, desmotivação da equipe.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
RECRUTAMENTO: processo responsável por atrair candidatos potenciais para ocuparem vagas dentro de uma empresa. Sendo assim antes mesmo do inicio do processo, é necessário um bom planejamento, com pesquisas internas e externas, onde competências desejadas para a vaga sejam de conhecimento daqueles que realizaram o recrutamento.
- Pesquisa Interna: analisa as necessidades da empresa, e os projetos que irão se desenvolver no futuro que precisaram de pessoas qualificadas para o mesmo. Com a pesquisa interna, o processo de recrutamento consegue avançar, visto que identifica os objetivos organizacionais, alinhando com os requisitos da vaga.
- Pesquisa externa: visa compreender o que o mercado de trabalho oferece, dividindo e segmentando os candidatos em relação aos seus interesses. Ex: podem ser aplicada em executivos, mão de obra especializada.
TIPOS DE RECRUTAMENTO
- Interno = realizado quando a divulgação da vaga é feita dentro da empresa, de forma que os atuais colaboradores possam ocupar a vaga, podendo então ser transferido, ou tendo uma promoção de cargo. Este pode ser mais econômico e mais rápido, afirmando mais segurança, visto que os funcionários já são conhecidos.
- Externo= atrair candidatos que ainda não pertencem a organização, podendo ser divididos em reais (aqueles que almejam a vaga, ou desejam mudar de empresa) e potenciais (aqueles que a princípio não estavam interessados pela vaga). Este pode ser realizado com abordagem direta (contato direto da empresa com o mercado) e a indireta (utiliza-se agencias de recrutamento, associações, para identificar candidatos).
- Misto=A diversidade de formações, qualificações e, em alguns casos, de valores, proporcionam mais forca e dinamismo as organizações.
Fontes de recrutamento: a forma que a empresa irá recrutar da melhor maneira possível os candidatos. EX: anúncios em jornais, revistas, televisão, banners, boca a boca, sindicatos, sites. Geralmente as empresas utilizam mais de uma forma de recrutamento.
Avaliação = forma de medir se o recrutamento foi eficaz e eficiente, uma forma é a quantidade de candidatos e o numero de vagas preenchidas.
Etapas: 1 – formalização da abertura da vaga,
2- Coleta de dados, as competências necessárias, orçamento.
3- Planejamento em si, qual o tipo de recrutamento,
4- Execução
5-avaliação do processo.
SELEÇÃO: Escolha do homem certo, para o cargo certo, ou seja, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos apresentados.
Atividades principais: adequar o candidato a vaga, ou a vaga ao candidato, proporcionando eficiência e satisfação para a pessoa no cargo que ocupara.
...