O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Por: tamaraalmeida • 13/3/2016 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
PASSO 2
O sistema de planejamento e controle da produção é uma área de tem por objetivo estabelecer estratégias de programação de produtos definindo e calculando custos, prazos e pagamentos na venda e compra de materiais de acordo com a demanda de clientes.
Não são todas as atividades de setor de PCP que estão concentradas dentro de uma empresa, pois tem uma visão sistêmica de produção distribuídas dentro e fora, mantendo uma relação entre valor do produto, serviço produzido e o custo, que é um dos fatores mais competitivos e os que influenciam cada vez mais no desempenho .
O mercado de hoje busca implementar sistemas de soluções básicas com soluções mais especificas e menos avnaçadas , como no sistema de produção finita que possui uma logica própria de produção de problema que ocorre com o MRPII.
Para se ter um plano de produção é necessário que tenha programas de execuções diárias, elaborados para garantir a interação e coordenação, onde se deve ter acesso direto e indireto no processo de produção da empresa.
Programar a produção significa determinar quando devera realizar as tarefas e operações de produção, determinando uma rotina de compromisso das diversas unidades, estabelecendo um fluxo de informação com o proposito de comandar, coordenar e integrar todas as unidades envolvidas, garantir as entregas no prazo dos produtos acabados (PA), garantir a disponibilidade de matérias-primas e os componentes requisitados, distribuir a carga de trabalho, balancear o processo produtivo e aproveitar ao máximo a capacidade instalada da empresa, estabelecer uma maneira racional de obtenção de recursos e estabelecer, por meio de ordens de produção, padrões de controle para que o desempenho possa ser continuamente monitorado, avaliado e melhorado.
Ela é resumida como o detalhamento e a fragmentação por meio de duas variáveis: o tempo e a produção que procura estabelecer cronogramas detalhados de execução, como por exemplo:
- O gráfico de Gantt - criado por Henry L. Gantt para facilitar a programação do trabalho mensal;
- Grafico de Montagem – assemelha-se a um gráfico de implosão, pois mostra como as partes de um produto/serviço são juntadas, montadas e anexadas a ele, ao longo da produção.
- Grafico de carga – atribui a distribuição de carga a uma maquina ou unidade da empresa produtiva ou não, para ocupar sua ocupação ou disponibilidade de tempo e de trabalho.
O planejamento da produção é feita em quatro fases : Aprazamento, roteiro ou fluxo de processo, emissão de ordens e liberação da produção ou de recursos.
O sistema de emissão de ordens é o conjunto de normas e procedimentos para decidir sobre a preparação e distribuição das ordens às diversas unidades envolvidas. Cada empresa utiliza seu próprio sistema que depende do negocio, dos produtos e dos serviços prestados. Os sete sistemas são:
- Sistema de produto é o mais indicado na produção feita sob encomenda, que geralmente é dividida em tarefa básica e não é repetitiva, se concentrando exclusivamente no produto.
- Sistema de carga é utilizado por sistemas de produção sob encomenda, quando a decisão é da empresa e não do cliente, e em lotes.Permite analisar que produtos devem ser produzidos para melhor utilizar a capacidade de produção.
- Sistema de estoque mínimo é o mais simples em emissão de ordens, basea-se no produto a ser produzido ou na carga disponível de maquinas ou unidades.
- Sistema de estoque-base baseia-se no plano de produção fundamental na previsão de vendas sujeita a variações.
- Sistema de período-padrao
- Sistema dos lotes componentes
- Sistema de lote-padrao
...