TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

Por:   •  2/3/2019  •  Resenha  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 18

Dado + dado = informação / Informação + informação = conhecimento / Conhecimento + conhecimento = estratégia.

Empresa é uma coleção de processos.

Processo: Entradas claras, sub processos, saídas claras, para atender um cliente com um objetivo.

Sistema: Conjunto de processos gerenciado por pessoas para atingir um objetivo através de hardware e software.

Gestão: planejar, controlar, executar e dirigir.

Hardware: interface (monitor, mouse, teclado, os que interagem) e computador (placas, processadores, etc.).

Software: linguagens de programação, que a partir dessa, desenvolvem-se programas.

MRP: software baseado em métodos estatísticos e matemáticos para reposição do estoque.

MRP2: software para a gestão da produção baseada em estrutura de produto e planejamento.

MRP puxado pela demanda: previsão de vendas; empurrado pela demanda: planejamento.

ERP: software de gestão do processo fim.Caraterísticas: 1. Software 2. Banco de dados 3. Feito com um módulo 4. Lançamento padrão. O ERP gerencia o processo fim da empresa, todos os seus dados vão para um banco de dados.

SCM: conceito de relacionamento entre a empresa e seus fornecedores. Posso ou não usar um software.

CRM: conceito de relacionamento entre a empresa e seus clientes, posso ou não usar um software.

BI: software gráfico de apoio a decisão.

Projeto: esforço (energia colocada por um período, por itens como pessoas, custos, etc.) temporário (tem inicio e fim, limite) com recursos limitados para alcançar um objetivo (recursos e tempos escassos, tem que direcionar para um caminho).

Ciclo de vida do projeto: INICIAÇÃO(atividades e esforços para descobrir qual e como vai ser o projeto), PLANEJAMENTO(desdobramento da iniciação, 1º nível de detalhamento), EXECUÇÃO(execução em si das atividades do projeto através do detalhamento), CONTROLE(existe para acompanhar se o que foi iniciado, planejado e executado está realmente acontecendo da forma prevista) e ENCERRAMENTO(encerramento de todas as atividades do projeto, e não somente do projeto em si, serve para fechamento das atividades).

Itens de gestão: *escopo (descrição do projeto) *custo (quanto custa para fazer esse escopo?) *prazo (tempo total do projeto) *qualidade (referência a partir dos três acima) *RH (além da gestão do treinamento, tem a “criação” da capacidade) *aquisições (compras relativas ao projeto e desenvolvimento da estrutura de algum fornecimento) *risco (preocupações com os possíveis riscos do projeto. Sempre tem um risco associado) *comunicação (garantir que aconteça no projeto, que as pessoas que devam receber as informações, recebam de fato e de forma correta, presente nos cinco esforços) *integração (vai integrar todos os itens de gestão do projeto) *stakeholders (dono do projeto, quem tem interesse e paga pelo projeto).

Aquisição do software (ERP). O software, dependendo da área, terá o seu tamanho e sua complexidade, por isso é intangível.

RFP (pedido de proposta comercial). Para implantar um novo software: *fazer RFP (esboço do que será o escopo) *mandar para os fornecedores *realizar reunião com cada setor e cada fornecedor *receber a proposta (a que venceu. Vem o custo e o prazo) *cronograma (quem vai me receber na empresa, e quais os dias, pode atrasar ou adiantar, é sempre revisado, mostra o quanto já andou do projeto e quais esforços já foram realizados, são feitas OS para comprovar que aquela parte do cronograma foi cumprida) *execução (dias de trabalho com número grande de pessoas) *validação (keyuser, o cara que fica na frente, que assina no final) *carta de encerramento (diz que tudo que foi planejado terminou). Quando o projeto acaba é quando a implantação foi parada, porém não foi concluído como deveria.

Empresas de software oferecem três produtos, pois software não pode ser vendido por ser propriedade intelectual. São eles: licença de uso (equivale a uma locação), mensalidade (que dá acesso ao suporte telefônico e a atualizações do software) e projeto (que é a ida na empresa para prestar a consultoria de implementação).

Gestão de projeto: forma com que as empresa escolhem para comprar um software.

Lei no Brasil: empresas de software tem que prestar assistência técnica por durante cinco anos a partir da data de lançamento do mesmo (não a partir da aquisição).

*RFP – Pedido de proposta Comercial

Lista com necessidades e desejos. Será um esboço do escopo.

Manda-se para os fornecedores, realiza-se reuniões e recebe a proposta (com custo e prazo).

Cronograma – Quem vai receber o funcionário que vai implantar o novo Software e em que dia.

Deve ser sempre revisado, mostra o quanto já andou do projeto e quais esforços já foram realizados.

São feitas ordens de serviço (OS) para comprovar que aquela parte do cronograma foi cumprida.

Depois vem a validação, feita pelo keyuser, quem fica a frente do projeto, quem o coordena.

E por fim vem a carta de encerramento, no qual tudo que foi planejado terminou, diferente do projeto acabado, aquele em que a implantação não é concluída.

*Normalmente as empresas de software instalam, configuram, treinam e acompanham. O processo costuma demorar, porque as pessoas das empresas, não tem tempo disponível só para a implantação.

*Empresas de software vendem três produtos:

Licenciamento – Licença de uso, que é o termo de cessão de direito de uso (se equivale a uma locação), uma vez que software não pode ser vendido, pois é propriedade intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (267.5 Kb)   docx (730.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com