O Seminário Interdisciplinar VII
Por: Deiviane07 • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.905 Palavras (8 Páginas) • 1.242 Visualizações
RESUMO
As empresas estão sempre em competitividade no mercado, possuindo assim a necessidade de mudança para vencer, adotando estratégias adaptativas, pois não devem trabalhar no improviso. Sendo assim, essa pesquisa se fundamenta na importância do planejamento estratégico para as empresas, tendo maior significância quando se observa o momento atual de crise política e econômica. Foi realizado uma entrevista com uma gerente de uma empresa em Inaciolândia – GO, e como resultado, foi possível observar sua preparação em torno do planejamento que é feito para que a empresa consiga se manter no mercado de forma competitiva, investe em seus funcionários, busca inovar em seus produtos e sempre visa atender da melhor forma seus clientes.
Palavras-Chave: Diagnóstico. Estratégia. Empresa.
1. INTRODUÇÃO
Quando se observa o mercado e sua competitividade é necessário que haja um planejamento diante da realidade atual e as possíveis consequências das ações de hoje no futuro. Tal planejamento é o processo que quando realizado juntamente a uma estratégia competitiva, se tornando o meio adequado para que a empresa alcance seus objetivos e mantenha-se ativa nesse ambiente de competição estratégica. (ROJO; COUTO, 2008)
Diagnostico empresarial é a primeira fase de um processo de planejamento estratégico. Esse diagnóstico abrange o levantamento de dados, a auditoria, a análise e a verificação das realidades interna e externa da organização; sendo assim irá determinar a atual situação da organização, baseando-se na identificação da visão e de sua respectiva missão, além da análise externa do ambiente direto e indireto; e também a análise interna e dos concorrentes. (OLIVEIRA, 2004)
Na formação de um administrador é necessário estar atento às oportunidades, ter um plano de ação antecipado, para se destacar perante a concorrência, em seus processos administrativos.
2. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
O planejamento deve ser feito por etapas, como por exemplo, a definição dos objetivos, diagnóstico elaborado visando alcançar os objetivos, verificar atuação da concorrência e suas habilidades de atuação, para enfim chegar a tomada de decisão/ação, as estratégias devem sempre se fundamentar na fidelização dos clientes, como modo de enfrentar a concorrência e se estabilizar no mercado (ANDRADE, 2012).
A elaboração e implementação do planejamento estratégico, começa pelo diagnóstico estratégico, onde são analisadas e avaliadas todas as características referentes à realidade externa e interna da empresa. Essa fase de diagnóstico pode ser dividida em cinco etapas: identificação da visão; identificação dos valores; análise externa; análise interna e análise dos concorrentes. (OLIVEIRA, 2004)
De acordo com Chiavenato (2009), a estratégia pode ser definida como um curso de ação visando um objetivo de conquista a uma nova posição futura e diferente com ganhos e vantagens quando comparada a situação atual, pensando para agir, não meramente pensar antes de agir.
Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência de suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir par aproveitar as oportunidades e evitar riscos. (FISCHMANN, 1991, p.25)
Segundo Oliveira (2004, p. 4) “O Diagnóstico Estratégico deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo momento, no próximo desafio, a fim de constituir a dimensão crítica para o sucesso permanente da empresa analisada.”
O Planejamento Estratégico tem relevância fundamental quando o assunto é a competitividade das organizações frente ao ambiente competitivo no qual a maioria delas estão posicionadas, assim como em função de um ambiente externo de caracterização instável. (MOURA, CUNHA, MOURA, 2010)
Quanto ao aspecto financeiro que também é fundamental ao empresário, pois irá facilitar suas tomadas de decisões frente ao mercado e também referente as questões internas, já que são técnicas aplicadas a nível mundial. Sendo assim, além de uma boa gestão, irá contribuir auxiliando o crescimento das organizações, sustentando-as de forma ativa nesse cenário de alta competição de mercado, aplicando custos compatíveis, perante a concorrência e conquistando lucros suficientes que poderão ser aplicados visando novos clientes, atuando a nível do mercado atual/globalizado. (KAJITA; RASOTO, 2003).
A Análise SWOT é uma ferramenta eficaz nessa tarefa para o conhecimento das variáveis internas e externas que podem influenciar na organização, auxilia no processo de análise da posição em que a empresa está e também ajuda a traçar objetivos. Essa ferramenta possibilita a compreender a competitividade de empresas de acordo com quatro variáveis que guiam esse planejamento, sendo estas: forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). (OLIVEIRA; FRANCISCO; PAGONI, 2010)
A análise SWOT pode ser empregada no planejamento estratégico, respondendo a questão “qual a realidade situacional da empresa em seus aspectos internos e externos?” (OLIVEIRA, 2004 p. 4), sendo as possíveis respostas qualitativas sobre o estado do processo administrativo estando ele bom, regular ou ruim. O foco deve ser na realidade atual, e visando os desafios próximos e essas revisões de suas estratégias devem ser periódicas (OLIVEIRA, 2004).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
O paper desenvolvido foi organizado conforme os conceitos do estudo exploratório, através de uma pesquisa bibliográfica, que, segundo GIL (2008, p.50) “é fundamentada em materiais já elaborados, podendo ser livros e artigos científicos”. Foram utilizados livros que abrangiam o tema e artigos científicos buscados nas bases BIREME e SCIELO.
O estudo aplicado quanto ao tempo será transversal, pois a coleta de dados foi realizada uma única vez no primeiro semestre de 2019 em uma empresa chamada Famóveis localizada em Inaciolândia – GO com a gerente da loja. Essa loja é tradicional em Inaciolândia, existindo há muito tempo na região e é forte em concorrência com as demais lojas.
Para entrevista utilizou-se um questionário disponibilizado pela Uniasselvi, com perguntas abertas. A entrevista realizada possibilitou o levantamento de pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças na perspectiva da gerente.
...