O Sorvete de Luiz
Por: 17042016 • 17/4/2016 • Artigo • 680 Palavras (3 Páginas) • 1.185 Visualizações
Estudo de Caso 1 - O sorvete de Luiza
1) Quais as dificuldades foram encontradas pela empreendedora?
Entrar em um mercado cujo o consumo deste produto não é considerado um dos maiores. A empresa esta localizada em uma cidade cuja concorrência é grande. Lidar com a sazonalidade do consumo deste produto em nosso país. Manter a qualidade e variabilidade de seus sorvetes , conciliando com os preços.
2) Quais os principais pontos de atenção a empreendedora deve ter?
Luíza deve ter atenção principalmente com os concorrentes e a satisfação de seus consumidores.
3) Que competências são necessárias à empreendedora?
Olhar crítico, visão de negócios e ousadia
4) Luíza é que tipo de empreendedora?
Empreendedor Normal. Pois, desde o início Luíza planeja cada “passo” da empresa. E, a prova de que tudo é planejado cuidadosamente, foi a contratação da Consultoria que, auxiliou Luíza nas melhores decisões para a empresa
5) O empreendedorismo sustentável pode ser observado nesse caso? Justifique.
Considero que sim. Pois, apesar de Luíza não fazer nenhuma campanha de sustentabilidade de sua empresa para o público a empresa dela se encaixa nos conceitos de “empreendedorismo sustentável”. A empresa de Luíza não produz seus sorvetes destruindo nem mesmo deixando em desequilíbrio a natureza, assim, seguindo os preceitos de sustentabilidade.
Estudo de Caso 2 - “Evolução da estratégia da Indiada”
1- Os empreendedores devem conhecer de tudo um pouco. E, no caso em questão podemos destacar que eles devem ter conhecimento da moda focada em esportes que tem contato com a natureza, conhecer diversas culturas e também pesquisar as necessidades do mercado para encontrar novas oportunidades de conquistar clientes.
2- As habilidades necessárias ao empreendedor são: Independência, Autoconfiança, discernimento, saber planejar e monitorar ações sistêmicas, saber liderar, estabelecer de metas/objetivos.
3- Atitude é definida como sendo uma predisposição ou tendência de responder, positivamente ou negativamente, a determinados fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações. Então são consideramos atitudes empreendedoras: criatividade,ousadia, iniciativa, compromisso, persistência e disposição para correr riscos calculados.
4- O Empreendedorismo pode nascer com as pessoas e estas se tornarem Empreendedores Nato ou pode ser ensinado. Tanto pode que hoje, temos disciplinas na faculdade voltadas para isso e cursos de especialização para empreendedores. A educação é o fator de criação de riquezas para nós indivíduos e para o país. Por esse motivo, essa nova disciplina busca desenvolver atitudes empreendedoras nos estudantes para que esses graduados tenham suas próprias empresas e com isso contribua para o desenvolvimento do país. Segundo Peter Drucker “Empreendedorismo pode e deve ser ensinado”.
5- Segundo Peter Drucker, “o empreendedor sempre
...