O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS
Por: adsantossud • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.991 Palavras (8 Páginas) • 236 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA – UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC
ETEC Dª Escolástica Rosa – ext. E. E. Prof.ª Zulmira Campos
Curso Técnico em Administração
Adriano Oliveira dos Santos
Adelaide Pereira
Alex Abreu dos Santos
Meiry Aparecida Xavier
O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS
Santos
2017
Adriano Oliveira dos Santos
Adelaide Pereira
Alex Abreu dos Santos
Meiry Aparecida Xavier
O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado à ETEC Dª Escolástica Rosa – Ext. E.E.Profª Zulmira Campos, como exigência para a complementação de nota do componente curricular: Gestão da Cadeia de Abastecimento do curso de Técnico em Administração.
Santos
2017
RESUMO
Com a grande procura das pessoas para ingressar no mercado de trabalho e com falta de qualificação dos mesmos, muitas empresas durante a seleção de pessoas priorizam na maioria das vezes, as “competências”, "habilidades" e "valores", onde muitos não valorizam a essência humana.
Em algumas organizações há uma busca em contratar ou buscar somente talentos, o que impedem de visualizar se esse futuro colaborador saberá compartilhar de forma harmoniosa seus conhecimentos e experiências com a equipe.
Os cursos, aprimoramentos, especializações são fundamentais para o desenvolvimento comum de uma empresa, porém o bom gestor deve ver as necessidades do colaborador, sentir a satisfação do colaborador ao exercer sua função, perceber quais são os pontos que deverão ser modificados para aumentar a produtividade, garantindo a sobrevivência da organização e proporcionando a satisfação mútua entre os mesmos.
Entretanto, como se mede ou consegue avaliar a essência humana de um candidato?
Em algumas entrevistas, muitos candidatos revelam somente suas qualidades a fim de não deixar transparecer o seu verdadeiro EU- a sua essência, onde cabe ao entrevistador observar com clareza os candidatos, demonstrando interesse por eles e suas histórias, colocando em prática sua intuição, percepção, felling, observando a leitura corporal de cada um, não se deixando envolver ou impressionar por preconceitos, mas deixar um clima confiante no processo seletivo e para o futuro da organização e do novo colaborador.
Palavras-Chave: Recursos Humanos, Feeling, Seleção, Gestão de Pessoas, Relacionamento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. O SÉTIMO SENTIDO, A ESSÊNCIA HUMANA E A LEITURA CORPORAL 6
3. VER, SENTIR, PERCEBER ∕ EMPATIA 7
4. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 7
4.1. Os pontos negativos e positivos no relacionamento interpessoal 8
5. DE, POR E PARA 9
6. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas estão passando por problemas na seleção de pessoal, porque o mercado está cada vez mais competitivo e aumentando o número de demissões por questões interpessoal. Muitos funcionários competentes com currículos invejáveis e grandes formações acadêmicas, não consegue dar seguimentos na organização, devido à dificuldade no relacionamento interpessoal com a hierarquia, colaboradores, fornecedores e clientes, comprometendo a produtividade e também pode afetar até a imagem da empresa.
Por isso, as empresas preocupam-se com a seleção de pessoas. Ao mesmo tempo que a organização necessita de pessoas com competência técnica e uma sólida formação acadêmica, também possuam a indispensável habilidade de interagir com harmonia e produtividade com os demais. Com as alterações sofridas no departamento de recursos humanos, o meio organizacional também passou por transformações, sendo uma delas a comunicação interna.
A comunicação é essencial e fundamental nas relações humanas, bem como para as negociações, as informações, as tomadas de decisões, ou seja, independentemente dos segmentos. Surgiram tipos de comunicação no intuito de aperfeiçoar o fluxo de conhecimentos e utilizar a estrutura organizacional. Esse fluxo é serve para conhecer melhor a relação de poder dentro da organização.
A maneira de se comunicar entre as pessoas em um grupo de trabalho é determinada pela forma como as diferenças são tratadas. Por exemplo: se houver no grupo respeito pela opinião do outro, se a ideia de cada um for ouvida, se os sentimentos puderem ser manifestados, então a comunicação entre as pessoas tende a ser diferente daquela onde não existe troca de informações. Para Chiavenato (2006), a comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.
No entanto os profissionais de seleção de pessoal são levados a contratar talentos, sem a preocupação de aferir aqueles aspectos comportamentais para saber se esses profissionais saberão compartilhar pacificamente seus conhecimentos e experiência com a equipe. Nesses processos seletivos falam mais alto, os diplomas do que a essência humana e como consequência, os conflitos começam a aparecer.
Por isso, pretende-se neste seminário, expor a importância do Sétimo sentido na Seleção de Pessoas.[pic 1]
O SÉTIMO SENTIDO, A ESSÊNCIA HUMANA E A LEITURA CORPORAL
Na seleção de pessoas, onde a oferta de profissionais supera a quantidade de vagas nas empresas, o entrevistador não deve ficar atento somente às regras e etiquetas utilizadas na entrevista.
Para não ter um julgamento precipitado e obter a “melhor escolha, ele terá que utilizar alguns os critérios e métodos que poderão auxiliar na identificação do candidato que mais se ajusta às demandas da função que desempenhará.
...