TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO 2ºANO DO FUNDAMENTAL I

Por:   •  31/8/2022  •  Artigo  •  7.452 Palavras (30 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

 

ACADEMIA DE CIÊNCIAS, ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO.

                CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO 2ºANO DO FUNDAMENTAL I

ITAPIPOCA-CE

2017

MARIA MARÍLIA DE LIMA COELHO

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO 2ºANO DO FUNDAMENTAL I

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Academia de Ciências, Ensino Superior e tecnológico, como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Psicopedagogia.

Orientador: Prof. Felipe Brandão de Oliveira Martins.

ITAPIPOCA-CE

2017

TERMO DE APROVAÇÃO

MARIA MARÍLIA DE LIMA COELHO

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO 2ºANO DO FUNDAMENTAL I

Artigo apresentado à Banca Examinadora do Programa de Pedagogia da Academia de Ciências e Ensino Superior Tecnológico – ACEST, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.

        

Artigo aprovado em ___/___/_____                Nota: _____

____________________________________________________

Maria Marília de Lima Coelho

Acadêmico (a)

Banca Examinadora:

_______________________________________________

Professor: Felipe Brandão de Oliveira Martins.

Orientador (a)

_______________________________________________

Coordenação de Curso

ITAPIPOCA – CE

2017

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN DO 2ºANO DO FUNDAMENTAL I

Maria Marília de Lima Coelho [1]

Felipe Brandão de Oliveira Martins [2]

RESUMO: Este estudo irá abordar as dificuldades que as crianças com Síndrome de Down encontram ao iniciar os estudos em escolas de ensino regular. O educador precisa estar atento para entender as necessidades especiais dessa criança, porque muitos problemas de saúde podem afetar a aprendizagem. A escola não deve se prender em limitações da criança portadora de Síndrome de Down, porém adequar às atividades, para que todos possam participar de maneira igualitária. Os problemas de saúde fazem parte de sua constituição como pessoa, por isso, no decorrer dos capítulos será feita uma abordagem sobre a pessoa com deficiência, sobre a Síndrome de Down, a educação especial. A pesquisa de campo foi feita com um aluno do 2ºano da Escola Municipal Alzira Marques Teixeira, em Itapipoca-CE. A seguir será apontada a importância da integração e da educação, porque é preciso que todos que têm contato com esta criança trabalhem juntos, de forma a gerar a inserção social, à quais, todos têm direito. A educação é um fator importante para a criança Down, pois lhe permiti obter autonomia, conseguindo se integrar aos círculos sociais dos quais faz parte. Muitas medidas devem ser tomadas para que ocorra a integração e o psicopedagogo tem um papel primordial, pois é esse profissional que vai planejar estratégias rumo ao desenvolvimento integral.

Palavras- Chaves: Síndrome de Down, Escolarização, Inclusão.

ABSTRACT: This study will address the difficulties that Down Syndrome children encounter when starting school in regular schools. The educator needs to be attentive to understand the special needs of this child, because many health problems can affect learning. The school should not confine itself to the limitations of the child with Down Syndrome, but adapt to the activities so that everyone can participate in an egalitarian way. Health problems are part of your constitution as a person, so during the chapters will be an approach on the person with disabilities, on Down Syndrome, special education. The field research was done with a student of the 2nd Alzira Marques Teixeira Municipal School, in Itapipoca-CE. Next, the importance of integration and education will be pointed out, because it is necessary for all those who have contact with this child to work together, in order to generate the social insertion, to which all have a right. Education is an important factor for the Down child, since it allowed him to obtain autonomy, being able to integrate himself to the social circles of which he is part. Many measures must be taken to ensure that integration takes place and the psycho-pedagogy plays a key role, since it is this professional who will plan strategies for integral development.

Keywords: Down Syndrome, Schooling, Inclusion.

1. INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento, com estudos, pesquisas e atuação, que se constitui na interface entre Saúde e Educação, lidando com o processo de aprendizagem em nível clinico e institucional focando nas análises dos processos de aprendizagem humana. Na perspectiva de Bossa (2007), o psicopedagogo é um profissional que deve estar preparado para a prevenção, diagnóstico e o tratamento dos problemas de aprendizagem.

O diagnóstico clínico é realizado através de histórias, desenhos, atividades pedagógicas, brinquedos, jogos, entre outros, e tais recursos constituem-se em instrumentos fundamentais que revelam dados sobre a vida do aluno. Além da avaliação feita através de entrevistas, anamnese, e em alguns casos avaliação médica. Bossa (2007), fala ainda a respeito do trabalho do psicopedagogo institucional, aquele que vai atuar na escola, junto aos professores e aos outros profissionais da educação, em uma ação multidisciplinar e integrada, que irá contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem de forma preventiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com