O Trabalho de Marketing
Por: Thiago Ramos • 21/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
A historia
Em 1950, começa a construção da fabrica da Piraquê em Madureira na zona norte do Rio de Janeiro, pelas mãos de Celso Colombo, que fundou a empresa com a intenção de ingressar no segmento de biscoitos. Apesar de ser engenheiro agrônomo, a família tinha experiência nesse ramo, já que seu pai, o italiano Romeo, havia criado a marca de biscoitos São Luiz, vendida à suíça Nestlé no final dos anos de 1960. A inauguração da fábrica aconteceu somente em 1953, onde 200 empregados iniciaram a produção de biscoitos salgados, em 1953 que foi inaugurada de fato a fábrica de biscoitos Piraquê. Em 1957, a produção da fábrica se diversifica com massas, espaguete e talharim.
No ano de 1966 foi criado o roladinho goiaba, um dos biscoitos mais vendidos da Piraquê até hoje. Nos anos seguintes a empresa inovou quando foi a primeira indústria brasileira a usar pacote como embalagem, pois na época os biscoitos eram vendidos em latas. Já em 1970, a Piraquê instala o primeiro forno turbo radiante. Em 1979 instala os 2 maiores fornos de fabricação de biscoitos do Brasil assim dobrando sua produção para atender a crescente demanda, especialmente para os biscoitos salgados; Presuntinho e Queijinho. No ano seguinte a empresa diversificou radicalmente sua linha de produtos com o lançamento das margarinas. A década de 1980 foi marcada pelo aumento de sua linha de biscoitos com a introdução de cream crackers, waffers, maizenas e bolachas recheadas e a inauguração do seu gráfico,responsável pelas embalagens de biscoitos e massas.
[pic 2] [pic 3] [pic 4] [pic 5] [pic 6]
A partir de 1997 a empresa investiu mais de US$ 40 milhões na modernização de seu parque industrial, fazendo com que a produção de biscoitos e massas passasse a ser totalmente automatizada dois anos depois. Ainda em 1999, a empresa começou a atuar no nordeste e centro-oeste, e a partir do novo milênio focou no mercado paulista, até então com participação inexpressiva em suas vendas. Em 2000, a empresa completou seus 50 anos com o inicio d a exportação de toda sua qualidade para os Estados Unidos e Japão.
Em 2006 recebeu pela 5° vez o prêmio de qualidade e excelência empresarial pela FVG. O ano de 2007 foi marcado pelo lançamento das linhas de macarrões instantâneos, disponível nos sabores; galinha caipira, picanha grelhada e legumes,outro sucesso foram as rosquinhas nos sabores de chocolate,coco e leite. No ano de 2009, inicia a modernização de sua logomarca e das embalagens.
[pic 7] [pic 8]
Em 2013 introduziu a linha de batatas onduladas e refrescos em pó.Além disso em 2016 inaugurou uma nova fábrica em Queimados.E 2018 a Piraque foi vendida para M.Dias Branco.
ESTRATÉGI DE MARKETING PIRAQUÊ
VENCER ATRAVÉS DA QUALIDADE
A empresa compra matéria prima em sua maior parte de fornecedores nacionais e internacionais, como é o caso do gergelim, que é adquirido de produtores espanhóis, exceto os artigos que são produzidos pela própria empresa como a gordura hidrogenada produzida na fábrica de margarinas da piraquê.
Todo o processo de transformação dos alimentos em produtos finais é feito dentro da fábrica da empresa, localizada em Madureira e em Queimados com todos os procedimentos automatizados controlados por computadores, garantindo um alto nível de higiene em todo o processo.
Toda essa tecnologia, além da higiene, garante, através de sensores espalhados por todas as etapas de fabricação, desde o controle de qualidade e dos ingredientes empregados até a qualidade do produto final.
Além disso, a fábrica conta com um parque gráfico próprio, onde se produz toda a parte de embalagens da empresa. Isso facilita o controle de qualidade e conservação dos alimentos dos alimentos, assim como o controle das informações impressas nela.
VENCER ATRAVÉS DE ADAPTAÇÃO E CUSTOMIZAÇÃO
O projeto original para embalagens dos biscoitos e bolachas da Piraquê, desenvolvidos por Lygia Pape, vem sofrendo gradativas mudanças no seu lay-out desde 2009. O objetivo é uma aproximação das propostas visuais encontradas em embalagens concorrentes.
EXCEDER AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES
A Piraquê está em constante expansão de mercado pelo Brasil e exterior. No entanto, mantém o nível de hierarquia de valor para o cliente. O benefício central dos produtos Piraquê é saciar a fome. Partindo deste ponto, os produtos básicos são biscoitos e massas de muitas variedades e margarinas. O que o consumidor espera desses alimentos é qualidade aliada ao sabor e preço justo. Contudo, em relação à ampliação dos produtos, existem benefícios que extrapolam as expectativas do consumidor, ou seja, são benefícios extras como agregar à qualidade e ao sabor, baixo índice calórico, novos recheios em algumas variedades, mantendo a qualidade sem extrapolar o custo – benefício.
INGRESSAR EM MERCADOS DE CRESCIMENTO ACELERADO
No que diz respeito à disseminação da marca, a Piraquê comercializa mais de noventa itens, entre biscoitos, massas, margarinas, refrescos nos principais estados brasileiros, além de exportar para Japão, E.U.A, África e Europa.
Vencer Através de Serviços Melhores
O Coração da Piraquê é uma Sala de Controle Mais do que conhecidos, os produtos da Piraquê são lembrados por todos. Fazem parte da memória afetiva dos consumidores e criam uma relação de Intimidade que só é possível por um motivo: por que a nossa receita é ser original. Os produtos Piraquê são criações originais e genuínas. Nenhum outro é igual à Piraquê. Por isso é tão difícil de resistir é impossível de copiar.
...