O Trabalho de RH
Por: matheuskendy • 11/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.903 Palavras (8 Páginas) • 118 Visualizações
1.Introdução
O presente trabalho é sobre o setor de Gestão de Pessoas das empresas, analisando aspectos internos de diferentes processos de 3 organizações escolhidas. A Empreender Jr, FGV Jr. e a Deloitte que são empresas de consultoria e que possuem diferentes portes/tamanhos no mercado em que atuam.
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo seletivo; retenção de funcionários; integração dos funcionários; desenho de cargos e as responsabilidades sociais das empresas e definir possíveis mudanças dentre essas organizações, focando principalmente na Empreender Jr. que é a que possui o menor porte.
A metodologia deste trabalho utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas com membros dessas empresas para o complemento de dados e informações para a realização deste trabalho.
1.1 EMPRESA JR.
A empresa Jr. De Tupã é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2005, com finalidade educativa, constituída por alunos do curso de administração e engenharia de biossistemas da Unesp de Tupã, que tem como objetivo auxiliar empreendedores na gestão de seus negócios por um valor de até 30% menor que o valor cobrado no mercado.
A organização é uma alternativa a falta de oportunidades de estágio na cidade, que atualmente já realizou mais de 80 projetos comerciais, com uma equipe de mais de 200 integrantes, levando a força de trabalho jovem para o mercado.
1.2 FGV JR.
A empresa jr da Fundação Getúlio Vargas é a primeira empresa junior da américa latina com foco no primeiro e segundo setor, fundada em 1988 e composta por alunos de todos os cursos da graduação da FGV que cooperam na organização com o objetivo de auxiliar pequenas e médias empresas a crescerem.
A empresa é reconhecida no mercado, e ao longo de sua história ganhou diversos prêmios como os listados abaixo.
1.3 DELOITTE
A Deloitte é uma empresa fundada em 1845 em Londres, que presta consultoria para grandes empresas e tem sua sede situada em Nova York. Atualmente a empresa está entre as 4 maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, estando presente em 150 países contendo cerca de 286.200 funcionários.
No Brasil a empresa iniciou suas atividades em 1911, e tem suas instalações presentes nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Ribeirão Preto, possuindo cerca de 5500 funcionários que são reconhecidos pelo mercado por suas competências e habilidades de transformar informação em soluções.
2. Desenvolvimento
O presente trabalho busca analisar como funciona o setor de gestão de pessoas dentro de uma organização, identificando as etapas utilizadas durante o processo. As variáveis consideradas importantes foram:
2.1 Recrutamento
Segundo Chiavenato (2000), o processo de recrutamento consiste em atrair candidatos que possuem o mesmo perfil da função. Em outras palavras, com base nas informações a respeito do cargo, é definido o perfil do indivíduo adequado para preencher determinada vaga.
Existem vários meios de recrutamento. Sendo eles:
Recrutamento interno: É quando a empresa ocupa determinada vaga por meio do remanejamento de seus próprios funcionários. Este tipo de recrutamento mostra que a empresa está interessada em promover seus funcionários. Além disso, a organização economiza com empresa de recrutamento e com a divulgação da vaga disponível.
Recrutamento externo: Acontece quando a empresa busca preencher determinada vaga com candidatos externos atraídos pelo processo de recrutamento. Existem dois tipos de abordagens que podem ser realizadas dentro do recrutamento externo: recrutamento direto, o qual ocorre quando a empresa realiza o processo de recrutamento por conta própria. Já o recrutamento indireto, acontece quando a organização contrata uma empresa especializada para desenvolver o processo.
Recrutamento misto: As vagas ofertadas são destinadas para ambos os tipos de candidatos, sejam eles internos ou externos (BAYLÃO; ROCHA, 2014).
2.2 Seleção
O processo de seleção é responsável por analisar os candidatos escolhidos no processo de recrutamento e escolher os que se encaixam dentro do perfil e das competências exigidas pelo cargo. Para tanto, são utilizados alguns procedimentos que auxiliam na escolha do candidato (SEBRAE NACIONAL, 2016).
Esses procedimentos permitem o conhecimento não apenas das habilidades dos candidatos, mas também prevê o comportamento do mesmos ao exercer o cargo, caso seja contratado. Dentre os procedimentos estão análise de currículo, provas práticas, dinâmicas em grupo e entrevistas (GIL, 2016).
Análise de currículo: Responsável por dar informações gerais sobre a formação do candidato.
Provas práticas: As provas são elaboradas com base nas atribuições do cargo.
Dinâmica em grupo: É utilizado para avaliar as características dos candidatos. ex: liderança, sociabilidade, iniciativa, comunicabilidade e entre outras variáveis.
Entrevista: É onde acontece o contato direto com o candidato, identificando sua capacidade para exercer a função que deseja preencher.
2.3 Integração Funcional
Segundo Lacombe (2005), a integração é uma atividade que tem a função de informar aos novos colaboradores as políticas, os objetivos, as normas, as práticas, horários, os benefícios, etc; ou seja, a cultura e as regras da instituição.
Sendo assim, o período de inserção, primeiros contatos dos novos colaboradores com a instituição, são fundamentais para o bom desenvolvimento e adaptação do mesmo, os quais facilitam a criação de vínculos
Por outro lado, segundo Moscovini (2004, p.33), diz-se que o primeiro contato com a empresa causa a chamada “primeira impressão”, a qual pode ser positiva ou negativa. Por sua vez, tudo depende de como o funcionário é inserido na instituição.
2.4 Retenção de funcionários
A organização precisa desenvolver e praticar ações que visem reter seus funcionários. Essas iniciativas são importantes, pois mostra
...