O Viver com Menos
Por: Deise Wiater • 16/6/2016 • Trabalho acadêmico • 368 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Disciplina: Gestão de Pessoas I (ADM07574B)
[pic 1]Nome: Deise Suélen do Amaral Wiater
Viver Com Menos
Viver com menos pode significar viver melhor, pois se parássemos de correr atrás do supérfluo e nos importássemos ao que é realmente necessário, conviveríamos mais com família e amigos, e ainda teríamos tempo para nos dedicar às atividades prediletas, até mesmo viajar pelo mundo a fora. Mas praticar esse minimalismo é extremamente complicado, ainda mais nos dias de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais consumistas.
Não nos damos conta, mas o consumo acaba sendo nosso motor de vida, pois se estamos tristes, vamos às compras para nos sentirmos “felizes”. Embora gere uma satisfação imediata, um estilo de vida baseado no poder de compra acaba por se revelar vazio. Mas o consumo não é ruim, pois sem ele é impossível viver, o problema é agir em função disso, criando uma certa dependência e tornando-se uma pessoa individualista.
O estresse cotidiano é algo cada vez mais frequente, pois trabalhamos mais para consumirmos mais, o que acaba se tornando um vício. E esse excesso de consumo, consequentemente acaba prejudicando o meio ambiente, pois o lixo produzido por tecnologias e por produtos que não queremos mais, não são descartados corretamente. Para evitarmos isso, é preciso que reavaliemos nosso comportamento e modos de consumo, contribuindo assim, para um mundo mais equilibrado.
Infelizmente são poucas as pessoas que conseguem ser tão radicais ao ponto de se desfazer de seus bens, por uma vida melhor. Mas, se todos tivessem a consciência de que não são os bens que adquirimos que nos fazem felizes, o mundo seria melhor para se viver.
Quanto menos coisas temos, menos preocupações elas geram na nossa vida. Por exemplo, ter um carro do ano significa pagar seguro, estacionamento e viver preocupado com assaltos; ter um apartamento novo, vai demorar muito para ser quitado; fatura do cartão de crédito também não precisa ser motivo de estresse todos os meses com juros e compras desnecessárias. Quando deixamos de ter coisas, parece que sobra mais tempo para buscarmos a felicidade dentro de nós mesmos. Se conectar com coisas que nos façam bem e aprender aquilo que sempre tivemos vontade, se entregando ao que realmente nos deixa bem.
...