O conceito de doença e saúde
Por: Camilafk • 12/3/2018 • Artigo • 390 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Concepção de saúde-doença e o cuidado em saúde
O artigo da autora Marly Marques da Cruz, apresenta as diferentes concepções sobre saúde-doença e cuidado, de forma a relacionar as necessidades em saúde com base nas características de uma população em um dado território. O processo de saúde, doença e cuidado se faz presente desde a antiguidade onde se seguia modelos para as causas das doenças.
O modelo mágico-religioso ou xamanístico, os povos dessa época recebiam as causas das doenças como elementos naturais como de espíritos sobrenaturais. Adoecer era um resultado de transgressões de natureza individual e coletiva, sendo exigidos, para reatar o enlace com as divindades, esses processos tinham a liderança de sacerdotes, feiticeiros ou xamãs. No modelo holístico na medicina hindu e chinesa e no modelo empírico-racional (hipocrático), a saúde era entendida com o equilíbrio entre elementos de humores que compõem o organismo humano, um desiquilíbrio permitiria o aparecimento da doença.
Na atualidade o modelo predominante é o da medicina cientifica ocidental (biomédico) onde tem suas raízes vinculadas ao contexto do renascimento r de toda a Revolução Artístico-Cultural. O modelo biomédico focou-se na explicação da doença e passou a tratar o corpo em partes, o corpo é visto como máquina e o médico o mecânico. Foi no Renascimento que a doença foi relacionada com fatores ambientais, onde a causa da doença está num fator externo ao organismo.
Para uma compreensão mais abrangente do processo saúde-doença, no final da década de 1970 o modelo sistêmico que começou a ganhar força, é entendido como um sistema epidemiológico que se constitui num equilíbrio dinâmico. O sistema epidemiológico contempla um conjunto de ações e serviços de saúde capaz de identificar as interações dos determinantes da produção e reprodução das doenças. A busca por explicações casuais do processo saúde-doença resultou pela configuração do modelo processual (Modelo da Historia Natural das Doenças – HND), que visa ao acompanhamento do processo saúde-doença em sua regularidade, compreendendo as inter-relações do agente causador da doença, do hospedeiro da doença e do meio ambiente e o processo de desenvolvimento de uma doença, em busca de atuar na prevenção e controlo das doenças.
O processo saúde-doença se configura como um processo dinâmico, complexo e multidimensional (biológicas, psicológicas, socioculturais, econômicas, ambientais). É um conceito central da proposta de epidemiologia social, que caracteriza a saúde e a doença componentes integrados na vida das pessoas.
...