O conhecimento dos custos de uma empresa em sua gestão
Relatório de pesquisa: O conhecimento dos custos de uma empresa em sua gestão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 189wbx • 30/10/2013 • Relatório de pesquisa • 2.329 Palavras (10 Páginas) • 348 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Neste 3º semestre, é nos apresentado noções extremamente importantes para a administração. Através delas, abri-se um portal pelo qual devemos nos adentrar para melhor compreendermos como funciona a parte burocrática e financeira de uma empresa.
Os conceitos a seguir, nos norteiam a enxergar qual a importância de cada vez mais conhecimento, de todos os setores da empresa, para sabermos como administrar. Não é só termos um sonho de montarmos um “negócio” pelo qual temos “queda”. Antes de tudo temos que conhecer um pouco mais das obrigações de uma empresa, que é informado pelas noções de Contabilidade, pois não basta termos um contador, temos que entender o porque de cada informação que nos é passada e cobrada.
Além disso, o conhecimento para o administrador, nunca é suficiente para o melhor desempenho dos negócios, Custos operacionais devem ser sempre atualizados, co-relacionando-os com uma melhor gestão e assim sucessivamente como veremos a seguir.
2 O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA EM SUA GESTÃO
O conhecimento de custo de uma empresa é de suma importância para uma boa gestão, uma vez que conhecimento sobre custo é desenvolvido para atingir finalidadesespecíficas, que podem estar relacionadas com o fornecimento de dados de custos para amedição dos lucros, determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio,identificação de métodos e procedimentos para o controle das operações e atividades daempresa e a provisão de informações sobre custos para a tomada de decisões eplanejamento através de processos analíticos.
Segundo Leone (1987), a contabilidade de custos pode ser conceituada como oramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dosprodutos, dos estoques, dos componentes da organização, dos planos operacionais e dasatividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e paraauxiliar o administrador no processo de tomada de decisão e de planejamento.
Um sistema de contabilidade de custos adotados por uma empresa precisa sercompatível com sua estrutura organizacional, seus procedimento de manufatura e seustipos de informações sobre custos. Podemos saber que a contabilidade de custostem a função de suprir a administração de uma organização com dados que representemo montante de recursos utilizados para executar as várias fases de seu processooperacional. Seu papel adquire maior importância quando inserimos essa organizaçãodentro do contexto complexo e dinâmico do mercado em nossos dias.
Leone (1987) aponta as dificuldades que um único tipo de custo encontra para seadaptar a todas as necessidades devido à diversidade de seus objetivos afirmando que acontabilidade de custos, quando acumula os custos e os organiza eminformações relevantes, pretende atingir três objetivos principais, que são: adeterminação do lucro; o controle das operações e a tomada de decisões, resultando em uma melhor gestão.
O conhecimento de custo tem como objetivo principal fornecer informações alinhadas com a avaliação da eficiência, da eficácia e da efetividade dos gestores.Na tomada de decisão, as informações sobre custos devem ser utilizadas comoparâmetro, mas a falta de precisão em sua apuração e controle comprometerá aqualidade das decisões tomadas, ou seja, para uma boa gestão o conhecimento de custo é primordial.
3 CONCEITO SOBRE GECON, ABC E RKW
A empresa não possui missão. O proprietário nos informou que as coisas foram acontecendo sem muito planejamento. Informou que no início da carreira, nunca havia almejado chegar até onde chegou. Queria apenas conseguir manter sua família, ter uma vida digna.
Conversando com seus colaboradores, percebi que missão está além do que o sr. Gaspar espera. Como a palavra mesmo diz, missão representa a razão de ser da empresa e é através dela que se determina qual é o negócio da organização. Percebo então, que a missão da marcenaria é satisfazer seus clientes, a partir de suas necessidades. O que me parece que tem sido feito, já que a empresa está no mercado há mais de 25 anos com uma clientela bastante fiel e assídua.
3.1 GECON
GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos, planejamento, execução e controle operacional das atividades e estruturado a partir da missão da empresa, suas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico. Também conhecido por Grid Economicsand Business Models Works.
Idealizado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório. Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.
Existem vários tipos de sistemas de informação de suporte a decisão, cada um com nível de sofisticação necessário para atender ao nível de complexidade do problema. O sistema de informação do SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA (GECON) tem como um de seus principais processos a simulação de alternativas para o apoio à tomada de decisões. Os modelos de simulação são considerados os mais sofisticados em se tratando de sistemas de suporte à decisão orientada para modelos. Eles são utilizados em problemas que requerem a verificação dos resultados que poderiam ser obtidos em cada uma das estratégias alternativas levantadas pelo tomador da decisão. De acordo com a abordagem da GECON, o processo de simulação deve fazer parte do processo decisório da empresa se este for realizado a partir de um modelo de gestão baseado em resultados econômicos.
A área de controladoria, para ser eficaz, necessita de um sistema de informação gerencial que faça sentido e tenha lógica para os gestores das diversas áreas do sistema empresa. O modelo de mensuração da Gestão Econômica – GECON atende aos anseios informativos da área Controladoria ao usar conceitos de vanguarda e multidisciplinares, compromissado com o modelo decisório dos usuários internos, além de apurar resultados das diversas áreas da empresa e administrar por resultados,
...