O papel dos gerentes nas organizações contemporâneas
Por: Cristiane Farias • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Matriz de atividade individual
Módulo:1 Atividade: Analise dos gerentes
Título: O papel dos gerentes nas organizações contemporâneas
Aluno:
Disciplina: Introdução a administração Turma:
Introdução
Atualmente ainda se questiona o papel da gerência e suas formas de atuação. Observa-se que não existe uma forma única de gerenciar e que isso vai depender de diversos elementos organizacionais.
O gerente é entendido como quem dirige uma empresa, levando em consideração aspectos no ambiente interno e externo, dependendo dos recursos dentro da empresa e as ameaças do mercado.
O gerente é um profissional provido de poder e autoridade para dirigir as atividades dentro da empresa. É quem identifica uma situação, diagnostica o problema, planeja as soluções e as aplica. Sob essa visão, as relações funcionais entre as condições de ambientes e práticas administrativas, devem ser constantemente analisados.
A complexidade do mundo moderno tem modificado as clássicas gestões antes rígidas e precisas por formas mais flexíveis.
Hoje temos um novo modelo de gerente. Dizemos melhor, agora as empresas estão investindo em Líderes ao invés do clássico gerente. Os chamados: Coaching. Esse novo estilo de gerente substitui o clássico “puxador” da equipe, pelo que está na retaguarda. Ao invés de cobrar, pressionar, punir, esse novo modelo de gerente, orienta, educa, energiza e motiva a sua equipe. Sabendo falar e principalmente ouvir seus subordinados.
Há alguns obstáculos no processo de transição nos primeiros momentos, principalmente de gerentes “antigos”. Como medo, insegurança e incertezas. Num segundo momento se observa que esta mudança não é tão ruim e num terceiro momento é que se observa , e se aceita de fato que os resultados são favoráveis.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Além de ser provido de autoridade para a tomada de decisões e incentivar sua equipe, o gerente tem que planejar, organizar e controlar.
Competências e habilidades demandadas do gerente
Ser facilitador, mediador, motivador, coordenador, orientador, inovador e negociador. Ser modelo de sua equipe. Criando um ambiente de confiança, satisfação e auto - estima á todos.
Conclusão
O que vai garantir o sucesso do gerente é a satisfação de todos. Tanto da organização , como de sua equipe.
Um grande obstáculo também são as culturas e normas das empresas.
Um bom planejamento, tecnologia, jogadas de marketing, não garantem o sucesso da organização, se não tivermos contribuição de pessoas capacitadas, inovadoras e cooperativas.
As organizações precisarão disponibilizar treinamentos adequados para formar este novo perfil de gerência. Mas sobre tudo cabe ao mesmo estar atento a todas as mudanças a sua volta e no mundo, para exercer corretamente o novo papel que lhe cabe, o de líder!
...