O que faz o consultor de informática?
Por: Oswaldojbr • 21/3/2017 • Artigo • 467 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
O que Faz o Consultor de Informática?
Na maioria das empresas a informática tem o papel de atividade meio, assim os gastos são vistos como custos e não como investimentos, todavia o correto funcionamento da estrutura de informática tem papel fundamental na execução da atividade fim da empresa.
O consultor de informática tem o papel de analisar toda a estrutura a partir de quatro pilares fundamentais. São eles:
1. Estrutura elétrica do ambiente de informática.
2. Estrutura de rede de computadores.
3. Estrutura de hardware.
4. Estrutura de software.
A correta analise da atual situação de cada pilar, irá gerar diagnósticos de correção, adequação e manutenção. Bem como será possível fazer o planejamento para atualizações e substituições de curto e médio prazo.
O consultor deve ter em mente qual o impacto de cada um dos pilares, sendo por tanto necessário à correta compreensão de cada um deles. Para isso vamos definir a abrangência dos pilares como ponto de partida.
1. Estrutura elétrica do ambiente de informática.
Composta por todo e qualquer material elétrico (cabos, disjuntores, tomadas, varões de cobre e etc.).
O projeto elétrico contempla o tipo de cabo e tomadas que deverão ser utilizados, pois cada circuito planejado deve levar em conta a potencia que será consumida. Isso evitará problemas com sobrecarga (causam desligamentos inesperados), aumento do consumo de energia (cabos mal dimensionados perdem energia em forma de calor), problemas de comunicação de rede (correntes indesejadas circulando pelo cabeamento), choques elétricos, dentre vários outros.
2. Estrutura de rede de computadores
Composta por produtos físicos (cabos utp, conectores, tomadas, switch, modens, roteadores, firewall, servidores, placas de rede e etc.) e lógicos (softwares de comunicação, protocolos, programas de firewall e etc.).
O projeto de rede deve contemplar todos os equipamentos e configurações, bem como descrever de forma clara as politicas de segurança de dados, de senhas e de internet.
3. Estrutura de hardware.
Composta por todos os equipamentos físicos de informática que serão utilizados pelos usuários (computadores, monitores, tablets, smartphones, impressoras, scanners e etc).
O relatório deve contemplar a descrição de hardware de todos os equipamentos, a fim de gerar analises para planejamento de atualizações e substituições.
4. Estrutura de softwares.
Composta por todos os softwares que serão utilizados (sistemas operacionais, aplicativos de segurança de dados, programas para atividades especificas e etc.).
O relatório deve descrever cada software, apontando suas respectivas licenças e requisitos de hardware. Bem como deve conter uma analise sobre a usabilidade avaliada a partir da experiência dos usuários, objetivando propor melhorias ou substituição (sendo necessário pontuar o impacto dessas mudanças).
O consultor de informática deve ter ampla visão sobre os quatro pilares, assim saberá delegar as atividades técnicas, cercando-se de profissionais competentes de cada área que será avaliada, a fim de propor soluções viáveis e confiáveis. Desse modo o resultado que será entregue a organização, possibilitará o empoderamento para os colaboradores dos processos resultantes das ferramentas de informática.
...