O que é auditoria
Projeto de pesquisa: O que é auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiany19 • 1/10/2014 • Projeto de pesquisa • 4.044 Palavras (17 Páginas) • 189 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com todo esse trabalho teremos por objetivos, favorecer a nossa aprendizagem, estimular a responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Neste trabalho apresentamos um parecer, a demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil, e elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer sejam os modelos organizacionais.
Desenvolver, com motivação e por meio de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares, para a captação de insumos necessária aos controles técnicos, á geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.
Exercer com ética e proficiência as atribuição e prerrogativa os que lhe são prescritos através da legislação especifica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
SUMÁRIO
O que é Auditoria
Quais os tipos de auditorias existentes
Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado
Qual a postura que um auditor deve ter
Processo e Procedimentos de Auditoria – Demonstração Contábil Auditada
Planejamento de Auditoria
Carta de Responsabilidade e SOX
A importância da carta de responsabilidade
O porquê da criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos causados nas empresas de auditoria.
O que é Auditoria
Auditoria seja qual tipo for, interna ou externa, significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultado dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Enquanto a primeira é realizada por um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa, a segunda é feito por um profissional da própria empresa com o propósito de monitorar e avaliar os controles internos.
Quais os tipos de auditorias existentes
Auditoria interna.
É conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, Prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.
Auditoria externa.
De maneira geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábil por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no (S) período (S) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específicas aplicáveis.
Auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil. Auditoria de Sistemas de Informática ou Riscos Tecnológicos é uma atividade independente que tem como missão o Gerenciamento de risco Operacional envolvido e avaliar a adequação das tecnologias e sistemas de informação utilizados na organização através da revisão e avaliação dos controles, desenvolvimento de sistemas, procedimentos de TI, infraestrutura, operação, desempenho e Segurança da informação que envolve o processamento de informações críticas para a tomada de decisão.
A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. As origens do conceito remontam as normas técnicas do Departamento de Defesa norte-americano que através de seus diferentes órgãos subordinados exigiam de seus fornecedores o cumprimento de várias exigências contratuais técnicas pelos respectivos supervisores e engenheiros. Essas normas geraram outras dos próprios fabricantes e se desenvolveram em sofisticadas auditorias internas e externas de qualidade e depois influenciaram normas internacionais. Em 1986 a International Organization for Standardization - ISO publicou a ISO-8402-1986 definiu a auditoria da qualidade da seguinte forma.
"Auditoria de Qualidade: Um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos"
As padronizações dos sistemas de qualidade internacionais gerariam ainda as normas ISO:9001 em 1987, desdobrados em três normas em 1987 consolidadas em 1996 (ISO 14001:1996). Em 2007 foi publicada a revisão da ISO19011:2002 e em 2011, houve nova elaboração da ISO 19011 que não se restringiu apenas às auditoria de qualidade e ambiental. No Brasil a ABNT elaborou a ABNT NBR ISO 19011:2012 com base na norma internacional 2 .Do ponto de vista dos fabricantes, a auditoria visa a certificação e implementação da qualidade, e dependendo do ramo de atividade, visa a implementação e certificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF's). Esta auditoria pode ser interna (realizada por funcionários qualificados da própria empresa) ou externa (realizada por empresas de consultorias ou órgãos como Vigilância Sanitária, os quais cumprem os requisitos da portaria vigente).São avaliados durante uma auditoria as normas e procedimentos, que devem estar certificados legalmente. A partir daí, é realizada uma inspeção que deverá se certificar do real cumprimento dos procedimentos e normas.
Auditoria de recursos
...