O sentido principal das teorias administrativas
Artigo: O sentido principal das teorias administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elaniamael • 23/9/2014 • Artigo • 585 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Teoria da Burocracia
Não havia regras específicas e definição dos Objetivos para com os colaboradores. Existia apenas a lei de: "fazer seu serviço, ganhar seu dinheiro e continuar trabalhando." As empresas precisavam ser geridas de forma impessoal e Racional, com isso, origina-se a Teoria da Burocracia. A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Atualmente Burocracia representa uma empresa lenta, com
muitos processos, ineficiente e uma grande Rotina, quando na verdade deveria ser totalmente o contrário.
Teoria Estruturalista
A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.
Sua enfasê é na estrutura e seus principais enfoques são múltipla abordagem: organização formal e informal, análise infra-organizacional e análise interorganizacional.
ÊNFASE NAS PESSOAS
Teoria das Relações Humanas
A proposta principal desta teoria circula ao redor do reconhecimento humano. Até então, visto como apenas um instrumento de produção, o homem passa a ter o seu lado pessoal contemplado como importante para o desenvolvimento organizacional (D.O.).
O produto era o bem mais valioso da empresa. Neste novo contexto, o homem é visto como elemento chave de todo o processo organizacional. Portanto, as ações dentro das fábricas passam a ser voltadas para a satisfação dos operários.
Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores, e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na
administração. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis
De imediato é importante deixar claro o conceito sobre o que é Organização Mecanicista e o que é Organização Flexível.
Organizações mecanicistas são organizações burocráticas, permanentes, rígidas, definitivas e baseadas na hierarquia e no comando. Organizações flexíveis são organizações mutáveis, adaptativas, transitórias e baseadas no conhecimento e na consulta.
O que é certo se dizer é que a organização mecanicista é uma organização extremamente fechada que não leva em conta o indivíduo dentro dela, pois o indivíduo como já foi dito na referência à Teoria das Relações Humanas é dotado de sentimentos,
...