O surgimento de teorias administrativas
Tese: O surgimento de teorias administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patpedro • 1/6/2014 • Tese • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 365 Visualizações
Este trabalho tem como um dos objetivos, compreender as razões pelas quais surgiram as Teorias Administrativas e quais eventos sociais contribui para esse surgimento. Conhecer os principais autores das Teorias Administrativas e entender qual a importância das teorias nos dias atuais e quais as propostas que ainda são utilizadas.
Assim como, obter novos conhecimentos entender a importância da boa administração para a eficiência das empresas e dos operários.
O surgimento das Teorias da Administração.
A Administração é uma necessidade, e tem influência no mundo todo desde o passado até os dias de hoje. É uma habilidade humana, muitos nascem com está habilidade, são os administradores natos, outros por sua vez adquirem ao longo da vida com as experiências pessoais e profissionais. Ela sempre esteve presente em nossas vidas, deste o inicio da humanidade, pois todos sempre buscam maneiras para solucionar problemas, da melhor forma possível e com mais agilidade.
Porém foi a partir da Revolução Industrial, onde os produtos deixam de ser fabricados por estrutura familiar de forma artesanal e passam a fabricação por complexo industrial, onde começa a se questionar se o tipo de administração que está sendo utilizada é à melhor e onde tem que ocorrer mudanças, para que as empresas pudessem acompanhar o desenvolvimento e acontecimentos sociais, que a Revolução Industrial acarretou, sendo eles:
1° Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;
2° Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
As Teorias da Administração iniciaram com o Engenheiro Norte americano Frederick W. Taylor no inicio do século XX. Administração Cientifica que surgiu em função da observação de Taylor, com os operários para definir quais movimentos eles teriam que fazer para produzirem mais e gastando o menor tempo possível.
Taylor via a necessidade de substituição do método empírico pelo científico para garantir a máxima produção e o mínimo de custo. Essa substituição recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT). Ele ainda verificou que a condição do trabalhador influenciava no resultado do trabalho, adequou alguns dos instrumentos de trabalho para diminuir esforço e perda de tempo na execução das tarefas.
Ele também se propôs a verificar se os movimentos realizados pelos operários eram necessários para a realização das tarefas, ele cronometrava cada movimento estudando-os de modo a adaptar uma melhor forma de se trabalhar sem perder tempo, com este método ele escolhia o trabalhador certo para cada tarefa, subdividiu as tarefas para que cada operário fosse especialista somente na função que exercia. Foi a partir dos estudos de Taylor que as demais Teorias da Administração surgiram, e uma veio para aprimorar a outra.
Em 1913 inicia-se a produção em massa criada por Henry Ford, onde tendo como base a Administração Cientifica de Taylor, ele aprimorou esses conceitos para produzir mais e em menor tempo; enquanto na administração de Taylor os operários iam até as peças, Ford criou a linha de montagem automatizada, aonde as peças iam até os operários, com este método ele conseguiu aumentar a produtividade e conquistar autos ganhos. Ambos só se preocupavam com a produção, não viam os operários como pessoas, mas sim como máquinas.
Fayol por sua vez via a organização de cima para baixo o contrario de Taylor e Ford, sua maior contribuição para a administração geral são as funções administrativas – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar – que são as próprias funções do administrador ainda nos dias atuais.
As demais teorias vêm para, dar o valor que o ser humano tem, com o foco que se tinha na produção em massa, o operário estava sendo esquecido.
Teorias: Clássica, da Burocracia, Estruturalista, das Relações Humanas e Comportamental.
A partir de Taylor, todas as teorias vieram para aprimorar ou melhorar algo que não ficou claro ou que não foi abordado nas demais, é claro também que as Teorias da Administração vêm para acompanhar as mudanças e os desenvolvimentos do mundo administrativo e tecnológico. E essas mudanças também são aplicadas às pessoas, pois conforme vão surgindo às inovações o ser humano também tem necessidades e desejos novos.
A Teoria Estruturalista assim como a humanista veio para acabar com o exagero das demais teorias, porém cada uma cuidou de pontos diferentes (empresa x operário), a Teoria Estruturalista mostra que não se pode ter um pensamento fechado focado apenas na burocracia como a Teoria Burocrática, ou na estrutura organizacional como a Teoria Clássica, mostra que podemos agir
...