OS MOTIVOS PELOS QUAIS OS GERENTES DEVEM DEDICAR MAIS TEMPO NO TREINAMENTO
Por: Vânia Rodrigues • 22/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Resenha Crítica de Caso
Vânia de Lima Rodrigues
Trabalho da disciplina Departamento Pessoal Estratégico
Tutor: Prof. Marcio Gonçalves de Pinho
Rio de Janeiro
2021
4 MOTIVOS PELOS QUAIS OS GERENTES DEVEM DEDICAR MAIS TEMPO NO TREINAMENTO
Referências: HARVARD BUSINESS REVIEW. Por Joseph R. Weintraub e James M. Hunt. Reimpressão Ho23NQ, Publicado em HBR.ORG, 29 de maio de 2015. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina departamento pessoal estratégico. Acessado em 19/04/2021.
.
Introdução
Neste estudo de caso, será abordado a importância que os gerentes devem dar, em dedicar seu tempo no treinamento. O texto apresenta 4 motivos para colocá-lo em prática. Como a atuação do gerente em relação a utilização da ferramenta do treinamento pode trazer bons resultados à sua equipe e empresa, fazendo com que os seus subordinados alcancem resultados e objetivos esperados. Ao decorrer do artigo vemos a razão pelo qual esses gerentes se dedicam a empenhar seu tempo visando o desenvolvimento e a aplicação dessa ferramenta.
Desenvolvimento
Os autores iniciam com um breve comparativo baseado em suas investigações juntos à gerentes, destacando os que não usam o treinamento, que não são maus gerentes, mas que estão negligenciando uma ferramenta essencial no desenvolvimento de talentos. Ao passo que os que usam o treinamento e distinguem dos outros por sua mentalidade, pois acreditam no valor do treinamento, tornando-o um elemento natural do seu conjunto de ferramentas gerenciais. Ou seja, não são profissionais de treinamento, mas são profissionais que, além de suas funções, reservam espaço para o treinamento.
O primeiro motivo é porque o gestor considera o treinamento uma ferramenta importantíssima para alcançar as metas e objetivos da empresa. Se por um lado estão competindo por talentos, tentando reter líderes em desenvolvimento que desejam incentivar seus funcionários, por outro lado sabem que é difícil encontrar e recrutar pessoas talentosas, e que uma organização não pode obter sucesso apenas às custas dessas pessoas, mas também de pessoas experientes. Portanto, ter um treinamento é imprescindível, tanto para consolidar as habilidades quanto para lidar com as mudanças de realidades do mercado.
O segundo motivo mostra que os gerentes gostam de ajudar as pessoas a se desenvolver. O gerente vê seu pessoal como diamante bruto que precisa ser lapidado. Isso significa que não necessariamente as pessoas chegam prontas, mas que precisam se desenvolver, tanto para desempenhar suas funções, quanto para também saber como agir quando contratempos surgirem. Daí a importância do treinamento, pois o gerente - considerando esse esforço mais uma tarefa de sua função, adapta seu estilo às necessidades e ao estilo de cada pessoa em particular. Assim, eles acreditam que as pessoas com o potencial mais elevado, que podem dar a maior contribuição para uma empresa, precisarão de uma ajuda para concretizar suas ambições mais elevadas.
O terceiro motivo é que eles são curiosos. Os gerentes que praticam o treinamento gostam de estar sempre atualizados, em relação aos acontecimentos, sobre os problemas enfrentados dos funcionários, e onde precisam melhorar. Eles sabem muito bem como dialogar com seus subordinados para que fique à vontade para compartilhar suas dúvidas, percepções, erros e acertos, para que juntos possam refletir e chegar a uma solução.
Contudo, alguns dirão que não tem tempo, mas não podemos pensar assim, pois é algo indispensável quando se pensa no desenvolvimento do seu pessoal.
...