OS SENTIDOS DO TRABALHO
Por: glenea • 21/8/2016 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CATALÃO
PÓLO SÃO SIMÃO
COSTA , Glenea de Brito.
OS SENTIDOS DO TRABALHO
As transformações no mundo do trabalho, com o surgimento de novas formas de organização e modificação da natureza, causam o desaparecimento de empregos permanentes, dando assim vasão ao aparecimento de novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho.
A visão do trabalho atualmente é tida como uma das atividades essências a ser realizada diariamente, sendo ligada à dignidade humana e aos processos que envolvem os relacionamentos sociais.
As principais razões para se trabalhar e dar sentido ao trabalho são: ter um relacionamento social, um sentimento de vinculação e possuir um objetivo na vida e, com as transformações que vem ocorrendo no mundo do trabalho, há também dificuldades sendo enfrentadas pelos administradores no sentido a influência exercida na motivação dos trabalhadores. Tornando assim necessário o estudo e compreensão dos sentidos que o trabalho possui.
Estelle Morin, alega que a transformação organizacional oferece oportunidade para reorganizar o trabalho de forma que sua eficácia e a qualidade de vida dos trabalhadores sejam melhoradas, para que o indivíduo visualize os sentidos de estar desenvolvendo determinada função, sentido este que possa orientar as decisões dos responsáveis pelos processos de transformação organizacional.
A autora apresenta dois modelos de organização do trabalho: o das características do emprego de Hackman e Oldham e a concepção de Sistemas Sociotécnicos de Emery e Trist.
No primeiro modelo, Morin enfatiza cinco princípios relacionando às organizações, são eles: a reunião de tarefas, a formação da unidade natural de trabalho, o estabelecimento de relações entre os integrantes da organização, o enriquecimento das tarefas e os mecanismos de feedback acerca do desempenho. E que para se adquirir sentido, o trabalho precisa variar as tarefas, ter identidade e significado para o indivíduo, devendo inclusive ser relevante para a sociedade.
Conforme o segundo modelo, denominado abordagem sociotécnica, os aspectos intrínsecos e extrínsecos do trabalho podem incitar o empenho e motivação do trabalhador. Havendo portanto, semelhança entre os dois modelos, contendo variedades e desafios, aprendizagem continua, reconhecimento e apoio e um futuro almejado. Já os fatores extrínsecos compreendem salário justo e aceitável, estabilidade do emprego, vantagens, segurança e processos adequados.
Morin, faz a distinção entre trabalho e emprego, salientando que o trabalho é uma atividade que tem um objetivo, onde há gasto de energia e que visam produzir algo de útil, podendo ser agradável ou não, podendo ser ou não associado a trocas de natureza econômica. Já o emprego se caracteriza como uma ocupação da pessoa, ao qual corresponde ao conjunto de atividades remuneradas em um sistema organizado economicamente.
Conforme apresentado no texto, há vários estudos com o desígnio da compreensão do significado adjudicado ao trabalho, podendo
...