Objetivos da Engenharia de Métodos
Por: messiasbarros • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 7.681 Palavras (31 Páginas) • 238 Visualizações
Engenharia de Métodos
Objetivos da Engenharia de Métodos:
Equilíbrio entre o aumento da produtividade e a diminuição de desgastes físicos. Técnicas de registros e a analise do trabalho, estudos dos movimentos , simplificação das tarefas e desenvolvimento de um método melhorado.
Sumario
1 – Introdução ...........................................................................1
2 – Etapa 1 .................................................................................2
2.1- Passo 1 ..................................................................................3
2.2 – Passo 2................................................................................4
2.3 – Passo 3 ...............................................................................5
Introdução
Segundo Souto (2002), a Engenharia de Métodos estuda e analisa o trabalho de forma sistemática, objetivando desenvolver métodos práticos e eficientes buscando a padronização do processo. Dentre as ferramentas utilizadas, o projeto de métodos se destina a encontrar a melhor forma para execução de tarefas, a partir do registro e análise de determinado trabalho, busca-se idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam maior produtividade. O campo da engenharia dos métodos estuda a concepção e a seleção da melhor organização da atividade, ainda avalia o melhor método de produção, dos processos, do uso das ferramentas e equipamentos e das competências operacionais para produzir um produto. Com o objetivo de reduzir o tempo de produção para o mercado, garantir maior qualidade e padronização, e ainda facilidade e economia de meios na fase de industrialização e de produção.
Etapa 1
1º Passo
Pesquisar sobre o histórico, a origem, surgimento e evolução no Brasil, técnicas e ferramentas associadas a Engenharia de Métodos.
1.História.
2. Origem.
3.Surgimento e evolução no Brasil.
4.Técnicas e ferramentas associadas.
Histórico da Engenharia de Métodos.
A origem da Engenharia de Produção ocorreu nos EUA ,na virada do século XIX para o século XX inserido em um processo de avanço da industrialização e crescimento econômico
.Durante o século XVIII, a primeira Revolução Industrial mudou a forma de organização da produção.
As inovações não estavam restritas á técnicas e a tecnologia , mas também á organização do trabalho. A relação do homem com o trabalho estava se transformando e ao fim desse processo chegou ao fim o capitalismo mercantilista , cuja produção era organizada em ofícios .Com o grande processo do setor industrial ,surgiu a necessidade de organizar e administrar complexos sistemas de produção, a necessidade se agravou com a segunda revolução industrial e seus avanços tecnológicos. Atarefa de analisar o trabalho para racionalizar começou na indústria Metal - mecânica e essa disciplina foi chamada de Engenharia Industrial, a qual foi preconizada por F.W Taylor, Frank e Lilian Gilbreth, H.L Gant,Walter A. Shewart, Henry Fayol, dentre outros. Mais tarde com o advento da produção em massa difundida por Henry Ford, e posteriormente a produção enxuta concebida por Taichii Ohno dentro da Toyota.
Surgimento e Evolução no Brasil
No Brasil , desenvolveu- se com o nome de engenharia de produção , a partir de 1950 . Outros fatores como o recente desenvolvimento Japonês e a adoção da temática da Qualidade & Produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas e públicas, industriais , serviços e de governos, consolidaram essa difusão.
Como nasceu dentro da Engenharia Mecânica , a Engenharia de Produção industrial ,se dedicou inicialmente ás dimensões físicas dos sistemas produtivos . Na década de setenta notou-se que mesmo no Brasil, que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção ganhou notável desenvolvimento e tornaram – se independente de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias.
O curso de Engenharia de Produção da UFRJ, Universidade de Brasilia ,Fundação Getulio Vargas e ao lado do curso similar da Escola Politécnica da USP , são pioneiros no pais tendo servido para o efetivo desenvolvimento da Engenharia de Produção no pais.
Técnicas e ferramentas.
Apesar do desenvolvimento ocorrido na época os estudos de movimento e de tempos passaram a ser utilizados juntos a partir de 1930, recebendo o titulo de Engenharia de Métodos.
1. Desenvolver um sistema de método preferido.
2. Padronizar este sistema e método.
3. Determinar o tempo gasto por uma pessoa treinada para executar este método.
4. Orientar o treinamento do trabalhador no método.
O método desenvolvido deve ser o mais próximo do ideal , não sendo buscado somente a melhoria do método atual. Mas buscar um padrão cronometrado de uma pessoa treinada e técnica para aquele trabalho .
Passo 2.
Paletização.
Palete é um estrado de madeira ,metal ou plástico que é utilizado para movimentação de cargas.
A função do palete é viabilizar e otimizar o transporte de cargas através do uso paleteiras e empilhadeira.
É mais viável economicamente falando ajuntar vários volumes e fazer o transporte ou movimentação , do que fazer a movimentação de cada volume individual se estes tiverem o mesmo destino .
O objetivo da otimização é proteção, economia , transporte e manuseio.
Poletização: Consolidação de diversas unidades de produto sobre uma plataforma de madeira ( estrado) visando tornar mais fácil e segura as operações de manuseio , armazenagem , estocagem ou movimentação através de empilhadeiras e paleteiras ,reduzindo mão de obra e agilizando a movimentação
...