Obsolescência planejada
Por: cpsilva301 • 12/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 371 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Página 1 de 2
GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE
Obsolescência planejada
- Qual a relação entre o consumo e a obsolescência planejada?
- Qual a relação entre obsolescência programada e a sustentabilidade?
- Na sua opinião, qual deveria ser o modelo de consumo no século XXI? Esse modelo acarretaria quais consequências? (Faça uma análise Crítica).
Respostas
- A Obsolescência programada é o planejamento do tempo de uso de um produto, programando seu fim antes mesmo da ação da natureza e do tempo. A obsolescência planejada está diretamente relacionada ao consumo, pois ao reduzir o tempo de uso de um produto, automaticamente se estimula o aumento do consumo, na procura de novos produtos em substituição aos que se encontram “obsoletos”. Assim, é criado um ciclo constante de descarte e novas aquisições.
- A obsolescência programada ao estimular o consumo de novos produtos em substituição aos inutilizados, estimula também o aumento da produção e do lixo no meio ambiente. Esse lixo, composto de materiais eletrônicos, possui grande volume de metais pesados, responsáveis por diversos impactos ao meio ambiente. A relação da obsolescência planejada e a sustentabilidade de certa forma é inversa, pois este modelo de consumo, nada sustentável, degrada e prejudica o meio ambiente e vai de encontro aos projetos e ideais de sustentabilidade.
- Visando a preservação do meio ambiente e das riquezas que ele nos oferece, o modelo de consumo ideal para o Século XXI seria um modelo mais sustentável, no qual a produção seria para atender as reais necessidades dos consumidores e as empresas respeitassem o verdadeiro tempo de vida dos produtos, ao invés de planejar seu fim. As principais vantagens deste modelo seria a desaceleração da produção e do consumo, reduzindo assim a quantidade de lixo do ambiente e preservação da água, do ar e do solo. No entanto, este modelo também apresenta desvantagens, como a redução da competitividade entre as empresas, redução do quadro de funcionários e para os consumidores redução até mesmo do conforto na utilização dos seus bens.
Apesar das possíveis desvantagens, ainda consideramos este modelo o ideal, pois antes de consumidoras e futuras empresárias, somos habitantes do planeta e a prioridade deve ser sempre a manutenção do bem estar das pessoas, o uso e descarte consciente dos produtos e preservação das riquezas e insumos oferecidos pelo meio ambiente.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com