Resenha - Comunicação planejada, recurso fundamental para a eficácia da gestão organizacional.
Por: Renato Caetano • 14/10/2015 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 742 Visualizações
AMORIM, Maria Cristina Sanches. Comunicação planejada, recurso fundamental para a eficácia da gestão organizacional. Caderno de Pesquisas em Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP. - Vol. 01, nº 9 (2º Trimestre) - São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 1999.p. 98. em: < http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c9-art8.pdf > Acesso em 27 set. 2015.
1. Credenciais da autora
Maria Cristina Sanches Amorim, é economista, doutora em Ciências Sociais pela PUC – SP, professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC-SP e do Programa de Educação Continuada para Engenheiros, do Departamento de Minas e Metalurgia da Escola Politécnica da USP.
2. Introdução
O artigo analisa a evolução da comunicação, sua estrutura e importância dentro de qualquer estrutura organizacional, como ferramenta capaz contribuir para a eficácia, principalmente quando na implementação de projetos e novos métodos gerenciais, além de constituir o sistema institucional e orientar o desenvolvimento das pessoas nas condutas comunicacionais e de leitura dos conteúdos operacionais e normativos.
3. Apresentação
Nas onze páginas do artigo, a autora destaca a relevância da comunicação em torno dos objetivos da organização, público ou privada, e da importância da comunicação transmitida pela liderança, frisando que esta deve ser planejada afim de obter-se sempre resultados positivos com a interpretação de quem recebe esta comunicação.
No contexto, avalia a relação entre pessoas, o juízo que as pessoas fazem sobre cada comunicado e seu veredito, presente em cada resposta ou conduta. Trata dos mecanísmos de aprendizado e do aprendizado como comportamento, onde há a necessidade de vencer a resistência das pessoas para as mudanças que descartam o tradicional, estimular o interesse e estabelecer compromissos.
A mecânica sugerida para aperfeiçoamento se destaca em várias partes como qualidade do texto:
“O enfoque em informação privilegia a redução da diversidade, com vistas a ampliar a capacidade de predição, o enfoque em comunicação abandona a pretensão de predição, investindo na capacidade dos sistemas em reagir rápida e positivamente às mudanças, através da capacidade de escutar o contexto que, por sua vez, antecipa possibilidades. Antecipar possibilidades amplia a capacidade de adaptação. Quanto mais descentralizada a instituição e quanto maior sua necessidade de adaptação ininterrupta, maior a necessidade de um sistema de comunicação. O sistema de comunicação não pode ser um expediente exclusivamente informativo, limitando-se à apresentar declarações.”
Como conclusão, estabelece que a comunicação é eficaz quando deixa de ser uma ferramenta para decisão e passa a ser parte da estrutura da instituição, estabelecendo uma rede de compromisso. Sendo assim, deve-se analisar também as instituições como parte de um fenômeno linguístico, seu estudo permite avançar na descentralização administrativa sem perda de coerência, com maior eficácia na realização de tarefas e construção
...