Operacoes e Terminais e Amarzéms
Por: cowboyforever • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS
ETAPA N° 1 E 2
NOME: ADRIANO PESSANHA RA: 1299100011
NOME: ALEXANDRE AMARILDO VAZ RA: 8492202943
NOME: FELIPE DE SIQUEIRA RA: 8062798926
NOME: MAURICIO RAFAEL LOCATELLI RA: 8075811510
NOME: PAULO SERGIO VILLELA FURTADO RA: 9861499458
NOME: ROGER CASSIANO BARBOSA RA: 8637228461
NOME: TARCISIO FERREIRA ROSA RA: 8410151064
NOME: TIAGO LEANDRO RIBEIRO RA: 9049460863
PROFESSOR MAURICIO GUERREIRO
TAUBATÉ / 2015.
ETAPA 1.
- Passo 1
A empresa Indústria Química do Brasil ltda., situada Av. Eurico Ambrogi Santos, 548 - Distrito Industrial do Piracangágua nesta cidade de Taubaté-SP é uma empresa de capital fechado que iniciou se suas atividades em 1991 no ramo de produtos químicos têxteis. A Empresa Indústria Química fabrica diversões produtos químicos tais como: produtos de acabamentos, coating, produtos de preparação e resinas dentre outros produtos. Realiza diversas atividades sendo umas delas a sua reutilização de embalagens onde são armazenadas e são distribuídos para os seus consumidores, porem alguns produtos é comprado por fornecedores de diversos países para manter seu estoque sempre cheio.
Histórico da empresa
Nome da empresa: Indústria Química do Brasil Ltda.
Localização: Av. Eurico Ambrogi Santos 548 - Distrito Industrial do Piracangágua – Taubaté-SP
Setor de atuação: Produtos químicos têxteis
Tamanho: Médio porte
Missão: Gerar satisfação ao mercado através dos seus produtos e serviços
Valores: Ética em suas ações e sustentabilidade em seus negócios
Produtos comercializados: Dedica-se a comercialização e distribuição de produtos químicos para várias indústrias comercialização e distribuição de produtos químicos para várias indústrias dentre elas indústrias têxtil.
Insumos utilizados: Corantes, pigmentos têxteis e produtos auxiliares.
Público-alvo: Todas as empresas interessadas nos produtos têxteis.
Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Gestor Técnico Antonio da Silva
Linha de produtos: comercialização e produção de produtos têxtil.
- Passo 2
Pelo ponto de vista do moderno operador logístico, pode-se definir armazenagem como gestão econômica do espaço necessário pára manter estoques de mercadorias pertencentes a terceiros. Isso engloba todas as funções de localização, dimensionamento da área, arranjo físico, recuperação e configuração do armazém.
É possível afirmar que o conceito de armazenagem tem início com a observação pelo homem da alternância entre períodos de fartura e de escassez e está intrinsecamente relacionado com o a necessidade de abastecimento dos povos. A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes ás suas necessidades atuais, ou ainda para permutas com outros produtos dos quais não se dispunha.
Na medida em que os blocos econômicos vão se consolidando, o mundo torna-se mais receptivo ao conceito de globalização da economia. Neste contexto de diversificados fluxos e tipos de mercadorias, são inúmeros os fatores que compõem o custo final das operações, devendo este ser necessariamente racionalizado para se obter preços competitivos, de modo a disputar o mercado global.
- Passo 3
Os custos de armazenagem dizem respeito aos custos que envolvem a estocagem e armazenagem dos produtos, ou seja, desde a construção do galpão de almoxarifado, aquisição de prateleiras e demais equipamentos, como mesas, computadores, ferramentas, e o uso de pessoas no gerenciamento dos estoques, o custo com equipamentos como empilhadeiras, transportes e movimentação de materiais de um local para outro, custos com mercadorias vencidas, estragadas, extraviadas, perdidas, furtadas, Esses custos podem se tornar em detalhes impactantes no negócio da empresa, visto que em muitos casos, são diferenciais entre os resultados esperados e obtidos
O lote econômico permite que o cliente compre o deseja, quando lhe convier. E é a quantidade comprada que vai minimizar o custo de estocagem e de aquisição. Os custos envolvidos são apenas de estocagem por unidade e de pedidos por ordem de compra, desconsiderando possibilidade de agregar pedidos para mais de um produto por fornecedor.
A armazenagem de materiais e produtos é um conjunto de atividades para conservação que começa no recebimento e toda movimentação ao descarregar, carregar, conferir, endereçar e estocar, e podem ser em locais específicos, dependendo do volume, e peso e suas características.
...