Os Cargos e Salários
Por: Rosana Roh • 6/6/2019 • Trabalho acadêmico • 2.630 Palavras (11 Páginas) • 119 Visualizações
SUMÁRIO
Capa....................................................................................................................... 01
Introdução.............................................................................................................. 03
Definição sobre salário.......................................................................................... 04
Empresa escolhida.................................................................................................. 05
Avaliação de cargos............................................................................................... 05 até 09
Implantação de cargos e salários............................................................................ 10
Planejamento de carreira........................................................................................ 10
Remuneração estratégica....................................................................................... 11 e 12
Organograma.......................................................................................................... 13
Conclusão............................................................................................................... 14
Referências............................................................................................................. 12
INTRODUÇÃO
Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir ou, pelo menos, dá origem a um comportamento específico. A polêmica é se salário funciona como um fator de motivação para os funcionários.
Quando surge uma necessidade esta rompe o equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão, um comportamento ou ação. Dependendo do comportamento ou ação a pessoa poderá ter satisfação ou insatisfação. A insatisfação produzirá frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixo. A satisfação, volta ao equilíbrio anterior, à forma de ajustamento ao ambiente.
As teorias motivacionais modernas, da Teoria Bahaviorista, considera-se um aperfeiçoamento da Teoria das Relações Humanas, duas teorias importantes para compreendermos o mecanismo de motivação do ser humano, são elas: a "Hierarquia das Necessidades", de Maslow, e os "Fatores de Higiene-Motivação", de Herzberg.
Associando a teoria de Maslow e Herzberg à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, o salário contribui, e está ligado à satisfação das necessidades humanas.
O dinheiro permite não só a satisfação de necessidades fisiológicas e de segurança, mas também a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização. Portanto, o dinheiro é um meio e não um fim, e não é fator de motivação quando analisado isoladamente.
Diante disso, a empresa deve ver o salário como agregado de motivação utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.
Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização são necessários planos de Recursos Humanos, como o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.
As pessoas devem crer que há ligação entre diferenças de remuneração e de desempenho, o salário poderá ser um excelente motivador.
Salário não é o único componente remuneratório, existem benefícios, que acabam somando e compondo a remuneração, poderão existir outras verbas, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações etc.
AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES SOBRE O TERMO SALÁRIO SÃO:
1) Salário nominal - Aquele que consta na ficha de registro, carteira profissional e em todos os documentos legais. Pode ser expresso em hora, dia, semana, mês;
2) Salário efetivo - Valor recebido pelo empregado, já descontadas as obrigações legais (INSS, IRRF etc);
3) Salário complessivo - O que tem inserido toda e qualquer parcela adicional (hora extra, adicional, etc);
4) Salário profissional - Aquele que está expresso na lei e se destina especificamente a algumas profissões;
5) Salário relativo - Figura de comparação entre um salário e outro na mesma empresa;
6) Salário absoluto - Montante que o empregado recebe, líquido de todos os descontos, e que determina o seu orçamento.
O pensamento de William B. Werther - "Quando a remuneração é feita corretamente, os empregados têm mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos organizacionais".
Empregados e empregadores pouco sabem a respeito de planejamento de carreira, não estão conscientes da necessidade e das vantagens desse planejamento. E mesmo conscientes, falta-lhes informação necessária para que tenham sucesso em seu planejamento.
DEFINIÇÃO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS:
Abraham Maslow Necessidades são supridas da seguinte forma: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Auto estima e Auto realização tudo de forma flexível.
Abraham Maslow Necessidades são supridas da seguinte forma: Fisiológicas, de Segurança, Sociais, Auto estima e Auto realização tudo de forma flexível.
Frederick Herzberg Necessidades são os: Fatores motivacionais que são internos, sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.
David McClelland Necessidades para a motivação: poder, afiliação e realização, que são adquiridas ao longo da vida, mas trazem prestígio, status e outras sensações que o ser humano gosta de sentir.
Empresa: OdontoPrev S.A.
Localização: Av. Dr. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939 - 14° andar -
Edifício Jatobá, Torre II - Tamboré - Barueri – SP CEP: 06460-040
Segmento: Comercialização de planos e serviços odontológicos;
Porte: Grande
...