Os Desafios da Comunicação Interna nas Organizações - Marlene MARCHIORI
Por: LoyanneSantana • 24/11/2020 • Resenha • 644 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1]
Loyanne Santana
FICHAMENTO - Os Desafios da Comunicação Interna nas Organizações
Marlene MARCHIORI
O objetivo central do texto é focado justamente na comunicação das empresas pois o autor emerge da ideia de que a comunicação é uma troca de informações necessárias para o desenvolvimento interno das empresas, nesse caso existem dois modelos organizacionais citados no texto sendo eles: mecanicista e orgânico, podemos entender como mecanicista uma organização que contém ênfase nas regras a serem seguidas e orgânica com ênfase nas pessoas. Através desses dois modelos é gerado uma dissertação sobre a importância da organização e comunicação no contexto organizacional relatando que uma necessita da outra, pois, como citado de pelo o autor de acordo com Berlo (2003) uma organização só é possível através da comunicação.
No decorrer do desenvolvimento do texto a autora Marlene começa a abordar a teoria organizacional funcionalista mostrando que a função da comunicação nessa perspectiva é a colaboração para a realização dos objetivos organizacionais. Marlene cita Morgan sobre tal teoria funcionalista que afirma a elaboração de uma linguagem que possa criar "um sistema de valores para o conhecimento e gerenciamento da experiência organizacional". A autora defende a comunicação como uma parte essencial para um bom desempenho dos funcionários de uma organização alegando a implicação de bons resultados através no desenvolvimento comunicacional interno, pois estudos apontam que a comunicação dentro da empresa é vista como uma transmissora de conhecimento e informação.
De acordo com Marlene a comunicação se mostra mecanicista, olha-se para a comunicação como algo que ajuda a construir a realidade organizacional. O processo de transmissão de informação dentro de uma de empresa precisa seguir um certo fluxo e organização pois somente dessa forma é possível ter uma saúde organizacional. De acordo com pesquisas de Gallup Management Journal (KRUEGER e KILLHAM, 2005) relatam que a saúde emocional dos funcionários interfere ativamente nos relacionamentos internos.
Segundo uma pesquisa de 2005 da IABC sobre as práticas de comunicação ideal com os funcionários, nessa pesquisa surgiram 4 pontos importantes, sendo eles: 1 - motivação dos funcionários para que se alinhem com as estratégias de negócio. 2 - Liderar e gerenciar a comunicação (líderes envolventes). 3 - Gerenciar excesso de informação (cuidados com excesso de informação). 4 - Mensurar o retorno sobre investimento ROI da comunicação interna. Analisando os resultados apresentados a autora conclui que "ao ponderarmos sobre as diferentes pesquisas podemos inferir que a comunicação interna está embasada na administração de processos de comunicação que mantenham as pessoas informadas, por meio de redes formais e informais, mas principalmente mediante os veículos de comunicação que existem e determinam a “forma” de comunicação, provavelmente com o objetivo de cumprir as funções organizacionais, administrativas, políticas e humanas."
Após a leitura e interpretação dos fatos e argumentos apresentados pela autora podemos concluir que a comunicação e a organização dessa comunicação é um processo muito importante e essencial para o desenvolvimento de uma empresa pois a comunicação é vista como um meio de transmissão de informação de uma empresa e a organização e manutenção desse processo de compartilhamento de informações é necessário para que se mantenha uma certa gestão e até mesmo controle daquilo que é repassado tanto para os funcionários quanto paras os clientes. Além de saber gerenciar uma boa comunicação os responsáveis pela empresa precisam saber lidar com as emoções dos funcionários e proporcionar uma saúde e bem-estar, dessa forma os profissionais estarão bem preparados para possíveis divergências.
...