Os Dez mandamentos da Administração
Por: Lehonis • 7/6/2018 • Trabalho acadêmico • 805 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I
Os dez mandamentos da Administração
Nome
RA
Curso
Semestre
Polo
Salvador/Ba
2018
- Resumo
Para manter uma empresa lucrativa e funcionando bem é necessária uma boa administração que não é apenas executar tarefas, é preciso planejar o negócio com rumo e direção bem definidos. Para Nagamatsu, diretor do Sebrae-SP, a boa administração exige do empresário um planejamento prévio que responda algumas questões básicas como: “Qual será o seu público-alvo?” “Quanto devo investir na empresa? ” dentre outras.
A falta de planejamento e a recusa de responder algumas questões básicas antes de abrir um empreendimento faz com que as empresas tenham menos de dois anos de vida atrelado a isso percebemos a falta de planejamento como um fator preponderante para o encerramento das atividades empresariais. O Plano de negócio deve ser a prioridade dos administradores antes de abrir ou expandir os seus negócios.
Alguns empreendedores buscaram o Sebrae-SP porque sentiram a necessidade de expandir os seus negócios e na instituição foram orientados por consultores a formalizar o seu empreendimento e a realizar os controles básicos da empresa tais como: separar as contas pessoais das contas da empresa, organizar as entradas e as saídas financeiras, controle de fluxo de caixa mensal ou semanal e controles de gastos pessoais, realizar o monitoramento da cadeia de suprimentos para posteriormente aprimorar as programações de compras, além de dicas de como melhorar a comunicação visual do produto e divulgar o negócio para manter e ampliar a clientela.
Os consultores Sebrae-SP, elaboraram os dez mandamentos da boa administração a qual auxilia os empreendedores sendo eles:
- Elabore um plano de negócio: descrever e planejar a viabilidade mercadológica e financeira da empresa;
- Divulgue sua empresa: Realizar divulgações com as características do público-alvo;
- Criar um clima organizacional favorável: Ter um clima baseado no perfil de funcionários e tipo de público a ser atendido;
- Treine e motive os funcionários: Colaboradores capacitados e motivados para o trabalho na empresa;
- Conecte-se à internet: Utilize-a para apresentar a sua empresa;
- Realize uma avaliação de satisfação do cliente: criando um sistema simples de contato pós-venda;
- Acompanhe e adapte-se às mudanças do mercado: é de extrema relevância que o empresário acompanhe as novas tendências do mercado;
- Crie uma rotina de trabalho: criação de um plano de trabalho que contribuirá para a sistematização e a organização dos processos.
- Acompanhe a contabilidade: acompanhar os relatórios gerados pelo escritório de contabilidade;
- Tenha controles administrativos/financeiros: realize controles de estoque (inventários), controles de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, cadastro de clientes, controle de orçamentos e pedidos, controle de custos fixos e variáveis, entre outros.
- Introdução
Os elementos responsáveis pelo sucesso e expansão de uma empresa perpassam pelas questões abordadas pelos dez mandamentos da administração, onde as orientações auxiliam o empreendedor no crescimento e na organização empresarial a partir de consultores administrativos engajados na durabilidade da corporação.
- Desenvolvimento
Para o alcance da melhor obtenção de recursos e resultados é importante que o gestor conheça os principais fundamentos da administração, como a eficiência e a eficácia. Tendo em vista que, os clientes são o seu recurso mais importante não só para a aquisição dos dividendos como também para a divulgação da sua empresa.
...