Os Métodos Quantitativos
Por: Alba Valéria • 24/8/2020 • Trabalho acadêmico • 1.607 Palavras (7 Páginas) • 136 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de cumprir com a determinação da disciplina de métodos quantitativos, ou seja, elaborar um questionário estruturado.
A partir do questionário se pretende obter dados e informações para contribuir com a pesquisa da tese que versa sobre o modelo de compras e seus impactos na gestão pública de hospital universitário (HC-PE) no período de 2014 a 2018.
A escolha do tema emergiu a partir da vivência na gestão do HC-PE, mas, especificamente, a partir das dificuldades relacionadas às compras versus necessidade de demandas urgentes geradas no que se refere a complicações médicas que colocam alguns pacientes em risco de óbito, caso não exista a aplicação de algum medicamento ou intervenção imediata de alguma tecnologia de tratamento.
TEMA
- Modelo de compras e seus impactos na gestão de hospital universitário (HC-PE) no período de 2014 a 2018.
HIPÓTESE
- O tempo gasto para compras em licitações, no atual modelo, leva ao desabastecimento implicando na diminuição da assistência.
UNIDADE DE ANÁLISE
- Modelo de compras do HC-PE
OBJETIVOS:
VARIÁVEIS DEPENDENTES
- Tempo gasto para realizar o processo licitatório;
- Desabastecimento;
VARIÁVEL INDEPENDENTE
- Modelo de compras;
LAPSO TEMPORAL DA INVESTIGAÇÃO
- Período de 2014 a 2018 (últimos cinco anos)
ESQUEMA DE OPERACIONALIZAÇÃO
Considerando que os cidadãos contribuintes esperam um modelo de gestão pública mais eficiente, investigar o desempenho do modelo de compras, atual, as descobertas podem vir a influenciar em mudanças que minimizem os obstáculos presentes no caminho percorrido pelos funcionários e/ou servidores ao dedicarem-se ao reabastecimento das instituições públicas. Quando maior o lapso temporal, mas preocupante, especialmente em instituições públicas hospitalares, porque o que está em jogo é a vida.
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
Lidar com o dinheiro público não é uma tarefa fácil, especialmente com o modelo de compras posto, pois o mesmo indica que a aquisição deve ser a de maior vantajosidade para a administração, e não raras as vezes é interpretado como o mais barato. Sendo o mais barato, geralmente é passível de problemas, e quando estes surgem com eles vem as críticas. Se a opção for por um cuja resistência for superior e consequentemente mais caro, justificativas precisam ser muito bem embasadas para não ser acusado de prevaricação e/ou de ter dado prejuízo ao erário.
METODOLOGIA
A metodologia proposta é a de aplicação de um questionário estruturado aos pregoeiros, porque estes lidam com a fase externa da licitação (diretamente com os fornecedores, mesmo que de forma virtual) e saberão responder quais implicações legais podem interferir no andamento célere ou mais lento de uma licitação. Também será aplicado um questionário com os responsáveis das áreas demandantes para entender a compreensão dos mesmos sobre o processo de compras, bem como qual o momento em que entendem ser necessário iniciar processos de compras, impactos no abastecimento, entre outros. E será feito um levantamento de prazos nos processos licitatórios dos últimos cinco anos, onde poderão ser tabulados os motivos de retrabalho, interrupções de prazos, etc.
Modelo de compras e seus impactos na gestão de hospital universitário
Dimensões Indicadores
Tempo
Desabastecimento
Redução na assistência
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio: Zahar, 2007 • KERLINGER, Fred N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, EPU, s.d. (1979) • LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Marisa de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1986 (1982) • MANN, Peter. Métodos de investigação sociológica. Rio: Zahar, 1975 (1968)
Investigador(a): ________________________________________________________
Recife, _____/_____/______ Hora de início: ________ Hora do fim: ________
Instruções ao pesquisador: As perguntas devem ser realizadas exclusivamente a pessoas que possuam vínculos com o Hospital das Clínicas, seja como estagiário, residente, médico, enfermeiro, servidor ou funcionário administrativo, professor, etc. Caso o entrevistado indique na primeira pergunta que não possui vínculo institucional, agradecer a atenção e descontinuar a pesquisa. Nas perguntas abertas orientar ao pesquisado para indicar as respostas com, no máximo, 10 palavras. Nas perguntas fechadas assinalar com um (x) naquela que mais se aproxime da resposta que o entrevistado entenda como adequada. Ler com imparcialidade e não opinar na resposta fornecida.
QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO
1. Possui vínculo empregatício com o hospital das clínicas da UFPE?
( ) sim ( ) não
2. Em resposta positiva a questão 1 (um). Qual o seu tipo de vínculo?
( ) estagiário(a)
( ) servidor(a) administrativo(a) RJU
( ) funcionário(a) administrativo(a) EBSERH
( ) funcionário(a) administrativo(a) terceirizado(a)
( ) outro. Especificar_________________________
3. Há quanto tempo convive com a realidade do hospital?
( ) menos de um ano
( ) de 1 a 3 anos
( ) de 3 a 5 anos
...