Os Planos heterodoxos do governo brasileiro 1985-1994
Por: adriely1016 • 18/3/2016 • Trabalho acadêmico • 548 Palavras (3 Páginas) • 454 Visualizações
RESUMO DE PSICOLOGIA
Sensação, Percepção e Consciência.
O objetivo deste trabalho é relatar sobre a sensação, a percepção e a consciência, definindo cada uma delas, e detectando as suas funções.
A sensação por sua vez, é todos os sentidos que no caso são: a visão, audição, tato, olfato e paladar. Ela é responsável pela comunicação entre o mundo interno e o mundo externo, e através dos sentidos, podemos perceber a forma dos objetos, a cor, o cheiro, a textura, e etc.
Com todas essas sensações, podemos observar o que esta em volta de nós, em certos momentos não percebemos, as veze passamos despercebidos entre as coisas que estão em nosso redor, é preciso estar preparado, ter mais convicção das coisas, para não perdemos nada de encantador que há nesse mundo. Mas nem tudo é um mar de “rosas” certas pessoas não possuem os cinco sentidos, alguns não enxergam, outros não escutam, mas nem por isso não se desmotivam para não querer mais viver.
No caso dessas pessoas que não tem a visão, eles utilizam outros meios para se movimentar, para brincar e fazer outras coisas. É no caso de usar a audição que neles funcionam muito, até melhor de que possui a visão. Eles detectam muito bem o barulho dos sons, e sabe muito bem o que cada som significa.
Assim como os surdos e mudos, que aprendem a Língua de Sinais, que é a Libra, e por esse método se comunicam com as outras pessoas normalmente. Há tantos meios de sensação, que é preciso aprender mais e mais, pois é muito importante que se tenha mais entendimento sobre esse assunto.
Outra parte importante desse trabalho é a percepção, que se encaixa perfeitamente na sensação. O procedimento é onde o nosso cérebro recebe as informações e a interpretamos através das sensações, dando-lhes sentido e significado das coisas. É como um bebê que senti o cheiro da rosa, a toca, observa a cor, mas não consegue perceber que aquilo é uma rosa.
Nosso cérebro capta inúmeras informações, mas nem tudo fica armazenado, somente uma parte fica gravada e jamais esquecemos essas informações.
A percepção se caracteriza pela organização e interpretação das sensações, pode também, envolver informação neurossensorial. A partir da percepção desenvolvemos a consciência do entorno e de nós mesmos.
A consciência, por sua vez, significa conhecimento, percepção e honestidade. Ela relata a noção dos estímulos, a volta de um individuo que confirma a sua existência, e que por esse motivo se costuma dizer quem está desmaiado ou está inconsciente.
A consciência também está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas. A consciência pode ser relativa à uma experiência, problema ou situações. Como por exemplo: Ele estava completamente viciado, mas não tinha consciência disso. É dessa forma que conseguimos distinguir a consciência, a perceber as verdadeiras coisas ou circunstâncias que estão em nosso redor.
Podemos enfim, determinar a consciência de duas formas:
- Consciência psicológica: consciência de nós mesmo e do mundo ao nosso redor.
- Consciência moral: pensamento anterior que nos orienta, de maneira pessoal, sobre o que devemos fazer em cada situação.
Exemplos: Paulo perdeu a consciência.
Paulo agiu de acordo com a sua consciência.
...