Os Processos Administrativos
Por: VanSantos • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.764 Palavras (12 Páginas) • 112 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Vanessa Santos Pereira | 2578463693 |
Giovanny Davis Faustino Barbosa | 8486190991 |
Hosana Cássia Gimenez Vieira | 8474830918 |
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Jacareí – SP
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Relatório de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentado à Faculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina Processos Administrativos.
Orientador: Luis Eduardo Bianchi
Jacareí – SP
2015
ETAPA 1 - O PROCESSO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL.
PASSO 1
Comandar uma empresa não é tarefa fácil, para tornar-se um bom gestor são necessárias algumas habilidades para lidar com um desafio novo a cada dia. Dentre essas habilidades estão:
- Capacidade de lidar com problemas: No cotidiano de uma empresa, uma das principais habilidades de um gestor de sucesso é saber conduzir com tranquilidade e da melhor forma possível os problemas que surgem. É preciso saber trabalhar sob pressão, e manter-se sempre firme durante e depois dos problemas.
- Adaptabilidade: Saber adaptar-se ao ambiente de trabalho, independente da empresa, da gestão, e qualquer tipo de situação, é com certeza ser um bom gestor. Saber a maneira como a empresa trabalha, pois cada tipo de empresa tem um modo diferente, e adaptar-se a ela, sem maiores dificuldades.
- Interação: Uma boa relação de um gestor com seus colaboradores é sempre positivo para o ambiente de trabalho, o funcionamento da empresa, o trabalho é mais prazeroso quando se mantem uma boa relação. Um gestor que tem a capacidade de interagir e conhecer seus funcionários, lidera muito melhor, pois consegue explorar melhor as habilidades de cada um, assim obtendo resultados melhores.
- Polivalência: Um gestor que já passou por diversos departamentos de uma empresa, com certeza tem uma visão mais ampla, e conhece muito bem o seu ambiente de trabalho, assim tornando-se mais capacitado para liderar diversas áreas da empresa.
- Ponderação: Muitas decisões no cotidiano de um gestor, tais como redução de custos e corte de pessoal, são decisões que influenciam a empresa, pessoas em volta do gestor e algumas vezes até ele mesmo. E a ponderação sem dúvidas é uma habilidade necessária para um bom líder, para pensar sempre com muita calma nas melhores alternativas.
As habilidades de cada gestor são independentes da empresa em que atua, o que pode mudar é a maneira de lidar de acordo com cada cultura.
De acordo com Crepaldi (1998), uma Empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços com vistas em geral a obtenção de lucros.
Dessa forma, entende-se que, o conceito de Empresa, é uma forma de organização que tem como objetivo inicial obter lucros, através de sua produção, serviços entre outros e atender as necessidades de seus stakeholders:
- Clientes: Oferta de bens ou serviços;
- Colaboradores: Oferta de emprego e contraprestação salarial;
- Acionistas: Realização do lucro que remunera o risco incorrido;
- Credores: Reembolso do capital e juros em prazo acordado;
- Fornecedores: Procura de bens ou serviços;
- O Estado: Cumprimento das obrigações fiscais e legais;
Dentro das Empresas existem diferentes cargos, dentre eles o de gestor e o de empresário.
A Gestão é o gerenciamento/administração de uma empresa, que estabelece metas. Surgiu após a revolução industrial, quando alguns profissionais buscavam soluções para problemas que não existiam antes, utilizando vários métodos para administrar os negócios da época.
A partir desse entendimento, é possível concluir então, que um gestor, tem a função de fixar metas e alcança-las através de planejamento, análise e conhecimento dos problemas a enfrentar, organização e comunicação. É necessário que seja um bom líder ao dirigir seus colaboradores, fazendo com que os mesmos sintam-se motivados. Estar sempre atento aos acontecimentos da empresa, para sempre tomar boas decisões, e com cautela e maior precisão melhorar o que for necessário e manter o que já está em bom funcionamento.
Empresário é a pessoa que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens e serviços, sendo pessoa física ou jurídica.
- Pessoa Física: é denominado Empresário individual, ou seja, o tipo de empresário que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física, ou seja, titular da empresa.
- Pessoa Jurídica: é denominado Empresário coletivo, ou seja, pessoa que se constitui sob a forma de sociedade.
Com o passar do tempo, as empresas tornaram-se sistemas abertos, devido às alterações no ambiente externo a empresa que ocorreram com frequência e muito rapidamente. Os acontecimentos externos podem afetar a empresa e vice-versa. Nessa situação as empresas devem ser permeáveis às mudanças do ambiente externo.
...