Os Processos Administrativos
Por: zsotnas83 • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 120 Visualizações
Ziulda Maria dos Santos
As principais habilidades para um gestor de sucesso:
As principais habilidades necessárias pra um gestor de sucesso são as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
As habilidades técnicas estão relacionadas com o fazer, isto é, com o trabalho com “coisas” com processos materiais ou objetos físicos concretos.
Pois o sucesso do gestor depende muito mais do seu desempenho do que de sua personalidade, depende do que ele faz e não do que ele é. A Habilidade técnica envolve o uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de técnicas relacionadas com o trabalho e com o procedimento de realização.
Para Chiavenato (2007 PLT) “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras”.
Percebe-se que a habilidade técnica é uma forma de aprendizagem e de experiência prática, em que o gestor tende a se aperfeiçoar naquilo em que este está determinado a fazer.
A habilidade humana consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. As habilidades humanas representam a habilidade que o gestor deve ter no trato com pessoas. Se ele deve atingir resultados através das pessoas, é preciso que estas pessoas sejam lideradas, motivadas, recebam as comunicações necessárias ao seu trabalho, sendo valorizadas como indivíduos, sabendo trabalhar como uma equipe. As Habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento da cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas. A habilidade humana é responsável em grande parte pelo sucesso do nível da gestão, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. Uma vez tomadas às decisões, o nível gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que a habilidade técnica os execute.
A habilidade conceitual consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e necessidades de seu grupo imediato. Trata-se da necessidade do administrador de ter uma visão do todo. É a habilidade de olhar além das fronteiras de seu setor, departamento ou empresa, saber como a organização se relaciona com o meio ambiente e entender suas relações. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato, estas habilidades são indispensáveis aos administradores e gestores de Topo.
Portanto as habilidades sejam elas técnicas, humanas e conceituais é um dos pontos fortes do reconhecimento das habilidades na vida do gestor, pois é dos elementos de suma importância no processo de liderança na identificação de um bom administrador, embora essas habilidades se evoluí no decorrer do tempo da gestão. Sabemos que são características desafiadoras, não é fácil desenvolvê-las, sustentá-las é ainda mais complicado. E essa é exatamente a missão do gestor e administrador, vencer todos seus desafios e mostrar sua capacidade de se manter e crescer-nos mais diferentes cenários. Somente assim o gestor será considerado capaz de executar o seu papel.
Um bom gestor é aquele que é capaz de influenciar as pessoas de forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados pela Meta. Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas.
O gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor será capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração por parte dos colaboradores tornando-os mais suscetíveis a aceitar as decisões do líder.
O conceito de empresa, de gestor e empreendedor.
Empresa é uma associação de pessoas para exploração de um negocio que produz ou oferece bens e serviços, tendo em vista a obtenção de lucros serviços para a necessidade da sociedade como um todo.
Ou seja, a empresa é o lugar onde se concentra um grupo de pessoas para as tomadas de decisões, lugar em que as estratégias econômicas são adotadas.
Gestor: Responsável por gerir e administrar área ou departamentos dentro de alguma empresa, com a função de saber lidar com as atividades da empresa e também no que lhe diz respeito, dedicando-se a organização e os resultados de suas atividades colocando em pratica as habilidades que vimos anteriormente.
...