Os Tempos de Evolução
Por: milafossrosa • 28/5/2018 • Resenha • 425 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
TEMPOS MODERNOS
A administração sempre esteve em nosso meio, mas nunca foi colocada em prática em seu total, com o passar dos tempos os seres humanos vêm tentando insensatamente melhorar as formas de administrar seus trabalho/vida.
A forma mais clara de como melhorar atividade é a teoria de Frederick Winslow Taylor, ele acreditava muito nas áreas operacionais, tinha a mentalidade que a área operacional eram a base de uma empresa, não se dava tanta importância para aquele trabalhador que não estivessem trabalhando na pratica, não tinha em seu pensamento que deveria ter outras funções para auxiliar na produtividade.
O filme Tempos Modernos de (1936) do ator Charlie Chaplin, faz uma avaliação das grandes indústrias que tem uma mistura de homem e maquina. A critica é a seguinte: feita uma comparação dos dois trabalhando em conjunto, um dependendo do outro para ter produtividades em series, se um se mantem acelerado o outro também deve se manter.
No filme o ator chamado de Carlitos um operário simples que se submete em situações clíticas de trabalho forçado, demonstrando cansado por fazer as mesmas tarefas repetidamente varias vezes, e a produtividade só aumentando até que ele é levado a um grande stress, talvez era isso que Taylor não teria conhecimento. Que se colocasse seu trabalhador a um trabalho forçado essa pessoa poderia parar de render tanto quanto.
Carlitos foi internado em um manicômio pelo fato de seu trabalho que abalou seu psicológico, teve seu tratamento e obteve alta ele ao sair, foi confundido como líder de um grupo comunista, e foi preso até que impediu um grupo de fugir da cadeia, ganhou como premio a liberdade mais com a liberdade ele queria voltar para cadeia, pelo fato de que lá teria comida muito descanso e fora dali teria que trabalhar e muitas vezes passaria até fome..
Os donos de fabricas tinham seus operários como objetos, uma peça que faz parte de suas maquinas, uma prova disso, é a apresentação de uma maquina de alimento apresentada a Carlitos, essa maquina tinha como objetivo mais produção, por que o trabalhador não precisaria parar se alimentar poderia comer, e trabalhar ao mesmo tempo.
No meu ponto de vista Taylor não tinha quase nada de humanidade em sua teoria, oque ele visava era produtividade fazer números. Temos que concordar que sua teoria é aplicada ate nos dias atuais seu pensamento era atual, mas se pararmos e analisarmos nem mesmo maquinas robotizadas não suportam um trabalho forçado.
Seja uma maquina, ou um ser humano, ambos devem ter sua carga horaria e momento de descanso, entre jornadas de trabalho.
...