Outsourcing
Por: Deise Bernardo • 3/3/2016 • Relatório de pesquisa • 991 Palavras (4 Páginas) • 262 Visualizações
1. Introdução
A globalização veio para revolucionar o mundo. Um de seus fatores importantes é a facilidade de comunicação. Por exemplo: a fabricação de produtos que passam por vários países até chegar em seu destino final. A distância não é mais um impedimento e sim, uma oportunidade de negócios.
Visando esse contexto, as organizações deram importância no desenvolvimento de soluções para o consumidor, concentrando-se no “core business”, conhecido aqui como núcleo de negócios. Desse modo, as novas categorias de serviços se destacaram para a “tercerização”, onde vem se multiplicando rapidamente, pois as organizações vem reduzindo custos e melhorando seu desempenho operacional.
Este fenômeno nenhum um pouco passageiro, recebe a denomição de outsourcing.
2. O que é outsourcing?
Outsourcing é a contratação/compra de produtos e serviços recorrendo a uma outra empresa no exterior. A diferença entre subcontratar serviços ou optar pelo outsourcing, é que esse envolve uso estratégico de recursos externos, como citado acima, vem reduzindo custos ou pessoas.
Um exemplo corriqueiro de outsourcing, a ida em uma lancheteria e comprar o lanche, todos nós teoricamente podemos fazer um lanche, temos recursos e produtos, mas optamos comprar o lanche pronto porque mais nos convêm.
2.1 Alguns tipos de outsourcing
- Outsourcing de T.I
- Outsourcing de impressão
- Outsourcing de logística
- Outsourcing de produção
- Outsourcing de sistema Financeiro
- Outsourcing de sistema administrativo
- Outsourcing de sistema contábil
- Outsourcing de Recursos humanos
- Outsourcing de Atividades de marketing
2.2 Outsourcing de operações logísticas.
O outsourcing de operações logísticas nas empresas representa um dos focos principais desse trabalho. Os processos logísticos começaram a ganhar importância, sendo alçados do papel de meras atividades de suporte para um papel central nas estratégias das empresas. Devido a necessidade de entregar matérias primas e produtos acabados em prazos menores e mais frequentes, tornado a logística uma atividade mais complexa e importante. Mais recentemente, outros fatores de mercado contribuíram para o aumento da complexidade das atividades logísticas. O recebimento da mercadoria comprada no prazo correto é o principal fator de mensuração de qualidade da empresa pelo consumidor.
Por fim, notou-se um aumento de exigência pelos clientes quanto ao nível de serviço logístico, advindos da maior quantidade de informações disponíveis e a facilidade de realizar comparações entre empresas concorrentes. Assim, uma vez que se tornaram mais complexas, as atividades logísticas passaram a demandar maior investimento financeiro, a fim de que seu desempenho estivesse compatível com as exigências competitivas do mercado atual.
2.3 Para que serve de modo geral ?
O outsourcing é a ferramenta estratégica para fornecer o negócio de forma eficiente e eficaz, garantindo a rentabilidade da organização.
Reestruturação, redução de pessoas e reengenharia das operações, foram algumas das formas encontradas pelas empresas para manterem competitivas e que tornaram o outsourcing muito mais estratégico, isto é, focado no valor agregado, bem como na otimização dos recursos e competências centrais para atingir o crescimento (FUJITSU, 2007).
Está ligado também ao outsourcing, a ideia de parceria durante o processo produtivo, onde uma organização contrata outra para auxiliá-la em seus serviços.
3.Vantagens do outsourcing
As empresas recorrem ao outsourcing pelo simples fato de poupar tempo, podendo dedicar-se a outros serviços.
Na concepção de Araújo (2006), alguns dos principais beneficios do outsourcing são:
- Razões de ordem financeira: redução dos custos passíveis de enxugamento e economia na utilização dos recursos da empresa;
- Razões competitivas: a empresa que adere ao outsourcing torna-se mais ágil se concentrando nas questões realmente significativas;
Para Araújo (2001), alguns dos outros benefícios do outsourcing estão atrelados:
- Redução imediata dos custos e riscos, inerentes à execução dos processos que são transferidos;
- Concentração nos esforços estratégicos;
- Desburocratização;
- Maior eficácia organizacional;
- Mais agilidade decisória e administrativa;
- Simplificação na produção;
- Criação de ambiente mais propício ao surgimento de inovações;
- Valorização profissional;
3.1 Desvantagens do outsourcing
Apenas dos benefícios citados acima, existem alguns fatores de risco, que as empresas devem tomar cuidado:
- O não atingimento dos objetivos estabelecidos, sejam com relação do desempenho das equipes contratadas ou a redução de custos desejados, que muitas vezes não acontecem;
- A perda de controle do gestor em alguns procedimentos, reduzindo assim a segurança que tem em suas atividades internas;
- Aumento a dependência da empresa parceira externa, o que pode trazer problemas com relação a prazos e qualidade de materiais utilizados;
- Problemas como corrupção e lavagem de dinheiro, em casos de contratação em orgãos públicos, que tanto acompanhamos atualmente;
3.2 Fases da implementação
Para implementação do plano de outsourcing, é necessário destacar os principais passos:
...