PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR
Por: dipa • 18/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.270 Palavras (14 Páginas) • 346 Visualizações
FACULDADE SOROCABA
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
DOCENTE: ILSON JULIANO BARRETO
DISCENTES: GELIANE ANGELO PORTO
RENATA JESUS ROSA
PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR
SOROCABA, SP
2015
PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR
TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE GESTÃO AMBIENTAL COMO FORMA PARCIAL DE ATRIBUIÇÃO DE NOTA EM SEMINÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 OBJETIVO
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2.1 LOCALIZAÇÃO
2.2 RELEVO
2.3 CLIMA
2.4 FLORA
2.6 CRIMES AMBIENTAIS
Peru vende Amazônia e ameaça comunidades indígenas da fronteira com o Brasil
2.7 ACESSO AO PARQUE DA SERRA DO DIVISOR
2.8 OUTRAS INFORMAÇÕES
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Parque nacional é um território relativamente extenso que apresenta um ou mais ecossistemas ainda intactos ou pouco transformados pela exploração e ocupação humanas. A variedade de espécies da fauna e flora, os sítios arqueológicos e os habitats oferecem um interesse científico, educativo e recreativo.
Esta definição de Parque Nacional hoje não contempla a realidade pois, muitas áreas descaracterizadas estão sendo pleiteadas para parques nacionais, com o intuito de recuperá-las e conservá-las.É necessário que o governo do país impeça e/ou elimine toda exploração ou ocupação sobre a totalidade da superfície do parque e, respeite as entidades não governamentais que justificaram a criação do parque.
No caso do Brasil, as áreas que devem ser especialmente protegidas não podem ser suprimidas, a não ser através de lei, mesmo que as mesmas tenham sido criadas via decreto governamental.
Surgiram na Europa, na época da Idade Média, as primeiras iniciativas para proteção das florestas e habitats da fauna silvestre, através da criação de áreas protegidas pela aristocracia rural e pela realeza, no intuito de garantir a continuidade de se usufruir dos recursos naturais, principalmente no que tange ao exercício da caça, praticada pelos proprietários.
1.1 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância e a riqueza que o parque Nacional da Serra do Divisor nos traz. O quanto ele agrega e interfere na vida das pessoas e dos animais. E o quão valioso ele é para a vida econômica dos empresários que usam de destruição para ganho próprio.
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA
2.1 LOCALIZAÇÃO
O Parque está localizado no extremo oeste do Estado do Acre, na bacia hidrográfica do alto rio Juruá, na fronteira do Brasil com o Peru, onde encontra-se também o rio Ucayali, sendo a unidade de conservação mais ocidental da Amazônia (ponto do país mais próximo ao Oceano Pacífico) abrangendo áreas de cinco municípios.
[pic 1]
Parque Nacional da Serra do Divisor
Superfície
846.633 hectares
Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 15%
Floresta Ombrófila Aberta 85%
2.2 RELEVO
O Parque possui no seu território a única cadeia de montanhas do Acre, a Serra do Divisor, que é o divisor de águas da bacia dos Rios Ucayali no Peru e Juruá no Brasil.
Geomorfologicamente, há três grupos de unidades morfoestruturais, todos situado entre 200 a 650 metros de altitude: Depressão amazônica (extensas planícies e cadeias de montanhas); Planalto rebaixado (pequena área de interflúvios tabulares) e a Planície amazônica (planícies aluviais e níveis de terraços descontínuos).
[pic 2]
Parque Nacional da Serra do Divisor
2.3 CLIMA
A precipitação anual é da ordem de 2.200 mm e a temperatura média mensal é de 26°C no período chuvoso podendo diminuir 3°C ou 4°C no período seco.
Em parte da Serra do Divisor, próximo às franjas da Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Peru, o clima é mais úmido e frio.
Nos meses de junho e julho a temperatura pode chegar a 7°C, fato surpreendente em se tratando de uma região que fica a apenas 1.000 km da linha do Equador.
2.4 FLORA
A maior parte da área é coberta de Floresta Tropical Aberta, com duas fisionomias: Aberta de Cipó e Aberta de Palmeira.
[pic 3]
2.5 FAUNA
Dentre as 1.233 espécies de animais encontradas no Parque Nacional da Serra do Divisor, 90 foram consideradas de valor especial para conservação (76 vertebrados e 14 invertebrados).
[pic 4]
Este é um dos lugares mais remotos do Brasil. Seus 8 mil quilômetros quadrados ficam no extremo oeste do país, encostados na fronteira com o Peru, numa região em que a Amazônia começa gradualmente a ganhar relevo e a se aproximar da Cordilheira dos Andes. A altitude na Serra do Divisor mal ultrapassa os 600 metros, mas isto já é desnível mais do que suficiente para permitir que os rios formem lindas cachoeiras no meio da floresta virgem.É uma unidade de conservação brasileira de proteção integral . A administração do parque está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.
...