PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO”, CONTEXTUALIZADA EM UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DO COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES.
Por: cardosoecia • 16/10/2019 • Trabalho acadêmico • 729 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2 - “PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO”, CONTEXTUALIZADA EM UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DO COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES . 4
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, pode-se afirmar, sem medo dos equívocos das generalizações, que o mundo está aberto a produtos mais saudáveis, mais seguros e mais respeitadores do meio ambiente, sendo dessa forma no clima dos negócios uma economia globalizada, para responder a um consumidor cada vez mais esclarecido e exigente, que busca por produtos saudáveis. Portanto as empresas passam a oferecer não só os produtos, mas entendem que devem assumir cada vez mais a responsabilidade pelo meio ambiente e estabelecem “políticas verdes” como forma de vantagem competitiva.
Pensando nisso o desenvolvimento de novos produtos se tornou um dos centros para a competitividade das empresas, no qual para muitas empresas desenvolver novos produtos com maior rapidez, mais eficiência, e mais efetividade é a grande meta competitiva. Evidências provam que o design e o desenvolvimento efetivo de novos produtos têm um impacto significativo em custo, qualidade, satisfação do consumidor, e na vantagem competitiva.
Estudos sobre comportamento do consumidor apontam quatro teorias básicas de relacionamento que uma pessoa pode ter com um produto: ligação de autoconceito, ligação nostálgica, interdependência e amor. Analisando o comportamento do consumidor desses produtos à luz de tais teorias, observa-se claramente a ligação de autoconceito que o consumidor constrói com o produto, pois muita gente o consome também como forma de estabelecer sua identidade social, embora isso não queira dizer que a função básica do produto não seja importante.
Diante disso, quando um empreendedor decide criar uma nova empresa no ramo de alimentos, precisa ficar atento aos hábitos dos consumidores, aonde a partir daí ele busca o que identifique a oportunidade de negócio e de coletar informações sobre elas, desenvolvendo o conceito e estratégias do seu futuro empreendimento para assim coloca-lo em prática e ter um bom sucesso.
2 – “PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO”, CONTEXTUALIZADA EM UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA DO COTIDIANO DAS ORGANIZAÇÕES.
O mercado de alimentação fora de casa cresce, na média, 14,7% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). Apesar de bastante fragmentado, 93% dos estabelecimentos do ramo são pequenos, familiares e independentes, de acordo com dados do Instituto de Foodservice Brasil (IFB). Ainda segundo o IFB, 64% desses negócios faturam menos de R$ 50 mil, ao mês. (ZUINI, 2015)
A pedido da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a consultora Maria Aparecida Toledo investigou os hábitos alimentares dos frequentadores de diversos shoppings de São Paulo, sendo assim ela pode descobrir que há duas fortes tendências hoje na
...