PIM II - Gestão Hospitalar
Por: jpyerre • 11/6/2017 • Projeto de pesquisa • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 1.367 Visualizações
CAPA
RESUMO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Denominação e Constituição
A empresa pesquisa chama-se CEOT, sigla de Centro Especializado de Ortopedia e Traumatologia. A citada é uma empresa limitada, constituída por uma sociedade composta de 6 (seis) sócios.
Origem da Organização
A CEOT originou-se junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como uma clinica que presta serviços médicos na especialidade de ortopedia e traumatologia. Com o decorrer dos anos a empresa cresceu e sentiu a necessidade de estar se desvinculado do citado hospital, e assim se estabeleceu com uma clinica particular nos arredores próxima a Avenida Paulista.
O Papel do Administrador
No inicio da organização o administrador da clínica exercia a função de direção e controle no processo administrativo do ambiente interno. Com o crescimento da empresa, o atual administrador agregou as funções de planejamento e organização, administrando assim os stakeholders externos da empresa.
Natureza e Ramo de Atuação
A CEOT como uma clinica médica tem sua natureza na saúde no ramo da ortopedia e traumatologia. Se especializando no tratamento de doenças nos ossos, articulações e nervos.
Porte da Empresa
Atualmente a citada é uma empresa de pequeno porte, pois fatura uma média abaixo de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), para uma exatidão de valores podemos concluir um valor médio aproximado de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais) anuais. E também possui uma equipe de 30 (trinta) colaboradores.
A empresa não possui filial nem dentro, ou fora do país.
Equipe
A empresa pesquisada possui atualmente um quadro de 30 (trinta) funcionários, sendo:
1 Gerente Administrativo;
2 Recepcionistas;
1 Secretária;
1 Auxiliar Administrativo;
1 Faturista;
2 Agentes de Manutenção e Serviços Gerais;
1 Enfermeira;
1 Técnico de Gesso;
2 Fisioterapeutas;
1 Terapeuta Ocupacional;
1 Psicóloga;
1 Nutricionista;
15 Médicos Ortopedistas com suas devidas especialidades.
Principais Produtos
A CEOT possui como produto a prestação de serviços médicos ortopédicos, como consulta eletiva, pequenos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, imobilizações, aplicação de medicamentos e tratamentos de reabilitação, psicológicos e nutricionais.
Principais Fornecedores
Os principais fornecedores de material e medicamento da empresa CEOT são:
- Ligfarma
- BSN
- Chantal
- Cacci
- Laboratório Sanofi
- Laboratório Eurofarma
- Laboratório Zodiac
Principal Mercado e Cliente-Alvo
O principal mercado da empresa CEOT, são hospitais onde o paciente passou por algum trauma, e tem a indicação pelos profissional de plantão para um atendimento diferenciado e especifico.
Principais Concorrentes
O concorrente direto da empresa pesquisada são outras clínicas na mesma especialidade (ortopedia e traumatologia), contendo o aspecto relevante de exames no local e terapias alternativas.
Podem-se considerar como concorrentes também grandes organizações como hospitais que possuem clínicas de tratamentos ortopédicos eletivos.
Organograma
A CEOT atualmente é composta por 6 (seis) sócios diretores que tem como função o planejamento da empresa, e possui um gerente administrativo na função de direção, organização e controle dos processos relacionados ao ambiente externo e interno.
O gerente administrativo controla as equipes de atendimento da empresa (recepção) e toda a área administrativa da empresa (faturamento e serviços gerais). E também possui a função administrar as equipes operacionais (médicos, enfermeiras e terapeutas).
[pic 1]
Análise da prática atual da organização
Após estudo analítico da empresa, chegamos à conclusão que a prática administrativa utilizada na mesma corresponde a uma fusão das abordagens clássica da administração (baseada em Henry Fayol) e relações humanas (segundo Elton Mayo). Podemos concluir que a presença da administração baseada na abordagem de relações humanas é ainda mais forte na organização.
Abordagem Clássica da Administração
A administração da CEOT utiliza a abordagem clássica da administração baseada nos estudos de Henry Fayol, pois comanda a direção pessoal de cada elemento da equipe, procurando uma unificação e harmonia de todas as atividades solicitadas no decorrer do trabalho.
Seguindo a mesma teoria, a administração também procura se atentar a todas as ordens estabelecidas pela direção da empresa e principalmente por regras firmadas por órgãos governamentais.
Podemos concluir nessa primeira fase da analise que a administração segue a seguinte ordem:
- Comandar
- Controlar
- Coordenar
Abordagem das Relações Humanas
A administração da CEOT se utiliza da abordagem das relações humanas tendo como foco um bom relacionamento interpessoal, e motivando o trabalhador a produzir mais e melhor para o crescimento continuo da empresa. A organização tem uma preocupação individual com cada colaborador em aspectos profissionais e pessoais, com objetivo a valorização e motivação da equipe.
A equipe da empresa analisada tende a trabalhar visando o desenvolvimento e crescimento contínuo como um todo, onde todos os colaboradores procuram atender todos os setores de uma forma igual, e com a agilidade necessária para a realização da tarefa, conforme ilustração abaixo.
[pic 2]
Concluímos que a abordagem das relações humanas é muito mais presente na administração da empresa analisada. Seguindo assim a metodologia pesquisada por Elton Mayo.
Analise das Práticas de Gestão da Empresa
Foram analisados na CEOT os seguintes aspectos da gestão administrativa:
...