PIM II Gestão Hospitalar
Por: domicianoduarte • 23/5/2020 • Projeto de pesquisa • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 788 Visualizações
UNIP
KÉZIA FERRIERA DUARTE DOMICIANO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
HOSPITAL EVNGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
HECI
Marataízes
2020
KÉZIA FERREIRA DUARTE DOMICIANO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
HECI
Projeto Integrado Multidisciplinar I
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
Universidade Paulista – UNIP
Professor Orientador: Valdice Pólvora
Marataízes
2020
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver conhecimentos adquiridos nas matérias desenvolvidas no primeiro bimestre, sendo : Interpretação e Produção de texto, Biossegurança, Primeiros Socorros e Matemática Aplicada.
Inicialmente foi realizada pesquisas por meio de sites organizacionais que melhor relacionasse com o objetivo desse projeto. Tendo em vista que o Hospital Evangélico de Cacheiro de Itapemirim (HECI) se enquadra nessa pesquisa pelo seu amplo serviço ofertado a população e por já ter pertencido ao seu quadro de funcionário, desenvolvi o trabalho segundo informações coletadas.
Palavras-chave: processos; gestão; práticas; hospitalar, biossegurança.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................5
1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA............................................................................6
2 PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO NO HECI........................................7
3 MATEMÁTICA APLICADA NO HECI.......................................................................7
4 PRIMEIROS SOCORROS NO HECI.......................................................................8
5 BIOSEGURANÇA NO HECI....................................................................................8
6 CONCLUSÃO .........................................................................................................9
7 REFERÊNCIAS......................................................................................................10
4.1 Bibliográficas ...........................................................................................10
4.2 Eletrônicas................................................................................................10
1 . INTRODUÇÃO
O Presente Projeto Integrado Multidisciplinar I foi desenvolvido com base nos processos hospitalares do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – HECI, onde o objetivo geral é relacionar os conteúdos abordados no curso de Gestão Hospitalar sobre Produção e Interpretação de Texto, especificando os elementos da comunicação na rotina hospitalar.
Apontar e descrever onde a matemática aplicada se atua na rotina de um hospital, em especial na rotina de enfermagem.
Identificar as principais situações de emergência/urgência dentro da unidade hospitalar, salientando a importância dos primeiros socorros como meio de garantir a sobrevivência dos pacientes e colaboradores.
Fazer uma análise de Biossegurança de ambientes de trabalho, descrever os principais meios utilizados para a prevenção e redução de acidentes de trabalho, visando apresentar soluções de melhoramento para deficiências por ventura encontradas.
2 . APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
HOSPITAL EVANGÉLICO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – HECI
O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim foi fundado em 02 de junho de 1958, por um grupo de Igrejas evangélicas, o hospital começou a atuar de fato em 25 de fevereiro de 1986, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, possui unidades em outras cidades do litoral sul do estado, por ser um hospital geral com especialidades de referência atendendo pacientes de 26 municípios da Macrorregião Sul de Saúde conforme o Plano Diretor de Regionalização – PDR, sendo referência nos atendimento em obesidade, cirurgia cardiovascular (adulto e infantil), cardiologia intervencionista (hemodinâmica), tratamento de AIDS, gestação de alto risco, nefrologia (hemodiálise) e oncologia com assistência em hematologia e radioterapia. Seu Pronto Socorro é especializado, portanto fechado ao público em geral e o acesso se dá exclusivamente para pacientes em tratamento nas especialidades de referência. O acesso à internação para pacientes oriundos de outras instituições que necessitam de tratamento em algumas das especialidades de referência ocorre por meio de Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Estado da Saúde – SESA. O HECI possui 218 leitos assim distribuídos nas áreas de referência, o HECI também ambulatórios de apoio a diagnóstico e terapêutico.
[pic 1]
2. PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO HECI
O HECI valoriza a comunicação eficaz que reduz ruídos e contribui para a maximização de resultados. Para tanto, utiliza meios de comunicação tradicionais e práticos, o que facilita o trânsito de informações e eleva a qualidade das mensagens emitidas. O ambiente hospitalar tem variada forma de interlocução: “Não falar”, “falar pouco”, “falar técnico” e “falar social”. Essas categorias evidencia que a comunicação enfermeiro/paciente pode ser quase inexistente, porém está presente nas ações de enfermagem de forma verbal e não verbal, mas quase sempre de maneira inadequada, pois não refletem uma comunicação, não permite ao paciente a possibilidade de se expressar sobre a vivencia, o que sente ou que pensa sobre a vivencia em ambiente hospitalar durante tratamento terapêutico. É necessário que os colaboradores sejam alertados sobre a importância da prática e o uso consciente da comunicação no resultado terapêutico.
...