PIM III RH UNIP
Por: niih99.cruuz • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.246 Palavras (13 Páginas) • 652 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Este projeto multidisciplinar vem apresentar a empresa do ramo de saúde, LaVie- Clinica Medica e Laboratório, inscrita no Cartão Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ) n° 56.402.726/0038-48.
Fica localizada na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, na Avenida Paulista, n° 1135, andares 13,14,15 e 16. A clinica trabalha em diferente áreas da medicina (ortopedia, neurologia, clinico geral, pediatra entre outras áreas), e realiza exames laboratoriais de complexidade baixa e media. Conta com um quadro de 180 funcionários efetivos.
Sua localização é muito significativa, pois se encontra na avenida mais conhecida, o que a torna de fácil encontro, contando também com uma ótima rede de transportes públicos (ônibus e metros), o que para quem precisa conta a favor.
A empresa neste ano de 2019 completou seus 23 anos de funcionamento, onde já acumulou cerca de 12 prêmios ao decorrer dos anos, incluindo o de “Empresa mais lembrada no Segmento de Ajuda Alimentar Saudável”; “Clinica com melhores resultados na área de Fito terapia”; “Empresa mais lembrada no Segmento Saúde Ginecológica”; entre outros.
Este Projeto Multidisciplinar tem como objetivo através de amplas pesquisas e estudo das matérias de gerenciamento de pessoas, estática aplicada e contabilidade, utilizando a empresa LaVie como base de demonstração de aprendizagem.
No capitulo de gerenciamento de pessoas, será possível alem de ver o conceito dessa disciplina, se ver se há da parte da empresa alguma motivação para com seus funcionários, qual é o papel do líder nesta motivação.
No tópico estática aplicada, se vera seu conceito, ou seja para que serve, e demonstrado.
Já na disciplina de contabilidade, seu conceita e serventia para a empresa, e conta com uma demonstração de sua função.
De forma geral esta pesquisa tem como objeto principal demonstrar o que se aprendeu das matérias estudadas, porem é valido se ter em mente que todos os dados e a empresa em si, são fictícios.
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
“...deve-se colocar os funcionários em primeiro lugar, para que eles façam o mesmo com os clientes”. (Chiavenato, 1997, p. 110)
Nesta disciplina se ressalta a importância a motivar os funcionários. Deixando claro que o papel da empresa não é somente determinar, distribuir tarefas e pagar um salário. A motivação é o que vai levar o funcionário a se sentir confiante e satisfeito, pois é através dela que a empresa vai demonstrar o quanto valoriza seus funcionários.
Segundo Chiavenato (2008), a gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nestes últimos anos. A visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome de Administração de Recursos Humanos (ARH).
O gerenciamento de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do funcionário, essa área tem função de humanizar a empresa, ou seja, deixá-la ciente das necessidades dos funcionários.
Existem varias teorias motivacionais, porem a que melhor se encaixa na empresa estudada neste projeto, é a teoria de McClelland, ou seja, a teoria das necessidades adquiridas.
Fernandes (apud Vecchio, 2008), descreve que McClelland utilizando-se de testes que consistiam na narração de histórias para revelar as próprias necessidades, as necessidades predominantes, encontrou um conjunto de necessidades específico: a necessidade de realização, a de associação e a de poder, ou seja, cada indivíduo desenvolverá uma dessas tendências baseado em suas próprias experiências sociais e de vida.
Se acredita que não é a melhor teoria motivacional, é possível se ver que a empresa se importa mais com o poder, pois trata-se de uma empresa de pequeno/médio porte, quase sempre se trabalha diretamente com os proprietários, e por isso alguns funcionários ao se depararem com tal situação, os funcionários vão para o lado da bajulação para com seus lideres.
Para Bowditch e Buono (2004) os estudos concluíram que funcionários com grande necessidade de realização ficam satisfeitos com o bom desempenho; estabelecem metas mais elevadas que os com pouca necessidade e realização; e melhoraram o desempenho após terem recebido o feedback.
Portanto a bajulação dos colaboradores, passa uma imagem de que o que conta é o relacionamento com proprietário do que com a formação acadêmica e/ou competência no trabalho. Por isso é possível concluir na empresa não há feedback, com os funcionários, independente do quão esforçados eles se mostrem, gerando com isso alguns conflitos internos, devido a necessidade auto afirmação, reconhecimento e como dito anteriormente a necessidade de poder.
2.1 SUBSISTEMAS DE RH
Não se deve concentrar somente no ato de recrutar um profissional, mas sim de acompanhá-lo durante toda a sua trajetória dentro da organização, para que seja mais fácil entender as situações e promover melhorias tanto para o colaborador como para a empresa. Essas medidas podem ser feitas com a ajuda dos subsistemas de RH. São eles:
Provisão de Recursos Humanos- é a parte que concentra na procura pelo funcionário adequado para determinada vaga;
Aplicação de Pessoas- parte onde se coloca o funcionário para exercer sua função se analise todos os passos e circunstancia que levaram o funcionário a conseguir o cargo, esse subsistema também é onde se discuti assuntos como: salários, folgas, funções, recolocações e etc.;
Manutenção de Pessoas- é considerado um dos subsistemas mais importantes, pois é onde se retém os talentos da empresa, ou seja, a empresa gasta pois para manter esses talentos é preciso pagar, porem esses contribuem com a empresa no seu crescimento, sendo assim dão retorno;
Desenvolvimento de Pessoas- a tarefa deste subsistema é oferecer aos seus funcionários treinamentos e capacitações, para que se futuramente o mesmo deixar a empresa, o tempo trabalho na organização tenha sido aproveitado ao Maximo;
Monitoração de Pessoas- onde se tem todas as informações da empresa em geral e seus funcionários, atuais ou não, também se tem os currículos, diplomas entre outros arquivos.
É preciso que toda empresa saiba gerenciar seus recursos humanos disponíveis, porem a empresa aqui apresentada peca muito neste sentido, pois não há um gerenciamento de carreiras, um plano de desenvolvimento funcional efetivo, o que por vezes pode desestimular o colaborador, tendo que o administrador “levar a empresa nas costas”, ou seja nada que de motivação para seus funcionários, pois não há perspectivas futuras.
...