PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem
Por: Nadine Antunes • 22/6/2021 • Trabalho acadêmico • 2.383 Palavras (10 Páginas) • 995 Visualizações
ESTUDO DE CASO: UMA CIDADE FEITA DE EMPRESAS, PESSOAS E PROBLEMAS.
ESTUDO DE CASO: UMA CIDADE FEITA DE EMPRESAS, PESSOAS E PROBLEMAS.
Trabalho de Graduação apresentado como requisito para a disciplina de Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem.
SUMÁRIO[pic 1][pic 2]
- INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- Controle de estoque e produção 5
- Just in time e PEPs 5
- Código de Barras 6
- Promover mão de obra qualificada 6
- Reestruturação tributária municipal 7
- Criação de ciclovias e incentivo a locomoção por bicicletas 8
2 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
2 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico refere-se a um estudo de caso com tema: Uma Cidade feita de empresas, pessoas e problemas. O cenário retratado como modelo trás uma Cidade de porte médio voltada em sua maior totalidade para empresas com alta produtividade e profissionais de diversas qualificações.
A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho é exploratória com base no estudo de caso fornecido bem como em referências bibliográficas. São inúmeras as dificuldades empresariais e das administrações públicas o que requer maior conhecimento por parte dos gestores para saber trabalhar minimizando o impacto econômico e otimizando a competitividade. Em evidência a problemática a ser analisada, a qual é trazida do estudo de caso, refere-se à gestão de estoques e controle de produção do Setor Metalmecânico, também do Setor comercial desta cidade e sobre o planejamento urbano com deficiência.
O principal objetivo das organizações tanto públicas quanto privadas é gerar lucro e sobreviver diante da competitividade econômica acirrada, portanto estratégias de gestão tem suma importância neste processo, pois garantem alcançar este propósito. O objetivo maior é implementar estratégias para sanar, ou melhor minimizar os problemas do setor comercial, metalomecânico e da prefeitura com o planejamento urbano.
Os objetivos específicos constituem-se em implementar Software de controle de Estoque e gestão; aplicar técnicas como “Just in time”; PEPES, Código de barras no processo de controle de estoques; promover qualificação de mão de obra e comunicação transparente para melhorar a qualidade dos produtos; reestruturar sistema fiscal tributário da prefeitura, criar ciclovias e incentivar a locomoção por meio de bicicletas.
DESENVOLVIMENTO
As dificuldades das empresas públicas e privadas são diversas, em um cenário de concorrência sempre em alta, gestores precisam lidar com diferentes situações no dia a dia dentro das organizações. Segundo Barretto e Pengeluppe (2006, p10):
Fayol, por sua vez, foi o responsável pela Teoria Clássica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da organização dos seus departamentos e funções. Na comparação com Taylor, observa-se que Fayol deu ênfase à estrutura organizacional, enquanto Taylor se preocupou com o nível operacional.
Nota-se que desde o estudo Escola Clássica a preocupação com a gestão administrativa e operacional já era motivo de inovar em técnicas que auxiliassem as empresas na gestão de suas empresas.
No estudo de caso proposto elenca-se os problemas de uma determinada Cidade a qual retrataremos abaixo juntamente com possíveis soluções.
Controle de estoque e produção.
O setor Metalomecânico da cidade tem grande influencia na economia local. Porém possui dificuldades no controle de estoque e de produção. Uma possibilidade para corrigir essa necessidade é a implantação de um Software estruturado para a gestão de estoque e produção.
Uma solução possível seria a implantação do ERP, um sistema com a promessa de transformar e reestruturar as rotinas dos negócios. Mendes e Filho (2002) apontam o software de ERP, não apenas como um sistema tecnológico gerencial, mas como um plano de mudança organizacional refletindo no sistema operacional e financeiro.
Just in time, PEPS
A fim de aperfeiçoar a parte do setor comercial da cidade em questão, é exequível a aplicação de técnicas como Justi in time, PEPS e Código de Barras. O comercio faz pedidos além da capacidade da empresa e o saldo de estoque real não fecha com o estoque disponível no sistema.
O Just in time, na visão de Lupben (1989), visa a produção exata conforme a demanda sem que o estoque fique super lotado, ou parado, acelerando a fabricação do produto
e fazendo com que ele chegue no destino no tempo certo. Essa técnica não requer custos altos e promete aprimorar o setor de produção.
Ainda como técnicas eficazes relacionaram o PEPs, método que utiliza o termo “o primeiro que entra é o primeiro que sai”, ou seja, utilizando uma ordem cronológica afim de que a matéria prima não fique acumulada em estoque otimizando o fluxo das operações.
Código de Barras
O procedimento de Administrar o estoque é fundamental para empresas de todos os portes e segmentos, uma vez que ela permite ao gestor ter uma visão ampla dos produtos de que dispõem armazenados. Contudo a realização dos inventários pode se tornar uma problemática, para os empreendimentos principalmente de grande porte ou em organizações que ainda não adotam recursos de gerenciamento.
E com isso os meios utilizados como o código de barras pode melhorar muito esses processos. Com eles sua empresa poderá codificar todos os produtos, e consequentemente realizar uma contagem mais ágil e precisa, pois o Código de barras é uma maneira gráfica de representar dados numéricos e também letras, pois funcionam como o RG dos produtos, para identificá-los.
...