PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL
Por: milinha2112 • 2/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.866 Palavras (12 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL
camila ramos –
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
Guarulhos
2016
ENIAC ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
CAMILA RAMOS –
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO
Trabalho de Conclusão de Módulo de Planejamento e Controle de Pessoal da Faculdade Eniac, apresentado à disciplina de Projeto de Planejamento e Controle de Pessoal.
Guarulhos
2016
Características que influenciam no clima e comportamento do indivíduo na organização.
Resumo
Com a evolução organizacional, houve a necessidade de que as pessoas atendessem às exigências estabelecidas pela organização e principalmente o papel que cada pessoa possuí, a relação que existe entre sua cultura, e o impacto positivo ou negativo que o mesmo irá causar no clima organizacional. Baseado em pesquisas e referências observaremos o quanto, fatores como, motivação, satisfação e insatisfação podem interferir no ambiente de trabalho.
Palavras- chave: Organização, cultura e clima, comportarmento.
Introdução
Com a era da globalização, o ser humano progrediu junto, e fica clara as mudanças na era tecnológica, na cultura, costumes, processos e organização.
Quando nos referimos a organização, logo pensamos em pessoas, pois as mesmas que fazem todos os processos acontecerem.
As pessoas tomam um lugar ativo dentro da organização, e junto consigo trazem uma bagagem de conhecimento, costumes, crenças, onde compartilham com demais e onde começam também a gerar os mais diversos conflitos que interferem no clima da organização.
A organização como um todo, tem um papel fundamental na influência de sua cultura, e deve dar importância em todos os aspectos, sabendo que o clima organizacional vivenciado e o comportamento do indivíduo influenciarão definitivamente nos resultados.
Surge então a necessidade de se obter uma organização mais atenta ao seu funcionário, que acompanha de perto suas expectativas, seus momentos críticos e busca criar um ambiente de harmonia, onde o colaborador tem satisfação em estar.
O tema e os demais itens propostos neste artigo, visa mostrar, o quão importante é o acompanhamento dos gestores com sua equipe, o quanto a empresa deve desenvolver seus colaboradores e serem ouvintes de seus telespectadores.
Compreende-se que o fator motivação é uma das ferramentas mais importantes para o alcance dos objetivos estabelecidos.
O objetivo principal é mostrar que o clima e o comportamento organizacional se interligam, e uma organização que busca sua compreensão e importância terão sucesso, pois a forma como o ser humano se sente em relação ao seu local de trabalho, refletirá em suas atividades e resultados.
Evolução da cultura e clima organizacional
Com o passar dos anos a organização percebeu a necessidade de se dar a devida importância ao comportamento humano e a forma como ele impactaria em seu clima. O aprofundamento das análises e estudos foram a chave para o avanço da organização.
Segundo Robbins (2007, p.2), “Antigamente na avaliação dos currículos se dava importância aos aspectos econômicos, contábeis, e métodos quantitativos, pouco importava as habilidades e comportamentos interpessoais”.
Porém com o passar do tempo houve a necessidade de reconhecimento das habilidades interpessoais junto com o estreitamento das necessidades da organização.
Robbins (2007, p.6), esclarece que: “ Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos, e a estrutura que tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhor eficácia organizacional”.
Diversidade da força de trabalho
Um dos maiores desafios enfrentados hoje em dia pela organização, é a diversidade das pessoas e sua adaptação, para melhor defini-lo, ele é citado como a diversidade da força de trabalho.
A diversidade da força do trabalho significa que a organização vem se tornando heterogênia em termos de etnia, raça, sexo, a questão da diversidade é algo que vem se tornando uma questão importante em todo o mundo.( ROBBINS, 2007)
Dentro de uma organização existe a interação entre cultura e clima organizacional, no qual o clima se afeta por fatores externos à organização, como por exemplo, questões de saúde, habitação, assim como pelas próprias condições sociais, a cultura organizacional é uma das suas principais causas.
Logo, entre clima e cultura , há uma relação de causalidade, onde cultura é a causa e clima é a consequência.
Diante dos aspectos apresentados, sua definição e papel dentro da organização, a cultura organizacional muito interfere na forma como seus colaboradores interagem e se apresentam perante a sociedade e é necessário uma área que acompanhe de perto.
Para Luz (2014, p.22), “empresas devem ouvir seus funcionários através da área de RH, porque faz parte de sua missão proporcionar-lhes um bom clima organizacional”.
Fatores que influenciam no clima e cultura organizacional
A organização tem expandido cada vez mais, e para que seja um diferencial competitivo é necessário repensar suas estratégias, elaborando mecanismos mais eficazes para se sobressair diante da concorrência.
Diante da atual situação a aprendizagem organizacional se tornou um diferencial para se destacar no cenário competitivo.
De acordo com Robbins (2007), a aprendizagem organizacional são os diversos conhecimentos adquiridos, qualquer mudança relativamente no comportamento resultante de uma experiência, e que essa aprendizagem é uma mudança no comportamento.
Na formação de um grupo de trabalho, se tem estabelecido vários aspectos, nos quais estes serão a chave para o alcance das metas desejadas, a forma como o grupo é conduzido e reconhecido conta muito no produto final, a forma como os funcionários são tratados e as políticas criadas para que o comportamento do indivíduo seja homogêneo influenciará na cultura organizacional.
Diante deste cenário os valores de cada indivíduo tem um papel muito importante no clima e cultura da empresa, pois pode ser considerado um modo de conduta ou de condições de existencias individualmente ou socialmente de modo contrario ou oposto à conduta.
...