PLANEJAMENTO E ESTRATEGICO
Por: Rodrigo Alves Xavier • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 6.011 Palavras (25 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – Estratégias de Recrutamento e Seleção
2.1.1 Título Nível 3 – Descrição e Análise de Cargos
2.1.1.1 Título nível 4 – Recrutamento interno e externo
2.2 TÍTULO NÍVEL 5 – Legislação e Praticas Trabalhistas
2.3 TÍTULO NÍVEL 6 – Auditoria nos Processos de Recursos
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Fazemos parte de um mundo repleto de mudanças que nos desafia a sempre sermos ágeis e criativos. Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas. Com o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização e dar vida as diversas empresas e enfrentar desafios, e isso só é possível através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado. Além do processo de recrutamento bem aplicado, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais, uma forma é o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta.
Neste trabalho será abordada uma empresa fictícia que abrira um escritório no interior de são Paulo e precisará recrutar e selecionar um Auxiliar Administrativo e dois Representantes Comerciais para seu quadro de pessoal. O artigo tem como objetivo geral avaliar o processo de recrutamento e seleção em uma indústria de cosméticos naturais situada na região de Londrina. Já os objetivos específicos são: 1) Estratégias de Recrutamento e Seleção 2) Legislação e Práticas Trabalhistas 3) Auditoria dos Processos de Gestão de Pessoas.
- DESENVOLVIMENTO
As organizações continuam a competir por profissionais talentosos que irão trazer potencial para empresa a tornando mais forte, e mais ágil nos seus processos. Deste modo o setor de Recursos Humanos vendo sendo importante para crescimento e controle da empresa.
- TÍTULO NÍVEL 2 – ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Assim, é importante definir... Para recrutar e selecionar pessoas é importante definir o que é recrutamento e o que é seleção, pois são duas coisas diferentes e que, normalmente são vistas como a mesma coisa, e de certa forma, não é tão simples assim, sendo importante enfatizar que a “aparente” simples ação, de recrutar e selecionar pessoas tem tudo a ver com talentos, empreendedores, planejamento estratégico, pois é justamente neste processo que os processos se diferenciam.
- Título Nível 3 – Descrição e Análise de Cargos
Nem sempre é o gerente de linha ou o profissional de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho. Assim, muitas vezes o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e estruturados.
1. DESCRIÇÃO DE CARGOS
Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz.
A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato comum de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Muitas vezes, inclui também as relações de comunicação do cargo com outros cargos. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos.
2. ANÁLISE DE CARGOS
Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais os requisitos o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.
Diferenças entre análise e a descrição de cargo:
- Enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz)
- A análise de cargos procura determinar quais os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.
MODELO DE FORMULÁRIO PARA DESCRIÇÃO DE CARGOS |
Data: 04/05/2016 |
Título / Identificação do cargo: Auxiliar Administrativo |
Departamento: Setor Administrativo |
Resumo/Sumário/Descrição geral do Cargo: Anotar recados, organizar arquivos, encaminhar e receber correspondência interna e externa. |
Atribuições do Cargo / Atividades Específicas (o que faz, quando faz, como faz, onde faz, por que faz) |
Executar serviços administrativos que envolvam apoio às diversas áreas da organização, como por exemplo, atender fornecedores e clientes, efetuar cadastro, fornecer e receber informações sobre os produtos e serviços, cuidar de documentos específicos e auxiliar em questões financeiras. A jornada de trabalho de segunda a sábado com carga horaria de 40 semanais, o serviço deve ser realizado no escritório do interior São Paulo com intuito de promover o crescimento da organização e estabelecer parcerias com outras empresas para divulgação dos produtos. |
...