POLITICA DE CARGOS E SALÁRIOS
Por: Luana Campos • 26/11/2020 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Muitos sabem a importância da implantação da política de cargos e salários, para reter e atrair talentos, desenvolver os colaboradores, traçar metas de plano de carreira e utilizar da meritocracia para o desenvolvimento individual de cada colaborador.
2. ESTUDO DE CASO
A definição de Cargos e salários definira uma política interna eficaz e meritocrata, e assim permitirá o avanço contínuo de todos os colaboradores, de acordo com suas competências e desempenhos, levando para um bem-sucedido plano de carreira.
Para iniciar o projeto e desenvolver uma política de cargos e salários, o primeiro passo a ser tomado será realizar uma pesquisa de mercado, buscando os cargos e salários oferecidos pelos concorrentes, para assim buscar um atrativo, como, por exemplo um cargo que possa ser desenvolvido, salários atrativos ou benefícios diferenciados. Além de buscar conhecer os cargos e salários já oferecidos pela empresa, analisando assim a folha de pagamento.
Conhecendo meus concorrentes e o que oferecem, agendaria uma reunião com a alta gestão, compreendendo o que buscam e assim definir cargos e salários de acordo com a estratégia da empresa, visão, missão e valores.
Dispondo dessas metas, realizaria entrevistas individuais com cada colaborador observando suas respectivas competências, habilidades, atitudes, valores e emoções, contudo, verificaria se estão alinhadas com as mesmas exigidas pela alta gestão. A comunicação é essencial nessa etapa, todos devem ser ouvidos e fazer parte do processo de entrevistas. Com isso estaria avaliando o Layout do setor, criando o organograma do setor, fluxo de atividades e descrições de cargos.
Com as avaliações será necessário verificar a necessidade de admissões, promoções, dispensas, cursos e treinamentos e aplicá-los. Nessa etapa realizaria ao lado dos gestores de cada área. Traçando assim um “PDI” (Plano de Desenvolvimento Individual) para cada colaborador, oferecendo uma direção para a carreira de todos. Com isso é dado início a implantação do plano de carreira para estabelecer faixas salariais, formação especifica para determinada etapa, tempo na função anterior e exigências transmitidas pela gestão. Para que esse procedimento funcione, é necessário que seja dado Feedbacks, para que todos os colaboradores saibam como se desenvolver e alcançar o cargo desejado.
Após esse planejamento, compreendendo a função que cada colaborador exerce dentro da empresa partiria para produção de documentos necessários, exemplos em anexo.
CONCLUSÃO
Concluo que a implantação de uma política de cargos e salários deve ser bem elaborada e adaptada de acordo com cada empresa, assim como sua necessidade, entretanto cada profissional tem uma estratégia de implantação. Porém, não basta apenas desenhar essa política, deve-se saber implantar, respeitando as normas impostas na política, para que não haja nenhuma iniquidade.
...