PROCESSO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJANDO AS ATIVIDADES DE NEGÓCIO
Projeto de pesquisa: PROCESSO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJANDO AS ATIVIDADES DE NEGÓCIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carinasene • 28/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.569 Palavras (7 Páginas) • 329 Visualizações
AULA TEMA: O PROCESSO ADMINISTRATIVO. PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL.
Para ser um gestor de sucesso é necessário possuir alguns conhecimentos:
Conhecimentos Técnicos: São conhecimentos específicos para que o Gerente possa utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários à realização de determinadas tarefas. Esses conhecimentos técnicos poderão ser adquiridos através da sua experiência, educação e / ou treinamento.
Conhecimentos Interpessoais: Engloba conhecimentos e habilidades para comunicar, negociar, decidir, liderar, motivar, delegar, avaliar e treinar seus colaboradores.
Conhecimentos Administrativos: Envolvem conhecimentos para planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, as pessoas e os recursos produtivos.
Conhecimentos Organizacionais: Envolve habilidades e conhecimentos para que o gestor compreenda a complexidade da organização, seus aspectos estruturais, a filosofia, missão, valores, cultura, estilo de gestão e o ajustamento dos colaboradores a empresa, tentando conciliar o objetivo individual aos objetivos organizacionais.
Conhecimentos Estratégicos: Referem-se ás condições para fazer funcionar a área pela qual o Gerente responde dentro de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo. Possuindo esses conhecimentos o Gestor será capaz de aplicar conceitos de forma a combinar as quatro áreas já descritas anteriormente, considerando os projetos econômicos e sociais da empresa a realidade do negócio, às exigências da conjuntura e estratégias para o futuro.
A partir desses conhecimentos existem algumas habilidades que são mais associadas ao sucesso gerencial, as quais são definidas mais detalhadamente com o passar do tempo:
• Planejamento e Organização: capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
• Controle Administrativo: capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
• Delegação de Tarefas: capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidades conforme suas capacidades e focalizar onde melhor possa tomar decisões.
• Análise de problemas: capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
• Julgamento: capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
• Prontidão Decisória: capacidade de decidir, julgar ou resolver problemas prontamente e bem.
• Comunicação Oral: capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.
• Apresentação Oral: capacidade de apresentar idéias e fatos de maneira clara e convincente.
• Comunicação Escrita: capacidade de expressar por escrito suas idéias, de forma clara e objetiva.
• Persuasão: capacidade de organizar e apresentar idéias de modo a induzir o ouvinte a aceitá-las.
• Sensibilidade e Flexibilidade: capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades dos outros.
• Percepção Auditiva: capacidade de captar informações relevantes a partir de comunicações orais.
• Amplitude de Interesse: abertura e diversidade de interesses. Interesse pelo ambiente pessoal e organizacional e desejo de participar ativamente dos acontecimentos.
• Energia: capacidade de atingir alto nível de atividades (garra).
• Criatividade: capacidade de apresentar soluções inovadoras para situações de trabalho.
• Liderança: capacidade de levar o grupo a aceitar idéias e a trabalhar atingindo objetivos específicos.
• Aceitação de Riscos: capacidade de aceitar riscos premeditados com base no conhecimento das conseqüências.
• Iniciativa: capacidade de iniciar um trabalho por conta própria e influenciar o curso dos acontecimentos.
• Tolerância ao Estresse: capacidade de manter estáveis os padrões de desempenho quando em situações de pressão e oposição.
Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital). As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem. Deste modo, deparamo-nos com as empresas do sector primário (que obtêm os recursos a partir da natureza, como é o caso das agrícolas, pesqueiras ou pecuárias), as empresas do sector secundário (dedicadas à transformação de matérias-primas, como acontece com as industriais e as da construção civil) e as empresas do sector terciário (empresas que se dedicam à prestação de serviços ou ao comércio).
O gestor detalha mais o funcionamento das estruturas adotadas e foca organizações que estão envolvidas em mercados que exigem alta velocidade na tomada de decisões e flexibilidade para reorganizar e atender as solicitações tanto internas como externas.
A partir desse ponto passa a discorrer das necessidades que as organizações demandam tais como, diversidade, velocidade de mudança, interdependência entre as unidades funcionais, as conexões de internet e a velocidade do ciclo do produto.
Essas necessidades resultam da evolução do mercado onde aparece também a migração do poder para as mãos do consumidor e a inter-relação com a evolução tecnológica. No caso da tecnologia, o autor mostra que no passado recente vários pontos de contato eram feitos com o cliente, mas de forma independente, utilizando sistemas de informação ou mesmo regras de atendimento sem uma inter-coordenação entre os recursos.
O Gestor mostra os benefícios, como também os custos dos processos laterais, e entre eles está à coordenação remota.
...