TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE ESTOQUES EM CONFECÇOES DA FRANQUIA AREZZO DE PATO BRANCO

Por:   •  2/5/2017  •  Artigo  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 10

PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE ESTOQUES EM CONFECÇOES DA FRANQUIA AREZZO DE PATO BRANCO

Ana Paula da Silva

Resumo

Com os novos diferenciais apresentados pelos cenários do comércio o processo de logística tem de se a perfeiçoar-se ainda mais com o aumento de novos segmentos de empresas. Estas novas mudanças trazem ao empreendedor a possibilidade de poder abrir um novo negócio com a utilização de uma marca já consolidada no mercado local, nacional e internacional. O sistema de franquia tornou-se muito rentável aos novos empreendedores que almejam sucesso no novo negócio. Descreve-se o processo de como funciona a logística dos produtos do franqueador ao franqueado e como os produtos são alocados na unidade recebedora.

  1. INTRODUÇÃO

A Função da Administração de estoques é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento da produção. Simultaneamente, deve minimizar o capital investido em estoques, pois é ele é caro e aumenta continuamente, uma vez que o custo financeiro aumenta (DIAS, 2014).

Neste sentido ao percorrer do tempo busca-se cada vez mais aprimorar os sistemas de todo o processo de comercialização de produtos e serviços, entretanto, não somente reduz custos com materiais para a produção, mas além destes novos processos de redução de tempo são implementados para maior eficiência no aumento de lucro das organizações.

A administração do Sistema de Logística traz a empresa além da redução de custo, uma maior eficiência desde o processo de pedido do produto, na armazenagem e ainda no atendimento dos clientes.

Para evidenciar como a logística proporciona uma melhor eficiência a empresa analisada será do setor de varejo de calçados femininos da América Latina.

A AREZZO é uma empresa que atua em apenas no setor de atendimento feminino, onde possuem mais de 356 lojas físicas, sendo conceituado pelos consumidores uma das empresas que possui mais excelência no mercado de franquias.

Sendo AREZZO, uma das redes mais conceituadas, a franquia analisada na região sudoeste do Paraná, conta com número reduzido de colaboradores em sua estrutura, pretende-se analisar, como ocorre o processo que vai desde o pedido de produtos a matriz até a chegada da mercadoria, e, ainda, como se estabelece o processo de estocagem dos produtos dentro da unidade?

  1. Objetivos

  1. Objetivos Gerais

Análise dos sistemas de logística em uma franquia de excelência, desde o pedido de produtos até a saída do estoque da unidade.

1.2.2 Objetivos Específicos

  • Identificar o processo de ponto de pedido de novos estoques;
  • Analisar o tempo de recebimento de estoques;
  • Compreender o processo de armazenagem de produtos.

  1.  Da empresa analisada

A AREZZO teve sua história iniciada em 1972, pelos irmãos, Alexandre e Jefferson Birman, com representativamente 18 e 21 anos, na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. O nome da marca foi inicialmente escolhido pela indicação no mapa mundial, coincidindo por sorte na cidade de Arezzo na Itália.

Inicialmente a produção era voltada somente para o publico masculino que, após dois anos as estratégias da empresa modificaram-se buscando atender somente o mercado feminino deixando produzir confecções masculinas.

Na década de 90, a empresa muda suas atividades para Campo Bom, Rio Grande do Sul, mudando de categoria de fabricante de confecções para rede varejista focada na distribuição não somente de produtos, mas também ampliação da marca.

Em 2007, Alexandre compra a parte da empresa do irmão e constitui a união de marcas formando o GRUPO AREZZO, consolidando novas estratégias de atender o público, de mais alto padrão, conceituando lojas de luxo, com produtos mais artesanais, com mais de dois milhões de calçados confeccionados.

Em 2008, a marca já consolidada e reconhecida no país, à organização toma gosto mundial e abre novas lojas internacionais na China.

A organização a partir de 2004, ganha reconhecimentos e prêmios mundialmente com a conquista do Selo de Excelência em Franchising foi concedido à Arezzo&Co nos últimos 8 anos (2004-2011), pelo melhor desempenho no setor varejista feminino.

        

  1.  Modalidade da Pesquisa

Os procedimentos metodológicos constituem-se na etapa exploratória da pesquisa, em que se busca levantar informações sobre o objeto de estudo (compreender o processo de funcionamento da unidade) e as principais questões de pesquisa, analisando os procedimentos implantados na franquia analisada.

         Onde será realizada a construção do instrumento de coleta de dados, propondo expor relações estabelecidas entre, Logística e Armazenagem de estoques de produtos. O instrumento de coleta de dados será analise de observação de processos utilizados pela franquia, a fim de investigar a os processos de logística, dentro da organização desde o processo que se inicia no pedido de produtos até o processo de pós venda a clientes.

  1.  Coleta de dados

A pesquisa realizada foi abordada com a argumentação do gerente da empresa analisada. Neste sentido o gestor relata que a organização tem como segmento a de franquia. Assim como diz o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE “de forma simplificada podemos dizer que é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços”. No qual uma empresa, detentora de uma marca ou patente, utiliza o sistema de franquias para expandir seus negócios, concedendo a outros o direito de uso de sua marca ou patente e de exploração comercial do que tiver sido desenvolvido ou testado por ela (SEBRAE, 2016).

Essa estratégia proporciona ao empreendedor de iniciar seu negócio com a logo marca de uma empresa que já está consolidada no mercado, proporcionando a este, melhores oportunidades de conseguir espaço no comércio e ainda, vantagens competitivas frente a concorrentes do mesmo segmento.

Para abrir a franquia de uma marca, o empreendedor deve-se ater a todos os critérios necessários, com a documentação e outros processos. O gestor do novo negócio deve assinar um contrato, onde passará a ter direito a utilizar a marca e produtos em seu novo empreendimento. Com os direitos vindos da assinatura do contrato há também ao empreendedor as obrigações que prevê ao utilizar a marca este deverá pagar taxas do uso da marca e patentes. Estes contratos tem tempo pré-estabelecidos, fazendo que o franqueado tenha que renovar o contrato e pagar novas taxas ao franqueador (SEBRAE, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com