PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Por: gabitravezani • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.118 Palavras (9 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
SANDRA JAQUELINE TONIASSO
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
[pic 4]
Campo Novo do Parecis
2015
SANDRA JAQUELINE TONIASSO
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Professores: Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen H.
Manganotti, Suzi Bueno, Antonio Lemes Guerra Júnior, Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco, Edson Elias de Morais e Ana Céli Pavão
Campo Novo do Parecis
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Apresentação da organização
2.2 Análise da empresa
2.2.1 Comparativo com a teoria científica e a teoria clássica
2.2.2 Organização do sistema comunicacional da instituição
2.2.3 Informações que o administrador deve utilizar para tomada de decisões
2.2.2 Elementos da cultura organizacional
3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Para realização deste trabalho foi realizados uma pesquisa na empresa COPRODIA – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis, com objetivo da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os assuntos abordados foram o comparativo com a teoria científica e clássica da administração buscando conhecer sua aplicabilidade na cooperativa, a sua organização comunicacional, enfatizando os meios usados e os fins obtidos com esses sistemas, ainda trataremos sobre as informações que o administrador deve possuir no segmento, a forma como é acompanhada e quais são os dispositivos usados na tomada de decisão e por fim, trataremos sobre os elementos da cultura organizacional, como a empresa trabalha essa questão frente aos colaboradores e o grau de satisfação da organização como um todo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Apresentação da organização
A COPRODIA – Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Diamantino, fundada em 24 de Novembro de 1980, por um grupo de produtores rurais provenientes do sul do país, acreditando no potencial do setor sucroenergético. Em abril de 1991 com a emancipação de Campo Novo do Parecis, a empresa passa a se chamar Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Campo Novo do Parecis Ltda. A Coprodia em período de safra gera aproximadamente dois mil empregos diretos, na safra 2013/14 obteve moagem de 2.562.277 toneladas, com produção de álcool Anidro de 63.140.691 litros e álcool hidratado de 94.563.535 litros somando a quantia de 157.704.226 litros, a produção total de açúcar foi de 1.423.733 sacas de 46 kg e a energia produzida somou 45.528.889,77 KW em um período de 232 dias de safra, Neste sentido a Coprodia se destaca como a terceira maior empresa do setor no estado de Mato Grosso (COPRODIA, 2008-2011).
2.2 Análise da empresa
2.2.1 Comparativo com a teoria científica e a teoria clássica
Administração científica: surgiu no chão de fábrica, conforme o próprio nome indica, sugere a adoção de métodos racionais e padronizados, a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção. Administração clássica: teve origem na alta administração, enfatiza a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias à realização do trabalho. O sucesso do empreendimento, segundo Fayol, está relacionado ao desempenho satisfatório dessas funções, em todos os setores da organização.
A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização.
Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A consequência destas teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas. Mais importante foi o fato de que tornaram possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduziram o custo total dos produtos.
Na Coprodia é evidenciada a teoria científica e clássica, valorizando tanto as tarefas de produção como a estrutura da organização, por se tratar de uma indústria do setor sucroalcooleiro com administração própria na indústria, todas essas etapas são vista como de fundamental importância para o bom resultado da cooperativa e suas aplicações é valorizada no dia a dia da indústria. A organização entende que aplicando as teorias, consegue ser competitiva e oferecer produtos de qualidade com preço acessível no mercado.
2.2.2 Organização do sistema comunicacional da instituição
No nível organizacional Kunsch (1986, p. 32) afirma que "se trata das redes de sistemas de dados e dos fluxos que ligam entre si os membros da organização e desta com o meio ambiente". Ou seja, se é analisado a comunicação entre cliente interno e externo, assim como a comunicação utilizada para fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.
Por fim temos como análise o nível tecnológico onde segundo Kunsch (1986, p. 32) "o centro de atenção recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos, nos programas formais para produzir, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações". Observamos que o mesmo registra grande parte das informações dos clientes internos e externos, assim como o armazenamento dos dados que forem pertinentes à organização.
...